terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Projeto POESIA VIVA AGENTE DE LEITURA ENTREGA LIVROS E JORNAIS EM BARÃO DE COCAIS








AGENTE DE LEITURA ENTREGA LIVROS E JORNAIS EM BARÃO DE COCAIS.

Recebo da contista e poeta Andreia doadon , que recebeu o Primeiro Prêmio do Leitura Viva com o Projeto Poesiade Porta em Porta as fotos sobre uma das pessoas enganjadas no mesm, maravilha...

Vejam bem..



"No dia 20 de dezembro de 2009, a agente de leitura, CACILDA DE OLIVEIRA GONÇALVES, moradora da cidade de Mariana e voluntária do Projeto Poesia Viva: poesia bate à sua porta, distribuiu 170 livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural aos moradores da cidade de Barão de Cocais-MG, nos bairros: Três Moinhos, Bairro Viúva e São Benedito. A agente Cacilda percorreu diversas casas dos moradores da cidade, falando sobre a importância e o hábito da leitura em família. Cada morador recebeu três livros de poesias e a edição de número 80 do Jornal Aldrava Cultural. Essas atividades fazem parte do Projeto Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2009 - POESIA VIVA: a poesia bate à sua porta, idealizado pela Diretora de Projetos Culturais, Andreia Donadon Leal, aplicado em Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto e Barão de Cocais.


Postado por PONTO ITINERANTE DE LEITURA COM OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL às 10:15

Conheça mais sobre esse maravilhoso trabalho em:

http://pontoleituramariana.blogspot.com/2009/12/agente-de-leitura-entrega-livros-e.html

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Poesia para Parar o Tempo, Segundo Dayrell


O autor d POESIA PARA PARAR O TEMPO , Antonio Dayrell e sua ilustradora, Iara Abreu, na data do lançamento crédito da foto:Brenda Mars).



O tempo é sempre algo a ser vivido, entendido e , por desejo, detido.O tempo de idade deveria parar, pelo menos aos quarenta naos, fisicamente, e a pessoa continuar o amadurecimento espiritual e de personalidade.Mas a decadência é inevitável.Cronometrar vem de CRONUS, Deus do TEMPO, o mesmo Saturno, para os romanos, cuja história é de canibalismo:
Nas metáforas do Mito, CRONOS , filho de URANO, castra seu pai, o “deus do Céu”, que não morre, mas CRONOS toma posse de seu trono.A mitologia é cheia de incenstos e ele casa-se com a sua irmã, chamada REIA.
Um oráculo lhe dissera que um dos seus filhos o destronaria e assassinaria.Muito ambicioso, ele passa a devorar cada filho que nasce .
Reia, revoltada e infeliz, pede ajuda a GEIA (a Terra) e a URANO (o Céu). Então, pode ocultar seu último filho, ZEUS, mais tarde, Senhor do Olimpo, a morada dos Deuses –enganando-o ao lhe dar para devorar, uma pedra, que embrulhara em tecido .Ele a engole sem perceber a trama.

Percebendo essa relação temporal do ser com todas as coisas, que tanto fascina os poetas,o singular e apaixonante Mário Quintana escreve:

“O tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.”
(Mário Quintana)

Então, aqui encontramos a chave:tememos o Tempo, pois ele nos empurra lentissimamente dia a dia, minuto a minuto, para a Morte- a mesma à qual nos condenaram os deuses.Mas o poeta quer ser eterno, então , através da palavra, realmente perene, quanto melhor e bela, mais eterna, mais seu nome será lembrado e digo sempre que o poeta não morre,não enquanto for lido:vive através de seus versos...

Então, Antonio Carlos Dayrell, intitula seu livro de POESIA PARA PARAR O TEMPO e diz :

"Parei no tempo
Para escrever.
Quem disse que
o tempo não pára?
Para mim , simplesmente,
Não começou..."

(in “Poesia Para parar o Tempo”, que nomeia esse poema e intitula o livro)



Esse início, mostra a continuidade da vida desejada, para o homem de fé, um símbolo ou metáfora de eternidade, de continuação após a morte terrena, mas numa abertura ao fazer contínuo , algo de sua personalidade.Advogado e maquetista, criou e executou pacientemente a pomba da Paz, que foi entregue no evento Paz e Poesia
A diversas pessoas.O próprio livro, foi feito artesanalmente, com a ajuda importante da ilustradora, Iara Abreu, que buscou, com seu talento, interpretar, com imagens, a mensagem de cada poema do amigo.
Dayrell vai longe nessa incursão poética.Lembra ancestrais-vikings-“eternos combatentes, unidos pelo ideal da paz”(...) , projeção de seu prórpio “combatr o bom combate”.

Para a prima Dinorah do Carmo, jornalista-a quem conhecemos por lê apresentada, no “BH na paz” de 2008, oferece “Invocação”, dirige-se ao Senhor Ar, à Senhor Terra,à Senhora Água, ao Senhor Fogo, falando aos quatro elementos ,franciscanamente.

Também, para Pierre Weil,in memoriam, criador da Universidade da PAZ fala da paz, tem seu interesse e prática:

(...)”Pela Paz envolveram a humanidade em poder”...

Para Iara Abreu,que ama e desenha felinos urbanos, escreve “Bicho Solto”, onde comenta que os gatos
(...)”habitam a nossa imaginação”(...)

Belorizontino, formado pela PUC em Direito, onde também , pelo IEC, é pós graduado em Direito de Empresa.Trata-se de uma pessoa que tem por característica marcante ser amigo de seus amigos, prestativo, solidário.
Iara Abreu , outra pessoa a quem os amigos admiram e prezam, grande ilustradora de poemas, é licenciada em desenho e plástica pela FUMA, em Belo Horizonte.
Uma parceria deveras harmoniosa.

E, “para parar o tempo”,em busca das metáforas da eternidade, leia Dayrell.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes




Quem quiser lê-lo, vá a seu blog, antoniodayrell.blogspot.com e para comprar o livro, essa verde edição do autor, escreva-lhe: "Antônio Carlos Dayrell" ,


********************************************




“Tempo, Cronos e Kairos
Está difícil achar tempo pra tudo o que temos vontade de fazer, não?
Como "perdemos" tempo fazendo tantas coisas, e sobra bem pouco pra cuidar de nós mesmos!
Veio um poeminha sobre o tempo na minha cabeça, depois resolvi fazer uma pesquisa sobre a palavra "tempo".
Pra quem conhece mitologia, temos o mito de Cronos.
Cronos, ao sentir a ameaça de ser destronado por um dos seus filhos, come-os assim que nascem, engole pedra embrulhada em pano (vai ter que ler o mito pra saber).
Uma tentativa de autofagia do tempo? Tudo que nasce do tempo é devorado pelo próprio tempo?
Freud explica, ou Jung, desculpe.

Cronos, palavra grega que significa o tempo medido pelo relógio.
Cronos é o tempo linear, em seqüência. Ele quem dita o ritmo de nossas vidas.


E existe outra maneira de abordar a vida: kairos.
O tempo passa a ser algo que é vivido, algo do qual se tira valor.
Sempre perguntamos "você passou bem o dia?" , claro que não queremos saber do tempo linear, mas da qualidade desse tempo, ou seja, kairos é o tempo qualitativo.



E agora, como sincronizar Cronos e Kairos?



"CHRÓNOS FUGIT" - então: "CARPE DIEM"!!!”

Solange Firmino


Fonte: http://solfirmino.blogspot.com/2005/03/tempo-cronos-e-kairos.html

domingo, 20 de dezembro de 2009

Assembléia Setorial de Música – Goiás


Recebo, de Lívia Martucci, atravpes do Coro Coletivo:

"Assembléia Setorial de Música – Goiás



CONVOCAÇÃO



A Coordenação do Fórum Goiano Permanente de Música, por meio de seus facilitadores, a saber, Du Oliveira e Fabrício Nobre, segundo acordo firmado na plenária final da reunião da Rede Música Brasil, na UFG, em Goiânia, no dia 27 de novembro último, conjuntamente com os demais entes envolvidos na II Conferência Nacional de Cultura, pelo presente, CONVIDA todas/os as/os musicistas/músicos e demais profissionais da cadeia criativa e produtiva da música no Estado de Goiás, observando as regras adotadas pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Portaria n. 04, de 03 de dezembro de 2009 e suas posteriores alterações, a participarem da Assembléia Setorial de Música de Goiás, no próximo dia 6 de janeiro de 2010, no Auditório Costa Lima - Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, no Setor Oeste – Goiânia/GO, das 18 às 22h.
Na oportunidade serão eleitas/os as/os 3 (três) representantes do Estado para atuação na Pré-Conferência Setorial de Música que será realizada até 28 de fevereiro/2010, em Brasília, cujo cronograma será oportunamente disponibilizado pelo MinC.
Importante observar que, para participar na condição de candidata/o a delegada/o, deverá a/o interessada/o fazer o registro de sua candidatura em formulário próprio, disponibilizado no site do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) -www.cultura.gov.br/cnpc, onde também estarão especificados os critérios de pontuação.
Os nomes indicados serão subscritos pelo Fórum Goiano Permanente de Música, sem prejuízo para as demais entidades ou coletivos que compõem a diversidade da música em Goiás, que também os subscreverem.
Uma cópia deste será enviada à FUNARTE e aos principais meios de comunicação do estado.



Contamos com a participação de todas/os."






Serviço:
Data: 6 de janeiro de 2010, das 18 às 22 h
Local: Auditório Costa Lima - Assembléia Legislativa do Estado de Goiás
Endereço: Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231 - Setor Oeste – Goiânia/GO - ao lado do Colégio Ateneu Dom Bosco
Telefones: - Assembléia Legislativa - (62) 3201.3000 - Du Oliveira, (62) 9278.6715 - Fabrício Nobre, (62) 8401.3804 /3281.5358 .

><><>
Divulgação:
Clevane Pessoa
Belo Horizonte, MG

clvaneplopes@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Clevane entrevista Vanias -Diniz e Serra-a respeito da parceria em Aquarela Poética-Editora Ottoni





From: Clevane lopes
To: Vânia Moreira Diniz
Sent: Wednesday, October 14, 2009 10:14 PM
Subject: Clevane entrevista Vanias


Querida:
Entrevista dupla: Vânia Diniz e Vania Serra

1:Qual a sensação de escrever um livro geminado?Sei que Vânia Diniz já escreveu um com a mana biológica, Cristina Safadi. E com uma irmã de alma?

Vania Serra- A gente se sente muito apoiada. Ter com quem dividir decisões e questionar nos dá muita segurança, além de muito estímulo. Com irmã de alma, então, nem se fala! O que uma pensa a outra adivinha.

Vânia Diniz- É prazerosa essa troca de sensações e sentimentos, principalmente quando uma conhece profundamente a alma da outra. Na verdade parece que uma decisão no que se refere ao livro é como o eco que ressoa de forma fascinante e vamos escrevendo e sentindo que estamos no mesmo ritmo harmonioso.

2.Qual de duas escolheu o título? Qual a razão?

2:Vania Serra Eu, Vânia Serra, sugeri alguns títulos e a escolha foi acordada.
“Aquarela” representa a diversidade de cores que reflete nossa poesia. Foi uma forma de classificar os contrastes.


Vânia Diniz – Não tinha pensado ainda no título, Vania Serra sugeriu vários títulos e ambas nos apaixonamos pela “Aquarela “ pelo que ela significava para nós nas cores que se diversificavam conforme as fases de nossas vidas.

3: Residindo em países diferentes, que forma escolheram para a feitura do livro?

3-Vania Serra A distancia não tem u m papel muito forte no nosso projeto. Sempre que nos encontramos, discutimos os planos. Os detalhes são fechados pela internet!!!

Vania Diniz- A minha amiga Vania Serra vem pelo menos duas vezes ao Brasil e estamos sempre em contato pelo skype, telefone ou e-mails. Trabalhamos muitas vezes juntas quando ela está aqui e outras pela internet. E a conclusão foi fácil porque sentimos muita vibração em realizar esse trabalho juntas. Esse é o primeiro projeto juntas, mas pretendemos realizar outros



4: Cada qual escreve sobre o mesmo tema, os temas foram livres?

4-Vania Serra - Escolhemos as poesias e depois as compatibilizamos de acordo com os temas.

Vânia Diniz- Escrevemos e selecionamos as poesias dentro do tema que foi escolhido.

5: - Quanto tempo transcorreu para que o livro fosse considerado "pronto"?

5-Vania Serra- Uns oito meses, creio.


Vânia Diniz- Quase um ano, não sei ao certo, mesmo porque nossas horas de trabalho foram intercaladas e eram sempre motivo de prazer.


6: O que vcs duas têm em comum?

6- Vania Serra-As fantasias, os sentimentos, os sonhos...A amizade permeia tudo.

Vânia Diniz- _ A esperança de um mundo melhor, os sonhos, o amor pela literatura;expectativas, ideais e a confiança na nossa amizade fraterna e profunda.


7:Em que são diferentes?

7- Vania Serra - Somos diferentes nos estilos de escrever.

Vania Diniz- Temos maneiras diferentes de escrever e poetar e é justamente isso que torna fascinante o nosso trabalho.

8:Deixem seu recado a respeito da experiência de trabalho ou...e/ou prazer.

8- Vania Serra- Desenvolver um projeto literário é sempre um desafio. A vantagem é que o prazer torna as coisas fáceis. Assim foi conosco. Ambas vibramos e sofremos e o resultado nos preencheu e alegrou.

Vânia Diniz- Um trabalho literário é algo desafiador e prazeroso e quando há uma parceria de amizade é algo muito especial porque embarcamos nos mesmos sonhos e expressamos nossos sentimentos vibrando em uníssono. Seu resultado nos leva à mesmas ansiedades, alegrias e dividindo o prazer de todas as fases. Esse projeto nos realizou intensamente tanto em sua elaboração quanto na conclusão e na aceitação e entusiasmo de nossos leitores, colegas e amigos.

sábado, 28 de novembro de 2009

Solenidade de Entrega do Troféu Juca para Lygia Fagundes Telles





Recebo convite da UBE (União Brasileira de Escritores) - e agradeço- sobre a entrega do Trof´[eu Juca pato para nossa Lígia Fagundes Teles, neste dia 30 de novembro, numa segunda feira, às 18 horas, no Largo de São Francisco 95- o endereço da Faculdade de Direito, em S.Paulo.O título que a UBE lhe dá, de "Intectual do Ano"!, é realmente merecido.

Louvo Lígia (*),
flor de margem,
flor de flora germânica,
germana dAs Meninas,
que Antes do Baile Verde,
dançam inteiras, indefloráveis,
mas de almas abertas
que podem ser despetaladas...

Lígia, lig(i)a e argamassa de aromas e palavras,
intelecrual de tantos anos,
os meus e os dela e os de todos os seus leitores...
Li(gi)a Lígia, e sentia o cheiro da Literatura forte
da mulher que exala gênero e sabe alçar valores,
receber aplausos e reconhecimentos
de homens.
Certa foto de Cecília Meireles,
traz a poeta abraçando flores
entregues por Lígia Fagundes Telles,
quase menina
e sempre contadora de enredos,
segredos e amores
no entorno de uam Ciranda de Pedras,
onde todos os anos , ciclicamenbte,
faz Verão no Aquário e então,
todos verão
a in/Disciplina do Amor.

Louvo Lígia, na Academia,
a Lígia de todo dia
vestida em seu fardão.

Intelectual de muitos panos
de todos os anos,
aceita agora
a láurea de ser Lígia de um ano,
sorrido nos lábios...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Academia Feminina de Letras
cadeira número 05, Cecília Meireles.

Dirtora Reginal do InBrasCi

Cadeira número 11, Laís Corrêa de Araújo, ALB/Mariana.

Belo Horizonte, MG, em 28/11/2009

><><><><>***<><><><><







(*)"Lígia: germânico: "nome de uma filha de um dos reis Lígios, tribo germânica". grego: "nome de uma flor das margens do mediterrâneo". Masculino: Lígio."




Lygia Fagundes Telles in Conferência-Academia Paulista de Letras


Em maio, escrevi sobre essa lígia, essa pessoa, essa mulher escritora de tantos pontos nos contos, nas contas, nos cantos:


http://chamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/05/lygia-fagundes-telles-in-conferencia.html


Academia Paulista de Letras, em 07 de maio de 2009, recebe Lygia Fagundes Telles in Conferência.

Fotos-->Lygia, bela em todas as idades...Desde onde aparece aos 22 anos, em 1945. até recentemente e também com o fardão da ABL.


Lygia Fagundes Telles! O nome da escritora sempre exerceu uma grande fascínio cobre mim.Nos Anos 60/70, quando eu trabalhava na Gazeta Comercial,e depois, com Messias da Rocha, fui co-proprietária do tablóide Urgente, Editora de Arte e Literatura , as editora mandavam-me livros para resenhar.Jovenzinha, eu a achava linda-e era, o protótipo da mulher de rosto sedutor, mandíbulas bem arcadas, olhos expressivos, elegante.

Quando a José Olympio, que era prolífera em bons autores brasileiros mandava algum de Lígia, eu largava tudo, para ler seus enredos com sabor de veracidade, mas povoados de encantamento.Amava as protagonistas verdadeiras, a alma feminina ali, garganta exposta ao beijo ou à faca do leitor.

Dos tempos de normalista, já lera o famoso Ciranda de Pedra .Da editora, recebi os romances Verão no Aquário, 1964 ,As Meninas, 1973 ( que mereceu o Prêmio Jabuti) e
As Horas Nuas, 1989
.

Lia os de contos, as antologias.Relia.Lembro-me grávida de meu filho Alessasndro(desenhista e contrabaixista Allez Pessoa, meu primogênito e filho de meu primeiro marido, e colega de redação Antonio Messias da Rocha Filho, poeta-trovador), no ano de 1971 e deliciar-me, semiplenilunar,com a "Seleta"- uma seleção da Nelly Novaes Coelho, da coleção Coleção Brasil Moço-Literatura Viva Comentada, .E levei-a para a maternidade, pois ele nasceu dia 04/01/1972, pensando em ler nos intervalos, incapaz ainda de avaliar que um recém nascido pede nossa atenção por 24 horas.

Seus livros são traduzidos para outras línguas.Apraz-me saber que outros leitores que não os brasileiros também degustam-lhe o estilo personalíssimo.Lygia escreve desde nova, uma mulher para se aplaudir, que pertence à Academia Brasileira de Letras e além da Josè Olympio, editou pela Cultrix, pela Cultura, pela Nova Fronteira- e é chamada "a menina dos olhos" da hodierna Companhia das Letras.
Participa ainda de várias coletâneas e antologias, com textos estudados em escolas
.

Lígia recebeu premiações importantes e cito:Prêmio do Instituto Nacional do Livro (1958) ,Prêmio Guimarães Rosa (1972) ,Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (1973) ,Prêmio Pedro Nava, de Melhor Livro do Ano (1989),Melhor livro de contos, Biblioteca Nacional ,Prêmio APLUB de Literatura ,Prêmio Bunge (2005) ,Prêmio Jabuti ...


Agora, a Academia Paulista de Letras , à qual pertence,envia-me convite para uma conferência-ela que em 19 de abril, completou 86 anos.Adoraria poder ir.Voaria de Belo Horizonte a São Paulo, para abraçar essa escritora !

Desejo muitos sucessos nessa conferência , que certamente será ótima, pois a autora é testemunha de várias décadas.Parabéns à APL, por essa iniciativa.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do inBrasCi, Vice-Presidente do IMEL, eleita para a AFEMIL(Cadeira Cecília Meirelles-e a tomas posse dia 30 deste m~es, na ALB/Mariana-MG, Cadeira Laís Corrêa de Araújo.



"Prezados amigos:

Como parte das comemorações do Centenário da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, a acadêmica LYGIA FAGUNDES TELLES proferirá conferência na próxima quinta-feira, 7 de maio de 2009, às 17 horas, na sede do Largo do Arouche, 324, 2º andar.
Vocês são convidados especiais para esse evento que terminará, impreterivelmente, às 18 horas.
Aguardamos vocês.

José Renato Nalini
Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS"

Se quiser ouvir Lygia, ela comenta em video,a reedição de seus livros, pela Companhia das Letras, em comunidadelft.blogspot.com/

Clevane Pessoa
Marcadores: Lygia Fagundes Telles in Conferência-Academia Paulista de Letras

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

I Salão da Natureza-XIX Concurso Nacioal de Fotografias da Natureza-SOM



O tocante discurso do presidente da SOM-Carlos de Lima Cavalcanti.


Luiza e sua mãe, a jornalista Luciana Campos.O público presente era de todas as faixas etárias, o que prova que amar a natureza, apreciar a beleza, não delimita idade!



A pequena Luiza Campos Silva escolheu um animalzinho para posar perto.


Foto de Gabriel Pessoa



O banner do evento, tendo ao fundo a psicóloga e empresária Karina Campos.



Aspecto Geral das cem fotos selecionadas entre mais de mil enviadas, e não apenas de Minas ou do Brasil.A instalação ecológica teve curadoria de Yara Tupinambá.



Abertura so Salão da Natureza da SOM (Sociedade Ornitológica Mineira) , em 25 de novembro de 2009, no Foyer do Palácio das Artes

O I Salão Natureza é o XCX Concurso nacional de Fotografias da Natureza. N entanto, tal a repercussão, provavelmente passará a ser chamar internacional, já que fotógrafos de outros países enviaram fotos.

O Presidente da entidade, eleito pelo Conselho Deliberativo por unanimidade, em seu belo discurso, lembrou a importância do pássaro. Contou como os pequenos escravos desciam nas minas levando uma avezinha, que, quando morria, mostrava que o nível de oxigênio chegara ao final (depois, contei-lhe que o "meninos do couro", magros meninos também desciam nas Minas, levando velas, com o mesmo sentido).

Posteriormente, a rica e diversificada exposição orá até Nova Lima e depois a Ouro Preto. E já se fazem acertos para que outros Estados recebeam a próxima mostra.

A SOM (Sociedade Ornitológica ) existe desde 1967 e foi presidida por nomes muitos expressicos, hoje ocupando mais de seus salas no tradicional Edifício Maleta -na capital mineira.

"Fotografe a Natureza " é uma chamada que cada vez mais, atrai fotógrafos amadores ou profissionais.Desde fauna e flora a paisagens quais a Serra de Ibitipoca-Município de Lima Duarte-MG, aos Lençois Maranhenses (MA), a beleza pede passagem e é mostrada de forma encantadora, em instalção inspirada na ecologia (curadoria de Yara Tupinambá).

Depois da abertura e do Coquetel, a mostra estará no Palácio das Artes (Av.Afonso Pena 1537, em Belo Horizonte, MG)até ao dia 28 (neste, até 16:30h)

O apoio, além da própria SOM, é do Governo do Estado de MG, da BELOTUR,da FEAM, da Polícia Militar, do IEF, do IGAM, do JB Ecológico, de O Tempo e , evidentemente, da Fundação Clóvis Salgado,que cede o espaço no Palácio das Artes.

sábado, 7 de novembro de 2009

ObjetivoIndefinido-dia 08 de novembro, no Sementes de Poesia-MUNAP


Conceição, em recital no Restaurante D.Preta (da família do poeta Claudio Márcio barbosa.


Convite do MUNAP enviado por Regina Mello, Diretora do Museu nacional da Poesia
que escreveu as orelhinhas lindas do livro de Maria Moreira.












Conceição, concepção, ela é tida verbo e feminilidade.Sorriso lindo, é a um tempo a guerreira, líder comunitária, fiscal de orçamento paticipativo e obras na cidade de Belo Horizonte e artista plena, com mãos que moldam cerâmica e estatuária , poeta que imprime no papel o reflexo de seus pensamentos e vivências, com a feminilidade , amiga dessas de se sentir presença, ouvido produtivo, esposa e companheira-a Eva
a de seu Adão-mãe.

Em sua casa , para entrevistá-la , pois participa do POIETISA, vi a graça de
seus livros infantis-as bonecas desenhadas aquareladas, os textos deliciosos,
anda inéditos, suas muitas expressivas mulheres moldadas por suas mãos, suas telas.E provei seu pão de queijo.Mineiríssimamente formada, é uma pessoa inteira, digna , fidedigna.

Ler Objetivo Indefinido, seu livro, é tal e qual cozinhar :vai-se provando, o caldo vai encorpando, os aromas impregnam a cozinha da alma, as cores vão chegando ao ponto, a consistência, tudo que compôs o tempero começa a aparecer, e depois de degistar e digerir, já se sabe que o prato será repetido.

Estivemos em S.Paulo há uma semana, para o lançamento de Nós da Poesia, do qual ela participa.No espaço da All printe, lemos poemas dos presentes e dos ausentes, fotografamos deu livro solo,Objetivo Indefinido, na estante do mostuário, mas eu estava sem espaço, Iara Abreu , também amiga de Conceição-a autora Maria Moreira-fotografou-o em minhas mãos- e mais tarde, no dia seguinte, sua máquina digital foi roubada e não temos essa foto para mostrar aqui.

Sinto-me a madrinha, estou mentalizando para minha tosse passar, pois voltei de S.Paulo com dores ,tosse , peito cheio e febre.Devo ser mais alérgica que pensava.Amanhã, prefaciadora que sou, quero estar no Sementes de Poesia, para abraçar meu amigos.

E registo que , mais uma vez, o casal mostra seu grau de unidade:Adão perdeu a mãezinha , quase centenária, mas não permitiu que o lançamento de "Objetivo Indefinido"fosse adiado.

O livro é edição da autora, com trabalho da All Printe .Apoio IMEL(Imersão Latina).



Texto originalmente em:Poesia em Toda Parte Blog usado poe Clevane Pessoa para mostrar que a poesia pulsa em diferentes espaços e lugares de ser e estar :

Domingo, 6 de setembro de 2009
Objetivo Indefinido










"Quando Maria da Conceição Moreira Rodrigues pediu-me com aquele ar brejeiro e doce, mas determinado, que prefaciasse seu livo, alegrei-me , pois gosto muito de todos os aspectos que ela apresenta ao mundo, aos amigos, aos observadores:

De uma lado, a mulher madura veste as vestes das vivências
de outro, a menina do campo, traz travas, traves e trajetos
de família , de mineiridade que se reparte em parte campesina,
párte citadina:
e se numa face é mulher completa e atarefada,
de outro traz contemplativa menina
que a tudo olhava com olhar sem antolhos,
e praticamente desnuda, é a artista genuína que nas formas se compraz,
é a poeta que , esteta da palavra, lavra num alguidar antigo,
as quitandas novas de uma exprssão renovada e quente,
saída do forno, integrar-se na multidão...

Então li o livro, que espontaneamente, ajudei a revisar, por hábito de trabalho, mas mais para exercer a irmandade entre mulheres, tão necessárias.No entanto, tal o empenho do artista Adão, companheiro de tanto tempo, pai de seus filhos, que esse vai e vem de versos, tornou-se um crochê forte e singular.Ele é artista, detalhista, amigo dedicado.Ela adormecia longe da cama,esperando que ele completasse algo para mandar-me ou ela ler.i ficava até altas horas, engolfada por esse universos feminino e grácil, capaz de unhar, amoldar, amalgamar: resiliente, a poeta e artista ofereceu-me uma grande gamela de POIESIS.

Ao receber a capa, perguntei ao Adão:


"Caro Adão:


A capa do livro é sua, lindíssimo trabalho.O desenho da capa é seu ou da Conceição?Já posso divulgar?
Obrigada por haver colocado meu nome na capa, vcs são muito atenciosos...
É, depois comeoraremos essa trajetória...
Depois, vc pode pensar num álbum do artista, da artista...Precisamos encontrar caminhos para baratear custos ou consegui apoio cultural, leis de incentivo, etc.
Aqui, engolfada em trabalho também.
Clevane

A resposta é um ato de amor cometido pro poetisa, não por accaso sua esposa e mãe de caule e sernos, dois homens frutos desse amor:


Att.

"Caríssima amiga,

A capa é minha, como o projeto gráfico, diagramação, mas,
a saída definitiva em PDF para impressão é do Caule Rodrigues e todas as ilustrações, lindíssimas por sinal,
inclusive o desenho da capa é da nossa autora, Maria Moreira.
Eu selecionei os desenhos, pinturas e até fotos de esculturas e tratei no Photoshop.
Para conseguir aquela unidade toda, mas o mérito original é todo da autora.
Sim, pode divulgar amiga, por favor!! Sua ética é única, minha amiga.

Como eu disse antes, precisamos rir dessa correria toda depois, se não… não vale.

Abração do Adão Rodrigues"

A poeta , conheci-a no Sementes de Poesia, que um espaço d Museu nacional da Poesia.Na edição Noturna, o casal deu carona a mim e à minha amiga Maria Fortuna.
Mostrei ao motorista renomado-o "Jornal do ônibus aqui em Belo Horioznte é dele, e faz isso há muito tempo- um desenho de anos atrás .Ele estava dirigindo, mas ao chegar à minha casa, olhu e disse que o desenho era um poema por si só.Essa afrmativa, animou-me a fazer o Graal Feminino Plural.Eu aprendera desenho na adolescência, na SBAAP, em Juiz de For,a com o Presidente, Pimpinela,sempre desenhara, em criança, sempre desenhei, mas foi por confirar na opinião de tão experiente artista, que animei-me e aceitei o convite de Regina Mello, essa também grande incentivadora que me levara a desenhar novamente ao convidar-me para estar no original.
Conceição vai contimuamente ao Sementes de Poesia, espaço do MUNAP(Museu Nacional da Poesia), que fica dentro do Parque Municipal em Belo Horiznte, MG, Brasil, e ao microfone, diz seus poemas.Comovo-me ao ver o espírito da Poesia em contante agitação, no seio dessa mulher incansávl, conforme a Diretora do MUNAP a descreve numa orelha do livro.Não é à toa que seu primeiro livro publicado, chama-se Objetivo Indefinido, pois ela nãio é estática nem quer permanecer definida e amarrada a conceitos.Nesno tendo sólidos conceitos éitcos, ecológicos em sentido lato, acompanha as mutações do tempo em muitos vôos.
E, apesar de ser forme e intimorata, é uma poesia notadamente feminina.Entre o parnaso, as musas e os que fazeres de uma cozinha.Faz suas estatuetas, cerâmica,pinta e já criou lindos livros infantis que precisam ser editados.
Tomara que nesta Bienal do Livro, no Rio de Janeiro-a XIV_ sejam descobertos seus muitos dons."

(acima, publicado sia 6 de setembro, em http://poesiaemtodaparte.blogspot.com/2009/09/objetivo-indefinido.html)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

serviço:Das 10 ao meio dia.

Local:Praça dos Fundadores
Parque Municipal Américo Renê Gianetti.
Espaço do Museu Nacional da Poesia-MUNAP

Belo Horizonte, MG-Brasil

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, acontece e convida





Imagens da Lagoa do Nado:http://www.overmundo.com.br/_banco/multiplas/12345656142_centro_cultural_lagoa_do_nado.jpg

A Lagoa do Nado é um dos mais aprazíveis pulmões verdes da região metropolitana da capital de minas Gerais, Belo Horioznte.Nem parece que na Avenida em frente, circulam milhares de veículos.
O local é calmo, apatrazível, mostra a permanente exposição de cabeças esculpidas em troncos vivos, por Mestre Thibau, quando os troncos foram serrados pela urbanização-cabeças e favelas para encher os olhos.

Muitas bandas e artistas ensaiam ali, da música aos malabares.A Cultura acontece, seja à beira do fogão de lenha, seja na contação de histórias, brincadeiras, cineclube, saraus de poesia(coordenados por Ricardo Evangelista), exposições de artes plásticas, performances, teatro ...

Das crianças à terceira idade, todos são contemplados com ações - e a bibioteca fervilha de leitores.

O Centro Cultural da Lagoa do Nado ali se instala em multifacetados aspectos.Ali, já participei , em 2007, de meu recital "A Poesia Pede Passagem",na sala multimeios, na mesma data em que a editora e poeta Tânia Diniz comemorava os 18 anos de Mulheres Emergentes, seu Mural de poesia, neste ano de 2009, com "Erotíssima-lançamento de livro e sarau interativo, na Bibloteca .Também fui apresentar Neuza Ladeira em seu sarau ao ar livre e dizer alguns poemas da autora e aquarelista , além de apresentar "A Poesia das Sombras" e sementes de Poesia de Regina Mello,Poeta, Presidente do MUNAP e artista plástica.

Foi também na Lagoa do Nado que o InBRasCi em Minas, com a presença dos aldravistas de Mariana e a Governadora no Estado de MG da entidade, Andreia Donadon Leal, deu posse a Angela Togeiro, na qualidade de Membro Honorário e entregou medalhas a Claudio Márcio Barbosa (Cultura e Alô Vida), Marco Llobus (Presidente da Rede Catitu de Cultura ) e a Ricardo Evangelista /Sueli Silva, pela divulgação de Minas pelo Sarau Tropeiro.Isso ocorreu em setembro de 2007, quando entregamos também os títulos de Amigos da Paz,das Artes, da Poesia e da Vida a eles e a vários presentes merecedores.

Embora eu tenha citado alguns eventos pessoais, numerosas pessoas ali passam todos os dias, para assistir ou apresentar sua arte e literatura- dos origamis e teatro japonês, ao um encontro internacional de artistas .A Lagoa do Nado é um patrimônio cultural mineiro e belorizontino, onde a Cultura acontece, ao cantar dos pássaros , sob as árvores seculares, e nos diversos espaços propostos.

A Lagoa do Nado, foi a residência de Américo Renê Gianetti, que dá nome ao Parque Municipal de Belo Horiozonte (AV.Afonso Pena).

Dia 29 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, convida para a abertura, partir das 15, horas,da mostra Lagoa do Nado-Sítio, Parque e Centro Cultural".

O evento acontece em parceria com o Museu Abílio Barreto e o Centro Cultural Lagoa do Nado, ambos órgãos da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA de Belo Horizonte
.

Divulgação :
Clevane Pessoa de araújo lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte-MG

MOMENTO LÍRICO-Sindicato dos ARTISTAS PLÁSTICOS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS-27 de novembro -2009



Acima:A Artista Deia Leal, em seu estúdio, posa com uma de suas telas.


Governadora do inBraCi em MG, Andréia Donadon-Leal, que assina as telas com o nome artístico de Deia Leal, é um dos atristas participantes da mostra "Momento Lírico", do SIAMPEMG, na capital mineira.

Deia Leal, com um currículo invejável, foi primeiro lugar com "A Revolta da Mata "
na Espanha, onde , em Maracena foi agraciada e representou nos meios midiáticos e intelectuais, o estado de MG, em eventos da ACVRA, de Granada, onde logrou tal êxito.Também em novembro, terá um de suas telas exposta no Louvre, em Paris.

Divulgação:
Diretoria Regional do inBrasCi

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Vejam o convite e compareçam:


Sindicato dos ARTISTAS PLÁSTICOS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
e seus afiliados convidam para a exposição
MOMENTO LÍRICO
em comemoração aos 25 anos
SIAPEMG
Homenagem do SIAPEMG a Célia Jannotti

Artistas expositores:
AFONSO CANÊDO - ANDERSON SIQUEIRA - CECÍLIA CUNHA - DÉIA LEAL - DEMÉTRIUS COTTA - ELISIANA ALVES - HÉCIO VIANA - LUCA VICENTE - MAURO SILPER - RACHEL PAULINELLI


ABCDÉF Galeria de Arte
29 de out - 21 horas
até 27 de nov.
Seg a Sex, 10h às 18h
Rua Padre Eustáquio - 567 - Carlos Prates/ BH-MG
31 32778 4796
--

apoio : rede aan
www.redeaan.blogspot.com
Selo desenvolvido pelo artista plástico e publicitário
DEMÉTRIUS COTTA

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Coro Coletivo aniversaria


http://achamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/10/coro-coletivo-aniversaria.html
quinta-feira, 22 de outubro de 2009



Coro Coletivo aniversaria



Há algum tempo atrás, a artista plural, poeta e fotógrafa, Regina Mello, que dirige o Museu Nacional da Poesia, apresentou-me a um grupo virtual chamado Coro Coletivo.Virtual/Real, pois os components emprestam, todo tempo, um quê de veracidade `às suas ações , trocam idéias, discutem , concordam , discordam.
Ao entrar, pensei:Meu Deus, quantas coisas fazem ! Há gente da Bahia, de todos os Estados, de vez em quando, alguém pede hospedagem para um artista de outro país, a cada momento, aparecem convites a residências experimentais, fala-se de instalações, denúncias são feitas, esclarecimentos pipocam:indagam uns "o cão foi deixado para morrer de fome pelo artista?" "Não, foi alimentado depois da mostra" ,garantem outros ...As árvores abortadas à margens do Tietê , porque foram arrancadas?Vamos fazer uma passeata de bicicletas?Quem morei?Onde se vai recordar Oiticica e seus parangolés? Goto mostra azulejos de papel, a turma se encontra para trans/formar as "Reverberações", o eco das ações,em um grande movimento, mostram fotos, trocam links, remetem ao YouTube."Nele" faz suas estátuas de gelo para mostrar o perecível, e no outro ano, já estão em outro País.Chegam imagens do Forum Social em Belém , muitas dicas, muita solidariedade e conscientização...Seminários, conferências, wokshops, "todo artista tem que ir onde o homem está", entoa Milton Nascimento.


Tudo compartilhado.Ilhado, jamais .

Mando minhas páginas de divulgação.Uns reclamam, do excesso de peso, mas alguns me pedem que madem os anexos abertos no corpo do e-mail, Flávia Vivacqua,a sábia moderadora, sinaliza-me que muitos já conhecem meu blogs, basta mandar o link.

Tateio.Titubeio.Mas o pessoal de Sampa, não pára, qual sua cidade, e chovem informações.Divulgar para mim , é missão, então continuo, também envio minhas mostras e lançamentos, arte e literatura, posses, troco e-mails em PVT com alguns.Gostaria de estar na capital de S. Paulo e cultivar mais os encontros com os afiliados.


Quase se pode sentir um frêmito de entusiasmo, um brado de alegria, um muchocho de escárnio, uma risada à socapa.Mas, indubitavelmnte, todos estão a "combater o bom combate".Juntos.Na vida midiática, imediatista e nada estática, viver na coletividade, é muito mais hodierno e necessário."Não é bom que o homem seja só, já foi sentenciado nos primórdios dos tempos.Mcluhan vibraria com a constatação da predição de que o mundo é uma aldeia global - pela Internet.


E então, lembram-me que o Coro Coletivo aniversaria.Mando imediatamente um recado:

Flávia Vivacqua e companheiros de jornada:

Vida longa ao Coro Coletivo!
Sozinhos, somos menos...
Um abraço e um poema rimadinho para ter rímo de festa:
Clevane

A Força do Coletivo

Nós sozinhos, somos menos,
se grandes,até podemos
ficar fracos ou ,pequenos
perdidos pelos caminhos...
Mas com outros, corajosos,
ficamos fortes e plenos,
em uníssono dizemos
o que é preciso dizer:
bem mais ouvidos portanto,
em protestos, ou num canto,
combater o bom combate,
ter nas mãos, maior poder,
todos juntos a crescer!

Clevane Pessoa, para os afiliados ao Coro Coletivo, nesse espaço de estar e ser.
-----------------------------------------------

Serviço:
Agenda
www.corocoletivo.org |

corocoletivo@gmail.com |

corocoletivo@yahoogrupos.com.br

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO -EM SANTA GERTRUDES




Letícia Maria Tonon , nos envia, através do Coro Coletivo:

"

Petrobras e Ministério da Cultura apresentam:

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
EM SANTA GERTRUDES

Local: Reppertório Música e Bar
Dias 28 e 29 de outubro às 19:30
End. Rua 1, 619 - Centro - Sta. Gertrudes/SP

Informações: (19) 9674-0301




O QUE É O
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


Em 28 de outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008 o evento foi realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.


No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este ano o DIA conta com mais de 300 cidades participantes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A Mostra oficial será exibida simultaneamente às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro sendo o maior evento simultâneo do gênero, as ser realizado no país. Nesta data será exibida 1 hora de curtas-metragens estrangeiros (coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos) e 1 hora de curtas-metragens brasileiros. O Programa brasileiro também será enviado para os 51 países integrantes da ASIFA.


Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, mostras infantis e regionais de acordo com a programação local de cada cidade que poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .


O evento terá entrada franca em todo o país e busca difundir o cinema de animação atraindo novos públicos proporcionando aos seus expectadores o acesso a essa arte cinematográfica."

Contato em Santa Gertrudes – Letícia Tonon
cel: (19) 9674-0301
e-mail: procura_leticia@hotmail.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Andreia Donadon:Primeiro Lugar de Conto em Paranavaí


Andreia Donadon ,na rádio, em Maracena-Espanha, entrega a camiseta com o tringulo vermelho da banadeira de Minas Gerais , com a sigla dos inconfidentes mineiros:"Libertas Quae ser tamen".Na ocasião, a poeta e artista ereceu o primeiro lugar com a tela Revolta da Mata- em cncurso de Granada-Associação Valentim R.Aznar.



Foro:Andreia Donadon e eu quando recebeu o certificado de "Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida, em 2008".



Dois mineiros, um autor de Pernambuco, outro de S.Paulo e um de Goiás, mereceram as primeiras classificações no Concurso de Paranavaí.

O primeiríssimo lugar na categoria narional é de Andréia Donadon, Presidente da Academia de Letras do Brasil em Mariana , já premiada no ano anterior.A contista tem um estilo macante, onde mescla o cotidianos com nuances psicólógicas de seus personagens.Andreia Donadon é também a Governadora do inBRasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais).Autor de Cenário Noturno, fz parte do grupo aldravista mineiro -sendo que, na Arte, é uma líder no estilo aldravista, com várias exposições individuaise participações em mostras coletivas - alcançando cada vez mais renome nacional e internacional., a olecionar premios diversos-nas Artes, m o nome de Deia Leal.

Nossos efusivos parabéns.

Clevane Pessoa.
Diretora Reginal do InBrasCi em MG.
Vice Diretora do IMEL
Reprentante do Movimento Cultural aBrace.

Autores e contos classificados:


CONTO AUTOR CIDADE UF
Seus 25 anos – 1º lugar-->Andreia Donadon Leal-->Mariana-->MG
O valor – 2º lugar-->Gregório José-->Uberlândia->MG
Amor de cinqüenta anos – 3º lugar-->Severino Rodrigues-->Paulista-->PE
A noite do garçom – 4º lugar-->Diógenes Feliciano-->São José dos Campos-->SP
Quando nascem os anjos – 5º lugar-->Morgany Batista de A. Peixoto-->Anápolis-->GO


CONTOS - REGIONAL(Paraná)

CONTO AUTOR CIDADE UF
Velhas lembranças, boas novas
– 1ºDeyse da Silva Chagas Sêga-->Paranavaí-->PR
Aos trinta... – 2ºRafael Fermiano-->Paranavaí-->PR
Como a chuva que cai – 3ºMessias Alves de Souza-->Santa Izabel do Ivaí-->PR


-
SITE:

http://www.novacultura.com.br/v08/

Festival Internacional de Quadrinhos-FIQ


O Diretor do Estúdio Mocho, p desenhista Ronaldo Aton, goiano radicado em Belo Horizonte.(Ronaldo Pimentel)


Allez Pessoa e Juliano Bolson , desenhista.


Desenhista Rodney Buchemi (Marvel)- um formador de imaginário -em sua prancheta.




Displays, Expositores e interessados



Publicações à mostra reunem grande público de interessados.


Allez Pessoa e Coringa (boneco)


Ronaldo Aton com Thomas e Gilson, todos do Estúdio Mocho.

Interesse sempre renovado pelas HQ:



Abaixo:Allez Pessoa e Massai, componente do Estúdio Mocho...







Allez Pessoa e Thomas, em momento de descontração.,ambos do Estúdio Mocho.

><><><><><><><


Allez Pessoa e Ronaldo Aton, desenhistas da Agência MOCHO, enviam-nos fotos do FIQ (acima).

Fui criada lendo quadrinhos e quando vim do Nordeste para MG, aos seis anos, meu tio Rubens Pessoa,fotógrafo radicado em Natal/EN, levou-me uma quantidade bem grande de revistas, para eu ler na viagem e navio, ele era então um adolescente.Meu pai sempre comprou-me - e lia comigo- rvistas em qudrinhos apesar os pais dos Anos 50 esbravejarem para os filhos não lerem "gibis".Lembr-me de quando morei no Bairro Manuel Honório, em Juiz de Fora, e papai dava-me dinheiro para comprar as HQ.Eu era tímida, aos sete, oito anos e corria atrpas do nosso jornaleiro, o querido senhor Bruno, um italiano e quando ele parava em alguma orta, eu não tinha coragem de paroximar-m.Assim ,andava muitas ruas, até que ele me via e me chamava, com seu sotaque forte ...Eu apanhava a revistinha estalando de nova e estendia uma nota de um Cruzeiro.meu pai trocava dinheiro em Bancos, para que nós tivéssemos notas noivinhas...Anos mais tarde, fui professra de sua filha, a Gilda Bruno, no Grupo Escolar Duarte de Abreum, uma ótima aluna de terceira série de primeiro grau...Mesmo com a origem italiana, ela escrevia em ótimo português.
Quando eu, professsorinha, passava por sua banda de revistas, ele me chamava , arrancava a capa das que estavam "passadas" de semana e presenteava-me com várias.
A menina, depois do falecimento do alegre genitor, hoje toma conta da banca no Bairro Mariano Procópio, pelo menos, ainda estava lá na última vez que estive em Juiz de Fora.
O certo é que aprendi cedo a escrever corretamente -lemnro de que as pimeiras palavras que li em inglês, estavam no Tio Patinhas.Uma ds cidades, cobertas por milhares e ovos, ao sol, formou uma grande omelete .Omelet/City. Deduzi logo o que significava, o que logo meu pai confirmou-me. Hoje-e comum pré-escolares estudarem alguma Língua.Naquela época, no Brasil, não.Isso ampliou minha segurança pessoal, meus conhecimentos de História e Geografia.E pouco depois, menina ainda,comecei a criar a escrever minhas próprias histórias.Quando moça, nos Anos 60, meu pai que era também telegrafista, trabalhava para a empresa de ônibus Pássaro narrom , qu distribuía aps passageiros, revistas em quadrinhos, e papai trazia-me a Grande Otelo(ou Grande Hotel?) fotonovelas em quadrinhos, com as melosas histórias amorosas.Ainda assim , melhor ler que ser privado de leitura!Aprendi muito sobre a Itália, onde condes e condessinhas se apaixonavam, et bla bla bla...

Ao mesmo tempo, eu lia uma coleção com 31 volumes de Machado de Assis em prosa e versos, uma coleção de histórias de óperas famosas, Lobato e seu Sítio do Pica Pau Amarelo, Shakespeare, José de Alencar, Sartre e Beuvoir, etc. etc. etc ...Eu lia uma História do Brasil, em quadrinhos, toda colorida e...Não foi à toa que logo entrei para a Gazeta Comercial, escrevia resenhas, entevistava personalidades, aos 20 anos tomei posse no Núcleo Mineiro de Escritores,onde era ouvida e respeitada.

Em conclusão, posso afirmar que HQ só faz bem...Por exepriência própria.
Comprei livros e revistas de HQ para meus filhos, Allez Pessoa e Gabriel. O primeiro é desenhistas, estudou a Casa de Quadrinhos aqui em Belo Horizonte, com o Ronaldo Aton.
Ambos colecionaram muitas revistas e quando Gabriel já era adolescente, alguém passou e da rua, conseguiu roubar, pelo basculante, toda uma coleção que estava na prateleira de cima de uma estante..A saga do clone do Homem Aranha foi-se e ele passara um tempão vasculhando sebos .A coleção toda, lamentamos a perda.

Psicóloga, sei que os quadrnhos auxiliam muito na formação do hábito da leitura, inclusive obrigando a naturlamente, a movimentação de olhos acontecer .Isso ordena as estruturas, além da motivação de per si.Mas hoje em dia, é especial o envolvimento de artistas visuais de boa cepa, mas HQ.É um prazer ler revistas e livros ilustrados por eles.

Desenhista, amo a beleza oferecida, a variação e pessoa ligada ao Outro, as lições de filosofia de vida.lembro-me de quando Maurício de Souza, começou a oferecer pequenos conselhos a seus personagens-e , por extensão, a seus leitores.iIsso é algo bom , para os pequenos .E a dicotomia Bem/Mal, sempre se revela na Literatura adulta, ou fica oculta, passível dereintrpetação.Reengenhara Humana ética e ecologia são algusn dos temas transversais dessas histórias...A mente é bombardeada por imagens, palavras - e imaginário desta uns nós e aperta outros.

Estive no dia 24 de setembro, na Biblioteca Municipal Infanto Juvenil de Belo Horizonte,para doar meu livro (O Sono das Fadas) pela Catitu/HALT e ver a mostra de Iara Abreu (Aspectos Urbanmos) e o bibliotecário gentil , mostrou-me que catalogava diversos lançamentos.Eles têm uma gibiteca que em breve terá autonomia em relação ao todo da BMIJBH

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do InBrasCi
Vice presidente do IMEL
Representante do Movimento Cultural aBrace.


Bem , vejam abaixo as atrações de hoje:

.

Na programação, hoje, quinta feira, 08/10/2009, às 14:30, Ciça Fittipaldi, no Teatro João Ceschiatti, bate papo com os presentes.Professora de Design Editorial e de ilustração, Ciça já lustrou mais de 50 livros infanto-juvenis, endo ganho duas vezes o prêmio Jabuti.Ela é uma das homenagedas do FIQ, e, com ela, Renato canini, que desde 1967 faz ilustrações para livros infantis.Canini lena a justa fama de ser "um dos melhores desenhistas do personagem Zé Carioca , pois além do se traço característico, deu ao papagaio uma identidade brasielia ,sempre remetendo aos costumes dos morros cariocas e tendo o humor como caracter´sitica costante (ic,apud o joenlzinho do FIQ, distribuido no evento, com a programação.
Às 6 horas, sessão de autógrafos com Guy Delisle (Estande da livraria leitura) .Lançamento do Livro Shenzhen.

Também às 16h, ançamento da Revista Gnte feia na TV, n.1, de Chico Félix (no estande Revistas Independentes).
Às 18:30h, Gisele de Haan, Sierra Haan (EUA) e Silvio Aexandre, de SAMPA, Brasil, estarão na Mesa que abordará "MERCADO EDITORIAL" , no Teatro João Ceschiatti)

Às 19 h, Liniers autografa.Lançamento de Macanudo #2"(estande da Livraria leitura).

também às 19 h , lançmento da Rvist Tarja preta número 6 (no Estande Revistas Independentes)

Às 20h, Ben Templesmith, da Áustria, nate papo (Teatro João ceschiatti).

P FIQ tem tido um gande número de aficcionados, torna belo Horizionte a "Capital Mundial dos Quadrinhos" e acotece no parque Munipal e no palácio das artes.

Vc encontra as necessárias informaçõe em www.fiqbh.com.br/6fiq

A entrada é franca.-

SERVIÇO:
www.mochoarte.com

Vale a pena navegar até lá.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

EXPOSIÇÕES COMEMORATIVAS ANIVERSÁRIO DO SIAPEMG-um quarto de século

EXPOSIÇÕES COMEMORATIVAS 25º ANIVERSÁRIO DO SIAPEMG


ARTISTAS SELECIONADOS PARA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS SIAPEMG “MOMENTO LÍRICO”

SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS



1. LOCAL: ABCDÉF GALERIA
2. ENDEREÇO: Rua Padre Eustáquio, 567 – Carlos Prates – Belo Horizonte – MG
3. TELEFONE: 31-3278-4796
4. ABERTURA: 29 de outubro de 2009, às 20h00
5. PERÍODO DE VISITAÇÃO: 30 de outubro a 27 de novembro de 2009.
6. DATA PARA ENTREGA DAS OBRAS: 26 de outubro de 2009, das 13h00 às 17h00
7. As obras deverão ser entregues devidamente embaladas e identificadas com o nome do artista, o título da obra, a técnica utilizada e o valor (caso a obra esteja à venda).
8. Informações: 31-3278-4796 – siapemg@siapemg.com.br



NºNomeObras selecionadas
01Anderson Siqueira1. Figura Feminina
02Cecília Cunha1. Mulheres Brasileiras – Minhas sobrinhas (Natália)
03Déia Leal1. Portal de Eros
2. Portal da Fuga

04Elisiana Alves1. S/ Título – Meninas lavadeiras II
2. A grandeza do “jequi”
3. Rio Jequitinhonha II
05Hélcio Viana1. S/ Título I
2. S/ Título II
06Ivânio Cristelli1. S/ Título
2. S/ Título II
3. S/ Título III
07Luiz Carlos Vicente1. S/ Título I
2. S/ Título II
3. S/ Título III
08Mauro Silper1. Urbes & Orbes
2. “Cubos”
09Rachel Paulinelli1. Flores coloridas
2. Flores ocres



Artista Convidado:

NºNomeObras selecionadas
01Ajuricaba Brasil1. Índio I
2. Índio II
3. Índio III



Enviado por:

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG
(31) 8431-4648
Telas: http://deia-leal.artelista.com/
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm

sábado, 3 de outubro de 2009

Tahiana Máximo expõe na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa-Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa-Passarela Cultural



Dagma Braga, poeta e divulgadora cultural , da Letras e Ponto, nos envia a chamada abaixo:


"Prezada Clevane




Venha conferir a exposição

Transborda

de

Tahiana Máximo A. Saúde




De 05 a 31 de outubro

Passarela Cultural
Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Rua da Bahia, 1.889 - 2º piso - Funcionários - BH"

Divulgação:

Clevane Pessoa
Diretora Regional do InBrasCi -Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Vice Presidente do IMEL -Instituto Imersão Latina.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Everi carrara escreve sobre LUZ NEGRA-DVD de Fernanda Takai

Everi Carrara, Representante do Movimento Cultural aBrace em Araçatuba/SP e Cônsul de Poetas del Mundo, apaixonado fã de Frnanda takai e sua música,divulgador que é do Pato Fu, nos envia seu comentário sobre LUZ NEGRA:




"Pessoal,recebi o DVD LUZ NEGRA da cantora e amiga FERNANDA TAKAI, escrevi esse texto, postei no telescopio.vze.com
no qual tb se encontra material fornecido por ela sobre sua conquista do PREMIO VMB/MTV e seus agradecimentos.Favor postar o texto abaixo em seu blog/site


FERNANDA TAKAI É INCANSÁVEL!
DVD LUZ NEGRA/fernanda takai

FERNANDA TAKAI acaba de lançar o DVD LUZ NEGRA, um desdobramento do cd ONDE BRILHEM OS OLHOS SEUS,dedicados á NARA LEÃO,nossa eterna musa, nossa cantora preferida. A doce cantora do PATO FU parece incansável, depois de escrever um livro, fazer turnês pelo país a fora, gravar no Japão,e conceder inúmeras entrevistas. Recentemente, conquistou merecidamente prêmios no VMB da MTV como destaque da Música Popular Brasileira.

Fernanda Takai pode ser pop, pode ser MPB, ou o que de melhor ela quiser fazer,é uma mistura de talento, graça e ousadia. Acredito que FERNANDA esteja muito feliz,parece ser uma pessoa iluminada, cheia de vida e musicalidade para compartilhar com sua gente e seus fãs, porque a responsabilidade que lhe adveio deve ter sido imensa,e quase intransponível. Em determinada parte do DVD ela confessa que às vezes ,quando pouco ou nada se espera da realização de algo na vida,eis que nos superamos com irretocável êxito. FERNANDA TAKAI se superou de novo, conseguiu produzir mais uma jóia musical.Consegue fazer reeleituras da Jovem Guarda, de chorinhos e até de coisas pop do Michael Jackson. Acho que FERNANDA TAKAI é incansável!

LUZ NEGRA é um trabalho imperdível, fascinante, memorável, tanto pela capacidade dos músicos,como pelo arremate da iluminação,a equipe de produção,e a escolha do repertório. A reeleitura dos clássicos da bossa nova como insensatez, o barquinho (kobune), ordinary world (da banda oitentista Duran Duran), são plenamente convincentes;gostaria de ouvir e ver FERNANDA interpretando algumas canções de Paul McCartney ,quem sabe, distractions, another day, heart of the country,blackbird...
No DVD encontramos as ótimas releituras de Com açúcar com afeto, Diz que fui por aí, músicas insuperáveis na voz de NARA, que neste trabalho encontramos a guitarra discreta, irrepreensível, sem exageros,clean, de JOHN ULHOA.

Os arranjos foram feitos pelo maestro LULU CAMARGO, espero que FERNANDA sempre o tenha por perto, pois os teclados e arranjos do maestro parecem-me fundamentais para a plasticidade do show, da estética predominantemente suave, neo-bossa novista e pop, que faz de FERNANDA TAKAI e do PATO FU uma referência essencial para quem ainda acredita em boa música nesse caldeirão sonoro mundial.

everi rudinei carrara/http://telescopio.vze.com
jornaltelescopio@gmail.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MOONSCAPE, by Andersen Viana, imperdivel-de 01 a 04 de setembro, no SESI


Foto:Andersen Vana (crédito:Gregor)



O talentosos Maestro Anderson Viana inova seu repertório de composições com uma sofisticada apresentação experimental, onde todo o universo sonoro/visual será explorado, tendo como bojo de inspiração a paisagem lunar.O nome é "Paisagem Lunas-Moonscape".
]
A primeira apresentação será dia 01 de outubro e também 02 e 03, no Teatro do SESI-HOLCIN (que fica no Bairro Santa Efigênia, à Rua Padre Marinho 60).

Ao adquirir o ingresso, a pessoa será gratificada com a trilha sonora, em CD, o que sem dúvida é uma boa jogada de marketing:compra-se o CD e assiste-se ao espetáculo, ou o inverso? Mas,de qualquer forma, será sempre um programa imperdível.
No ano passado, também na Primavera, Andersen Viana -Produtor Cultural, Maestro, Mestre, doutorando em Música pela UFMG- apresentou o belo A Cigarra e a Orquestra, que encheu salas de espetáculo.

Apaixonado pela música ligada à Cinestesia, visionário e competente, especializado em Composição Musical e também Música para Cinema, na Itália e na Suécia .

Muito premiado -cerca de duas dezenas de prêmios , é bastante reconhecido também fora:Estados Unidos, Grécia, Itália, Fralna, Holanda e Bégica, além de nosso País, mas não os deixa subirem à cabeça - ter temperamento apaixonado pela Música de excelência , não o impede de voltar o olhar para os mais carentes, na crença de que sua arte poderá estar ao alcance de todos Basta lembrar que, neste ano, lançou um CD com o resultado de seu trabalho -realizado om a assessoria da artista plástica e poeta Regina Mello, diretora do MUNAP (Museu Nacional da Poesia)-com um coral de crianças de Nova Contagem (Projeto IPÊ).

O Maestro Anderson Viana é também escritor e para não fugir do foco de seu interesse, denominou seu livro "Contos Cinematográficos".

Nos segundos domingos de cada mês, no Sementes de Poesia, quem lá está, pode ouvir a leitura de trechos desse intressante livro.

Andersen é de "família musical" : filho do Músico Sebastião Viana, recentemente falecido e irmão de Marco Viana, tem público cativo e conquista outros, cada vez mais.Amigo de poetas e artistas , não apenas da área musical, transita livremente pela poeira estelar do belo.

Nos dias 1,2e 3, o espetáculo acontecerá a partir das 21 horas.Já no domingo 04, será às 20h.

E, pasme-se, o ingresso , a preço populares, para ampliar possibilidades de que todos possam conhecer MOONSCAPE, custa apenas 10,00(inteira) e 5,00(meia).

A produção artística está ao encargo de Regina Mello e apresenta a lavra de artistas plásticas:Esthergilda Menicucci, Abadia França. Os trabalhos serão projetados em telões, juntamente com o trabalho de cineastas( Suzanan Markus, Carlos Canela, Marco Aurélio Ribeiro).

Uma informação a mais sobre o maestro Anderson Viana:o catálogo de sua obra abrange 266 títulos , mostrando grande variação , da música de cãmera , à eletrônica, da ópera, as trilhas de filmes( foi premiado, por exemplo, com a do curta "O Trem Fantasma", no Festival de Gramado/RS/Brasil), sinfonias, etc.

Não percam a oportunidade de conhecer esse novo trabalho.Andersen Viana é um motivo de orgulho para a capital mineira! Neste ano, no Paz e Poesia, o agraciamos , em reconhecimento, com a Pomba da Paz (criação de Dayrell) e, no Sementes de Poesia, com o certificado de Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida- concedido por mim , enquanto Embaixadora da Paz (Genebra, Suiça, Cercle de Les Ambassadeurs de La Paix), pela Rede Catitu Cultural(leia-se Marco Llobus, Presidente), pelo CCLagoa do Nado/SPoesia (pelo sociólogo Ricardo Evangelista) e pela ONG Alô Vida(Claudio Márco Barbosa).

Não percam!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, MG-