terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Clevane entrevista Vanias -Diniz e Serra-a respeito da parceria em Aquarela Poética-Editora Ottoni
From: Clevane lopes
To: Vânia Moreira Diniz
Sent: Wednesday, October 14, 2009 10:14 PM
Subject: Clevane entrevista Vanias
Querida:
Entrevista dupla: Vânia Diniz e Vania Serra
1:Qual a sensação de escrever um livro geminado?Sei que Vânia Diniz já escreveu um com a mana biológica, Cristina Safadi. E com uma irmã de alma?
Vania Serra- A gente se sente muito apoiada. Ter com quem dividir decisões e questionar nos dá muita segurança, além de muito estímulo. Com irmã de alma, então, nem se fala! O que uma pensa a outra adivinha.
Vânia Diniz- É prazerosa essa troca de sensações e sentimentos, principalmente quando uma conhece profundamente a alma da outra. Na verdade parece que uma decisão no que se refere ao livro é como o eco que ressoa de forma fascinante e vamos escrevendo e sentindo que estamos no mesmo ritmo harmonioso.
2.Qual de duas escolheu o título? Qual a razão?
2:Vania Serra Eu, Vânia Serra, sugeri alguns títulos e a escolha foi acordada.
“Aquarela” representa a diversidade de cores que reflete nossa poesia. Foi uma forma de classificar os contrastes.
Vânia Diniz – Não tinha pensado ainda no título, Vania Serra sugeriu vários títulos e ambas nos apaixonamos pela “Aquarela “ pelo que ela significava para nós nas cores que se diversificavam conforme as fases de nossas vidas.
3: Residindo em países diferentes, que forma escolheram para a feitura do livro?
3-Vania Serra A distancia não tem u m papel muito forte no nosso projeto. Sempre que nos encontramos, discutimos os planos. Os detalhes são fechados pela internet!!!
Vania Diniz- A minha amiga Vania Serra vem pelo menos duas vezes ao Brasil e estamos sempre em contato pelo skype, telefone ou e-mails. Trabalhamos muitas vezes juntas quando ela está aqui e outras pela internet. E a conclusão foi fácil porque sentimos muita vibração em realizar esse trabalho juntas. Esse é o primeiro projeto juntas, mas pretendemos realizar outros
4: Cada qual escreve sobre o mesmo tema, os temas foram livres?
4-Vania Serra - Escolhemos as poesias e depois as compatibilizamos de acordo com os temas.
Vânia Diniz- Escrevemos e selecionamos as poesias dentro do tema que foi escolhido.
5: - Quanto tempo transcorreu para que o livro fosse considerado "pronto"?
5-Vania Serra- Uns oito meses, creio.
Vânia Diniz- Quase um ano, não sei ao certo, mesmo porque nossas horas de trabalho foram intercaladas e eram sempre motivo de prazer.
6: O que vcs duas têm em comum?
6- Vania Serra-As fantasias, os sentimentos, os sonhos...A amizade permeia tudo.
Vânia Diniz- _ A esperança de um mundo melhor, os sonhos, o amor pela literatura;expectativas, ideais e a confiança na nossa amizade fraterna e profunda.
7:Em que são diferentes?
7- Vania Serra - Somos diferentes nos estilos de escrever.
Vania Diniz- Temos maneiras diferentes de escrever e poetar e é justamente isso que torna fascinante o nosso trabalho.
8:Deixem seu recado a respeito da experiência de trabalho ou...e/ou prazer.
8- Vania Serra- Desenvolver um projeto literário é sempre um desafio. A vantagem é que o prazer torna as coisas fáceis. Assim foi conosco. Ambas vibramos e sofremos e o resultado nos preencheu e alegrou.
Vânia Diniz- Um trabalho literário é algo desafiador e prazeroso e quando há uma parceria de amizade é algo muito especial porque embarcamos nos mesmos sonhos e expressamos nossos sentimentos vibrando em uníssono. Seu resultado nos leva à mesmas ansiedades, alegrias e dividindo o prazer de todas as fases. Esse projeto nos realizou intensamente tanto em sua elaboração quanto na conclusão e na aceitação e entusiasmo de nossos leitores, colegas e amigos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário