sábado, 28 de novembro de 2009
Solenidade de Entrega do Troféu Juca para Lygia Fagundes Telles
Recebo convite da UBE (União Brasileira de Escritores) - e agradeço- sobre a entrega do Trof´[eu Juca pato para nossa Lígia Fagundes Teles, neste dia 30 de novembro, numa segunda feira, às 18 horas, no Largo de São Francisco 95- o endereço da Faculdade de Direito, em S.Paulo.O título que a UBE lhe dá, de "Intectual do Ano"!, é realmente merecido.
Louvo Lígia (*),
flor de margem,
flor de flora germânica,
germana dAs Meninas,
que Antes do Baile Verde,
dançam inteiras, indefloráveis,
mas de almas abertas
que podem ser despetaladas...
Lígia, lig(i)a e argamassa de aromas e palavras,
intelecrual de tantos anos,
os meus e os dela e os de todos os seus leitores...
Li(gi)a Lígia, e sentia o cheiro da Literatura forte
da mulher que exala gênero e sabe alçar valores,
receber aplausos e reconhecimentos
de homens.
Certa foto de Cecília Meireles,
traz a poeta abraçando flores
entregues por Lígia Fagundes Telles,
quase menina
e sempre contadora de enredos,
segredos e amores
no entorno de uam Ciranda de Pedras,
onde todos os anos , ciclicamenbte,
faz Verão no Aquário e então,
todos verão
a in/Disciplina do Amor.
Louvo Lígia, na Academia,
a Lígia de todo dia
vestida em seu fardão.
Intelectual de muitos panos
de todos os anos,
aceita agora
a láurea de ser Lígia de um ano,
sorrido nos lábios...
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Academia Feminina de Letras
cadeira número 05, Cecília Meireles.
Dirtora Reginal do InBrasCi
Cadeira número 11, Laís Corrêa de Araújo, ALB/Mariana.
Belo Horizonte, MG, em 28/11/2009
><><><><>***<><><><><
(*)"Lígia: germânico: "nome de uma filha de um dos reis Lígios, tribo germânica". grego: "nome de uma flor das margens do mediterrâneo". Masculino: Lígio."
Lygia Fagundes Telles in Conferência-Academia Paulista de Letras
Em maio, escrevi sobre essa lígia, essa pessoa, essa mulher escritora de tantos pontos nos contos, nas contas, nos cantos:
http://chamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/05/lygia-fagundes-telles-in-conferencia.html
Academia Paulista de Letras, em 07 de maio de 2009, recebe Lygia Fagundes Telles in Conferência.
Fotos-->Lygia, bela em todas as idades...Desde onde aparece aos 22 anos, em 1945. até recentemente e também com o fardão da ABL.
Lygia Fagundes Telles! O nome da escritora sempre exerceu uma grande fascínio cobre mim.Nos Anos 60/70, quando eu trabalhava na Gazeta Comercial,e depois, com Messias da Rocha, fui co-proprietária do tablóide Urgente, Editora de Arte e Literatura , as editora mandavam-me livros para resenhar.Jovenzinha, eu a achava linda-e era, o protótipo da mulher de rosto sedutor, mandíbulas bem arcadas, olhos expressivos, elegante.
Quando a José Olympio, que era prolífera em bons autores brasileiros mandava algum de Lígia, eu largava tudo, para ler seus enredos com sabor de veracidade, mas povoados de encantamento.Amava as protagonistas verdadeiras, a alma feminina ali, garganta exposta ao beijo ou à faca do leitor.
Dos tempos de normalista, já lera o famoso Ciranda de Pedra .Da editora, recebi os romances Verão no Aquário, 1964 ,As Meninas, 1973 ( que mereceu o Prêmio Jabuti) e
As Horas Nuas, 1989 .
Lia os de contos, as antologias.Relia.Lembro-me grávida de meu filho Alessasndro(desenhista e contrabaixista Allez Pessoa, meu primogênito e filho de meu primeiro marido, e colega de redação Antonio Messias da Rocha Filho, poeta-trovador), no ano de 1971 e deliciar-me, semiplenilunar,com a "Seleta"- uma seleção da Nelly Novaes Coelho, da coleção Coleção Brasil Moço-Literatura Viva Comentada, .E levei-a para a maternidade, pois ele nasceu dia 04/01/1972, pensando em ler nos intervalos, incapaz ainda de avaliar que um recém nascido pede nossa atenção por 24 horas.
Seus livros são traduzidos para outras línguas.Apraz-me saber que outros leitores que não os brasileiros também degustam-lhe o estilo personalíssimo.Lygia escreve desde nova, uma mulher para se aplaudir, que pertence à Academia Brasileira de Letras e além da Josè Olympio, editou pela Cultrix, pela Cultura, pela Nova Fronteira- e é chamada "a menina dos olhos" da hodierna Companhia das Letras.
Participa ainda de várias coletâneas e antologias, com textos estudados em escolas.
Lígia recebeu premiações importantes e cito:Prêmio do Instituto Nacional do Livro (1958) ,Prêmio Guimarães Rosa (1972) ,Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (1973) ,Prêmio Pedro Nava, de Melhor Livro do Ano (1989),Melhor livro de contos, Biblioteca Nacional ,Prêmio APLUB de Literatura ,Prêmio Bunge (2005) ,Prêmio Jabuti ...
Agora, a Academia Paulista de Letras , à qual pertence,envia-me convite para uma conferência-ela que em 19 de abril, completou 86 anos.Adoraria poder ir.Voaria de Belo Horizonte a São Paulo, para abraçar essa escritora !
Desejo muitos sucessos nessa conferência , que certamente será ótima, pois a autora é testemunha de várias décadas.Parabéns à APL, por essa iniciativa.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do inBrasCi, Vice-Presidente do IMEL, eleita para a AFEMIL(Cadeira Cecília Meirelles-e a tomas posse dia 30 deste m~es, na ALB/Mariana-MG, Cadeira Laís Corrêa de Araújo.
"Prezados amigos:
Como parte das comemorações do Centenário da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, a acadêmica LYGIA FAGUNDES TELLES proferirá conferência na próxima quinta-feira, 7 de maio de 2009, às 17 horas, na sede do Largo do Arouche, 324, 2º andar.
Vocês são convidados especiais para esse evento que terminará, impreterivelmente, às 18 horas.
Aguardamos vocês.
José Renato Nalini
Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS"
Se quiser ouvir Lygia, ela comenta em video,a reedição de seus livros, pela Companhia das Letras, em comunidadelft.blogspot.com/
Clevane Pessoa
Marcadores: Lygia Fagundes Telles in Conferência-Academia Paulista de Letras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário