segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO-Terrugem-PT e 19º Concurso de Contos Paulo Leminski


Giani Gianini envia dois concursos literários.O primeiro, em Portugal,até 10 de maio, para residentes ou naturais do Alentejo,.
O segundo,de Contos, Paulo Leminski, até setembro, a data limite de nevio dos textos.
1º PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO / Portugal
Agradecemos à atenciosa leitora deste blog.


PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

1 – É lançado o PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO. Este prémio, cujas normas de participação se definem no presente documento, tem como objectivos homenagear, divulgar e valorizar a poesia popular alentejana.

2 – A Entidade promotora deste evento é o Centro Cultural da Terrugem, com sede na: Rua dos Quintais nº5 -7350-491 - Terrugem – Elvas / Portugal.

3 – Destinatários: Esta iniciativa destina-se a todos os autores de poesia popular alentejana, nascidos no Alentejo ou com residência na região.

4 – As obras concorrentes deverão respeitar as seguintes práticas gerais:

a) – Todos os poemas a concurso devem ser inéditos (nunca publicados em livro, jornais, revistas, etc.).
b) – No âmbito da poesia popular, podem ser entregues obras em qualquer modalidade (quadras, quintilhas, sextilhas, décimas etc.).
c) – Cada concorrente pode apresentar mais do que uma obra poética, desde que as envie separadamente e com pseudónimos diferentes.
d) – Cada obra deverá ser apresentada com o mínimo de uma folha A4 e o máximo de quatro folhas A4. Estas devem ser agrafadas, numeradas e assinadas com pseudónimo.
e) – Nas obras entregues, não deverá constar qualquer indicação sobre a identidade do concorrente, sob pena de exclusão.

5 – Entrega das obras:

a) – Para concorrer, cada autor deve entregar em mão ou enviar por correio, dentro de um envelope fechado, quatro exemplares de cada obra, assinados com pseudónimo. Simultaneamente, deve enviar dentro do mesmo envelope, outro envelope fechado, com a identificação do autor (nome, endereço e telefone ou email) no interior e o pseudónimo utilizado, no exterior.
b) – Os exemplares devem ser entregues até às 18.00 do dia 29 de Maio de 2009, no Centro Cultural da Terrugem.
c) - A entrega por correio deverá ser feita através de registo com aviso de recepção, para a morada indicada no ponto 2 destas normas de participação.
d) – Todas as obras recebidas serão identificadas, no envelope exterior, com um registo de entrada, numerado e datado.
e) – Não serão aceites envelopes cuja data dos correios seja posterior à data limite de entrega.

6- Prémios a atribuir:

a) – 1º Prémio – 250 Euros.
b) – O Júri poderá atribuir menções honrosas no valor de 50 Euros cada.
c) – Os concorrentes premiados serão oficialmente informados do resultado do concurso e da data da sessão de entrega dos prémios, por carta registada com aviso de recepção. Proceder-se-á também à divulgação dos vencedores na imprensa regional.
d) – A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia pública, com data a anunciar.

7 - Composição e atribuições do Júri
a) – As obras a concurso serão avaliadas por um júri constituído por três elementos, ligados à poesia e/ou à literatura, escolhidos pela direcção do Centro Cultural da Terrugem.
b) – Nenhum elemento do Júri pode ser concorrente ao Prémio.
c) – As deliberações do Júri serão tomadas por maioria.
d) – O Júri poderá não atribuir o Prémio, se entender que as obras a concurso não possuem o nível exigido.
e) – Das decisões do Júri não haverá recurso.
f) – Os sobrescritos contendo os elementos de identificação dos concorrentes serão guardados e
só serão abertos depois da decisão do júri e na sua presença, os que forem premiados. Todos os outros não serão abertos e, respeitando a privacidade, serão mais tarde destruídos.

8 - Outras normas:

a) – As obras não premiadas poderão ser levantadas, pelos autores, no Centro Cultural da Terrugem até dois meses após a divulgação da deliberação do Júri. Findo este prazo, proceder-se-á à sua destruição.
b) – Todos os participantes devem conhecer e cumprir o aqui estipulado, já que, o não cumprimento do enunciado nestas Normas de Participação levará à sua exclusão deste Prémio de Poesia Popular.
c) – Os casos omissos serão resolvidos pela entidade organizadora.
d) – Os autores premiados autorizam a divulgação e utilização dos poemas em toda e qualquer acção promovida pelo Centro Cultural da Terrugem.

CENTRO CULTURAL DA TERRUGEM, 11 de JANEIRO DE 2009



César Magarreiro
cmagarreiro@gmail.com
*******************************************



19º Concurso de Contos Paulo Leminski


O Concurso de Contos Paulo Leminski, cuja inscrição e participação é gratuita, faz parte do Calendário de Eventos Culturais de Toledo e Unioeste, com repercussão na área cultural e literária da cidade e região; tem como objetivo maior incentivar e estimular o exercício da linguagem escrita e, sobretudo, divulgar a produção literária "conto".

A realização do evento é uma atividade conjunta entre a Unioeste - Campus de Toledo - e Prefeitura Municipal de Toledo - ao encargo da Secretaria Municipal de Toledo, através da Biblioteca Pública Municipal. Esse evento tem sido realizado anualmente há mais de dezoito anos, e neste ano ocorre a 19ª edição.

Durante esse período algumas empresas colaboraram e contribuíram para sua realização, mas o investimento quase que total tem sido de ambas as instituições públicas. Do concurso anualmente participam contistas toledanos e paranaenses; outros provêm da grande parte dos estados do país e também escritores do exterior. Além dos três melhores contos, os quais recebem prêmios em dinheiro, não figurando entre os três melhores contos, ao Melhor Conto Toledano é também anualmente dado um prêmio, como forma de incentivar a participação local. Uma banca julgadora, composta por professores, escritores e jornalistas se reúne durante uma semana para a leitura escolha e julgamento dos contos inscritos.

A cada ano alguns contos recebem menções honrosas, cujos autores recebem certificados que documentam essa menção. Após a decisão da banca, os contos premiados são divulgados nos Portais da Unioeste e Prefeitura Municipal, na mídia local e mais tarde são reunidos, a cada período de quatro ou cinco anos, numa coletânea. Assim, os escritores de contos premiados, e também aqueles que tenham recebido menção honrosa, têm seus trabalhos publicados num volume.

A realização do concurso de contos há dezoito anos também tem sido uma forma de divulgação da universidade e do Município de Toledo não apenas em nível regional, senão que também nacional e internacionalmente. A iniciativa de criar um concurso de contos surgiu a partir da constatação de que não havia, em Toledo e região, oportunidade para a divulgação de trabalhos literários.

Desta forma, em reunião de 08/05/89, Ata nº 03/89, o então Departamento de Letras da UNIOESTE/FACITOL aprovou a criação do Concurso de Contos Paulo Leminski. Já na sua 1ª edição o concurso extrapolou os limites do Município e região atingindo 10 municípios do Estado do Paraná. Na 5ª edição não só ganhou repercussão nacional como também internacional. E na última década são recebidos contos de países da América do Norte, Europa e Ásia. Julga-se de grande importância para a comunidade acadêmica e também para a comunidade de Toledo sua continuidade.

REGULAMENTO

Serviço:

Inscrição: até 30 de setembro de 2008

Premiação: 22 de novembro de 2008

Informações:

Unioeste - Campus de Toledo - PR - Brasil
Biblioteca Pública Municipal de Toledo - PR
Fone/Fax: (45) 3252-6225
E-mail: biblioteca@toledo.pr.gov.br

Nenhum comentário: