segunda-feira, 10 de março de 2008

TOKYOGAKI:homenagem aos cem anos da imigração japonesa




Imagem:Sakura (cerejeira)

SESC Avenida Paulista apresenta
TOKYOGAQUI uma homenagem diferenciada aos
100 anos da imigração japonesa
SESC mistura um pedaço de Tokyo
a um da Avenida Paulista criando outro lugar:
TOKYOGAQUI

A multiplicidade da cultura japonesa – com sua mistura de elementos tradicionais e o universo pop. O consumo, a preservação, a arte clássica e aquela experimental e ultra contemporânea.
Entre as atrações, trecho do espetáculo “Foi Carmen” de Antunes Filho, inédito em São Paulo, realizado em homenagem a Kazuo Ohno. Uma grande exposição com
vídeos, objetos, filmes, e fotografias do mestre do butô “Kazuo Ohno” com, apresentações de Yoshito Ohno, e outros intérpretes de butô japoneses,
um espetáculo do grupo Yubiwa Hotel (um dos maiores representantes da arte pop
contemporânea japonesa), que recria sua critica à idéia da “junk food”com artistas brasileiras é uma mistura entre São Paulo, Tokyo e seu consumo excessivo.
Performance da artista Elisa Ohtake
E um bando de japonesinhos, discutindo os conceitos de identidade e afeto, entre outros. Aqui, a imigração japonesa e seus 100 anos assumem outra dimensão, são comemoradas como integração e mixagem de idéias, imagens, verdades, reflexos e mentiras.



A cultura japonesa, com seus muitos recortes estará à mostra a partir de 15 de março em três andares do prédio da UNIDADE PROVISÓRIA SESC AVENIDA PAULISTA, no projeto denominado TOKYOGAQUI.
Tokyogaqui – Tokyo Ga( imagem na língua japonesa) aqui

Nos três andares acontecerão, durante dois meses e poucos dias, apresentações de artistas brasileiros e japoneses que estão ligados à cultura japonesa, seja através de um desmonte, da reprodução ou da reinvenção da mesma. Artes tradicionais, e outras ações até mesmo desconsideradas como arte estarão presentes e misturadas: performances de butô, animês, filmes clássicos e outros desconhecidos, máquinas de dançar, obras de arte japonesas e brasileiras, objetos clássicos e outros industrializados, e excessivamente comuns, compõem e recriam as imagens da cultura japonesa como reflexo e imitação de uma das esquinas mais luminosas, coloridas e movimentadas de Tóquio. Tokyogaqui é uma imagem de Tokyo aqui, é também, em outra significação, uma imagem barata de Tokyo, como todas as imagens que circulam hoje, neste tempo de excesso e de “dessignificação”. Realização do SESC, e co realização do Agency for Cultural Affairs of Japan , BankArt 1929 de Yokohama, do Liaison of International Butoh e Kazuo Ohno Dance Studio, a curadoria geral do evento é de Ricardo Muniz Fernandes, com a co-curadoria de Hideki Matsuka e Christine Greiner. O evento segue até 4 maio.



A programação tem como um de seus principais destaques uma homenagem aos 101 anos do mestre, e um dos pioneiros do butô, Kazuo Ohno e ao introdutor do butô no Brasil o coreógrafo Takao Kusuno. A parte da exposição sobre Kazuo Ohno já foi mostrada em Tokyo, Bolonha, Nova Iorque e agora chega à São Paulo, e trará inserções de imagens das várias passagens de Kazuo Ohno pelo Brasil, através da visão do fotógrafo Emidio Luisi.

No andar reservado ao universo pop, denominado Tradição Pop, acontecerão performances de importantes artistas do cenário contemporâneo japonês, como o grupo Yubiwa Hotel, a funkeira Tigarah, a bailarina da Escola Fujima Heidi Durning e uma série de apresentações e competições de cosplays (fantasias inspiradas em desenhos animados e games orientais), anime-kes, karaokes, enkas e parapara além de várias outras “invenções e manias” da juventude japonesa, que já contaminaram todas os lugares do mundo, inclusive o Brasil, que elegeu ano passado o campeão mundial de Cosplayers. Teatro comum, feito longe dos palcos, para grandes multidões. Pop em pleno sentido e funcionamento. Especialistas de universidades japonesas e americanas arquitetam, em alguns momentos, as idéias e motivos deste Japão espalhando-se pelo mundo.


No andar denominado Bia gaden, (palavra japonesa utilizada para designar “Jardim de Cerveja” -- “beer garden”) haverá degustação de comidas especiais, e exposições várias sobre a plasticidade da comida no Japão. O Japão existe como um império de cores, sabores e exotismos, e neste andar, a comida se espalha , seja como artesanato ou como produto industrial para consumo de massa. O andar, durante os 48 dias da exposição, vai revelar descobertas e alguns segredos do bairro da Liberdade, como doces de casamento ainda fabricados artesanalmente, esculturas gastronômicas, design de alimentos e embalagens. Pontuando e ressaltando a importância e o universo imensurável da comida japonesa e sua fabricação.

Não é por acaso que o projeto acontece no SESC Avenida Paulista, como explica Christine Greiner: “A estrutura deste centro cultural lembra muitas vezes o bairro de Shinjuku ou Shibuya em Tóquio. Lá, existem vários prédios que, por fora, se parecem com um edifício de escritórios comum, mas ao entrar você descobre um outro mundo: em um andar tem um restaurante, em outro uma academia ou um teatro. Quando pensamos em trazer essa programação para o SESC, logo lembramos da unidade da Avenida Paulista e achamos que este seria o espaço ideal para abrigar um projeto deste porte e conceito. Nunca buscamos um Japão tradicional, o Japão pop ou da vanguarda, mas este Japão vivido ou imaginado com o qual convivemos diariamente, principalmente como habitantes da cidade de São Paulo”.

Butô, cultura pop e gastronomia japonesa

três andares:

No quinto andar, o Tradição Pop, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre a cultura tradicional e a cultura pop japonesa, suas conexões e distanciamentos. Apresentações de grupos contemporâneos, como o Yubiwa Hotel, exposição de mangás, sala de cinema com trechos de filmes japoneses e outros tantos de várias nacionalidades que fazem referência ou reinventam o país do sol nascente, máquinas de games, Ikebanas digitais, bailarinos de kabuki e cantores de Nô, competições de cosplays, animes, karaokês e apresentações de artistas brasileiros conectados e capazes de redimensionar o “mundo real e imaginário japonês”. Esquinas de Tokyo, paisagens de Ozu, encontros e desencontros, samurais comendo melona, um mundo tão perto e tão longe de Tokyo ou São Paulo: um mundo mangá.

O nono andar, batizado de Ohno 101 + Kusuno, será uma homenagem ao butô e aos 101 anos de Kazuo Ohno, considerado o maior disseminador da técnica criada por Tatsumi Hijikata. O mestre, que está no Japão, ainda vivo, sofre do mal de Alzheimer e tem sua doença e processo de morte registrado, passo a passo, em vídeo, como em suas performances butô. Em uma recriação do quarto e estúdio do artista, imagens de suas criações.

Enquanto no andar pop teremos muita luz, neste, a temática e o ambiente serão completamente diferentes. Lembrando as características do butô, o andar toma como referência as sombras, elemento fundamental na cultura japonesa, conforme o escritor Junichiro Tanizaki em seu livro Em Louvor da Sombra; principal fonte de inspiração para os curadores na construção deste espaço. Um chão irregular obriga o visitante a caminhar devagar e com atenção, desequilibrando-se. Atores brasileiros que trabalharam com o artista Takao Kusuno, outro homenageado neste andar, percorrem o espaço como fantasmas, emergindo da penumbra com imagens significativas.

O último andar do prédio da Unidade Provisória SESC Avenida Paulista, onde funciona a Comedoria, será transformado em um Bia gaden.. Quem explica o conceito é o curador Hideki Matsuka: “No verão, os japoneses costumam se reunir em terraços de prédios – decorados ao melhor estilo japonês - com lanternas de papel e muitas luzinhas - para beber, cantar nas tradicionais máquinas de karaokês e se divertir. Queremos recriar esse ambiente na Comedoria. Além disso, ela terá espaço para a gastronomia japonesa. Teremos degustações de doces preparados artesanalmente e vitrines com alguns pratos típicos – menos sushi e sashimi”. A intenção é passar para o visitante um pouco do conceito de que comida é uma arte que deve ser apreciada com calma (slow food). Para o japonês, a hora da alimentação é algo tão sério que até as embalagens de coisas simples, como uma bala, são verdadeiras obras de arte, cheia de detalhes.

PROGRAMAÇÃO TOKYOGAQUI - MARÇO

DANÇA

Espetáculo KUU (VAZIO)
Com Yoshito Ohno
Dias 15 e 16 de março, sábado e domingo, às 20 horas
Espaço Nono andar - Ohno 101 + Kusuno

Filho único de Kazuo Ohno e primeiro intérprete de butô a trabalhar com Hijikata em 1959 (o criador da técnica), Yoshito Ohno apresenta o solo Kuu (que significa vazio em japonês). Em 50 minutos de apresentação, Yoshito exemplifica, por meio de imagens e músicas usadas em performances de seu pai, o mais tradicional butô. O solo é uma homenagem ao pai, que tem 101 anos.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Espetáculo PLEASE SEND JUNK FOOD
Com Yubiwa Hotel
Dias 15, 16, 18 e 19 de março, sábado, domingo, terça e quarta, às 21 horas
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop

Um dos grupos japoneses mais importantes da cena contemporânea, o Yubiwa Hotel vem pela primeira vez ao país para apresentar o trabalho Please Send Junk Food. Formado só por mulheres, questiona o estereótipo feminino na sociedade de consumo. Quatro brasileiras serão selecionadas para participar do espetáculo – maiores informações no site do SESC.
Duração – 40 minutos
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Espetáculo METAL RED WOMAN
Com Mitsuyo Uesugi
Dias 18 e 19 de março, terça e quarta, às 20 horas.
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

Mitsuyo Uesugi apresenta um solo em homenagem ao mestre amigo Kazuo Ohno. Mitsuyo foi uma das principais performers do grupo de Kazuo quando ele excursionou com suas apresentações na década de 70, além de ter sido uma das suas principais assistentes. No Japão, é muito respeitada pelo trabalho solo que realiza desde a década de 1990.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Espetáculo DEATH POEM
Com Eiko e Koma
Dias 20 e 21 de março, quinta e sexta, às 20 horas.
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

Reconhecidos como os principais representantes da dança japonesa nos EUA, a dupla de bailarinos estudou a técnica do butô com os mestres Hijikata e Kazuo Ohno antes de se mudar para a Europa e para os EUA. Eiko e Koma foram os únicos japoneses a receber o prêmio Mac Arthur.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Espetáculo KOTOBA
Com daniel fagundes
Dia 27 de março, quinta, às 19 horas.
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop

kotoba, a mais nova criação de daniel fagundes. Uma dança-música orienta um grande carnaval-nipônico que acena para o silêncio.
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo FOI CARMEN
Com Emilie Sugai
Dias 22 e 23 de março, sábado e domingo, às 20 horas
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

Com idealização e direção de Antunes Filho, o espetáculo (inédito em São Paulo) é uma homenagem ao centenário de Kazuo Ohno e aos 50 anos de morte de Carmen Miranda. A montagem usa a figura mítica de Carmem Miranda para tratar de temas como arquétipos, estereótipos e fetichismo. Será apresentado somente o último fragmento do espetáculo que fala sobre o imaginário popular a respeito de Carmen Miranda. É justamente nesse trecho que os dois homenageados se encontram, relembrando o espetáculo La Argentina, de Kazuo.

A idéia de montar Foi Carmen surgiu de um convite que Antunes recebeu para apresentar uma homenagem a Kazuo Ohno, durante as comemorações do seu centenário, no Japão. Um dos criadores do butô, Kazuo foi quem ensinou Antunes a trabalhar com o subconsciente no teatro.
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo O JAPÃO ESTÁ AQUI?
Com Letícia Sekito
Dias 22 e 23 de março, sábado e domingo, às 19 horas
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop

Este é o terceiro espetáculo da bailarina que dá continuidade à pesquisa sobre a construção da imagem do Japão aqui no Brasil – os anteriores foram Disseram que eu era japonesa e E eu disse:. A série também aborda sua relação autobiográfica com o país oriental.

Criado especialmente para o evento Tokyogaqui, O Japão está aqui? tem trilha sonora composta por músicas tradicionais japonesas e canções do grupo Pizzicatto Five. Letícia constrói um Japão a partir de seu imaginário e referências da cultura pop, da literatura, do cinema, da internet e da língua japonesa. Além disso, a bailarina também busca inspiração nas práticas do Aikidô e do Sokushin kokyu hô (respiração pelas solas dos pés).
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.


Espetáculo LABYRINTH
Com Yukio Waguri e Noriko Seki
Dias 25 e 26 de março, terça e quarta, às 20 horas
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

Labirinto nos traz uma questão universal: quem sou?

A obra conta a história de um homem desarmado que ganha a forma de um xamã. Também conta a história de um espírito que o convida para um outro mundo.

Yukio Waguri, um dos principais bailarinos da cia de Tatsumi Hijikata (um dos criadores do butô), montou o duo especialmente para o Tokyogaqui, em cooperação com o Noriko Seki, principal intérprete do grupo HR Chaos, uma das mais representativas companhias de dança contemporânea japonesa.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Espetáculo TAMANDUÁS, AQUI EM BANDO – CORPO 1
Com Dorothy Lenner e Julio Vilan
Dia 27 de março, quinta, às 20 horas
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno
Dorothy Lenner e Julio Vilan revisitam Corpo 1 através de fragmentos inéditos, em vídeo, do primeiro espetáculo de Takao Kusuno no Brasil, do qual participaram ao lado de Marilda Alface e J.C. Viola.
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo TAMANDUÁS, AQUI EM BANDO – BLINK
Com Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Dia 28 de março, sexta, às 20 horas
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

Blink foi idealizado especialmente para a programação de Tokyogaqui. Key Sawao e Ricardo Iazzeta colocam foco na relação do corpo com o tempo, o espaço e a memória. Parceiros artísticos há 12 anos, Key e Ricardo são integrantes da Cia Tamanduá de Dança-Teatro (fundada por Takao Kusuno, pioneiro do butô no Brasil) desde 1998. Os dois foram intérpretes e criadores da última obra de Takao, Quimera - O anjo vai voando. Dirigem em parceria a key zetta e cia, que desenvolve seus trabalhos de criação focados na pesquisa de linguagens corporais e suas inter-relações.
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.

Espetáculo QUICK SILVER
Com Ko Murobushi
Dia 29 e 30 de março, sábado e domingo, às 20 horas
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno

O solo foi apresentado pela primeira vez em 2005, no Kazuo Ohno Festival, quando Ko Murobushi ainda estava num processo de construção do espetáculo. Murobushi tem sua pele inteiramente pintada de prata e se movimenta, levando seu corpo ao limite na busca pela dor e pela escuridão. Quick Silver recebeu o prêmio da crítica japonesa de melhor solo do ano de 2006. Ko Murobushi já colaborou com vários coreógrafos, destacando-se, entre eles, Joseph Nadj, Bernardo Monte e Carlota Ikeda.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Performances
AMAI MICHI
Com Martha Lacerda
Dia 21 de março às 19horas
Espaço Quinto Andar – Tradição Pop

INCLUIR RELEASE (Martha envia domingo até às 11h)



FIQUE EM SILÊNCIO, NO ESCURO, COM UM BANDO DE JAPONEZINHOS e
DESTRAMBELHE-SE COM UM BANDO DE JAPONEZINHOS
Com Elisa Ohtake/ Cia Vazia
Dias 29 e 30 de março, sábado e domingo, às 19 horas
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop

Trabalho inédito da cia Vazia, de Elisa Ohtake, Fique em silêncio, no escuro com um bando de japonezinhos e Destrambelhe-se com um bando de japonezinhos é, segundo a própria criadora, “uma brincadeira com a comemoração dos 100 anos de imigração no sentido mais puro e lúdico que possa haver”. O público – uma pessoa por vez – entra em duas instalações no formato de caixa e vive o que o próprio nome da atração propõe.
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.


DEBATES – ARQUITETANDO IDÉIAS

Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno
Ingressos Grátis. Retirar uma hora antes do espetáculo.

ARQUITETANDO IDÉIAS 1 – RECONSTRUINDO HIJIKATA
Dia 15 de março, sábado, às 17 horas
Com Takashi Morishita, do Research Center for the Arts and Arts Administration, Keio University.
Mediação de Christine Greiner
Morishita acompanhou Hijikata durante muitos anos e hoje cuida do acervo de seus filmes, fotos e documentos no Arquivo Genético da Universidade Keio. Esta conversa abordará as dificuldades de interpretação e análise das obras de Hijikata e suas metáforas, sobretudo na fase dos primeiros anos de 1960, quando surgiu o ankoku butô e foram criadas obras como Rose Colored Dance e The Masseur, com forte conexão com outros artistas da época, como Yokoo Tadanori.

ARQUITETANDO IDÉIAS 2 – ENCONTRO ENTRE OHNO E OHARA
Dia 16 de março, domingo, às 17 horas
Com Yoshito Ohno e Akiko Ohara. Mediação de Christine Greiner e Toshio Mizohata.
Yoshito Ohno encontra publicamente Akiko Ohara, integrante da comunidade Yuba na Terceira Aliança, no interior de São Paulo. Ohara estudou na Academia Ando, na década de 50 em Tóquio, com Tatsumi Hijikata, participando de suas primeiras experiências de ankoku butô ao lado de Kazuo Ohno.

ARQUITETANDO IDÉIAS 3 – FORA DO JAPÃO E DOS PALCOS
Dia 22 de março, sábado, às 17 horas
Com Eiko e Koma. Mediação de Christine Greiner.
A dupla Eiko e Koma conta um pouco da história do butô nos Estados Unidos, onde foram considerados pioneiros, e as transformações que aconteceram em suas atividades, mais recentemente, quando passaram a se dedicar também ao trabalho com doentes terminais em hospitais nos Estados Unidos.

ARQUITETANDO IDÉIAS 4 – NOTAÇÕES DE HIJIKATA
Dia 27 de março, quinta, às 17 horas
Com Yukio Waguri. Mediação de Christine Greiner.
Yukio Waguri foi um dos principais dançarinos de Tatsumi Hijikata. A partir de um caderno onde anotou cerca de oito anos de aulas com o mestre, Waguri sistematizou mapas com as principais metáforas categorizadas conforme o método de notação, nomeado pelo próprio Hijikata, de butô-fu. Através destas anotações muito particulares, Hijikata reunia movimentos, frases, imagens, poemas e assim por diante. Nesta palestra-demonstração, Waguri apresentará o CD-Rom Butô Kaden, um dos resultados mais importantes de sua pesquisa, além dos workshops que tem oferecido em vários países.

ARQUITETANDO IDÉIAS 5 – UMA EXPERIÊNCIA BUTÔ NO BRASIL
Dia 30 de março, domingo, às 17 horas
Com Andréia Nhur e Hideki Matsuka. Mediação de Christine Greiner.
Takao Kusuno foi o pioneiro do butô no Brasil. Na época de sua chegada ao país, em 1977, Takao não falava propriamente em butô, embora se valesse de alguns de seus princípios para trabalhar com os artistas brasileiros. Mesmo mais tarde, quando iniciou a Cia Tamanduá, Takao sabia das dificuldades de se criar um butô do Brasil, tendo em vista as condições inadequadas de trabalho, que não permitiam a dedicação necessária dos intérpretes-criadores. Um dos dançarinos que melhor compreendeu suas propostas foi Denilto Gomes, cuja obra foi recentemente organizada e analisada na dissertação de mestrado de Andrea Nhur. Neste encontro, serão apresentadas coreografias conhecidas do público, como Corpo 1, do próprio Takao Kusuno, que teve a gravação restaurada para o evento, e o DVD organizado por Hideki Matsuda, reunindo a obra de Takao e fragmentos de obras de Denilto Gomes.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS

Instalação
TIMELESS
De Naoki Hamaguchi e Setsuko Kawahara
De 15 de março a 04 de maio. De terça a domingo, das 13 às 21 horas
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop

Criação de Naoki Hamaguchi e Setsuko Kawahara, artistas japoneses residentes em Londres, que desenvolveram através de filmes, sons e tecidos, uma visão dinâmica da comunicação entre aspectos tradicionais e contemporâneos da cultura Japonesa. Filmes são projetados em um quimono tecido especialmente por Setsuko, com seda e fios de algodão fluorescente que armazenam luz e brilham no escuro. Enquanto a projeção dos filmes acontece, a luz das imagens projetadas faz com que a superfície do tecido brilhe. Este brilho gradualmente desaparece enquanto as imagens se movem para outras partes do tecido, mudando a aparência das cores e dos desenhos projetados. Esse trabalho cria uma variedade surpreendente de elementos que são separados e depois recombinados, sugerindo caminhos de encontro e conflito entre os aspectos da cultura tradicional e da cultura contemporânea.


TRADIÇÃO POP
De 15 de março a 4 de maio. De terça a domingo, das 13 às 21h*
*exceto em dias de apresentações pagas.
Espaço Quinto Andar - Tradição Pop
São Paulo e Tóquio se confundem: grandes metrópoles e celeiros de experiências culturais de todos os tipos. Tokyogaqui apresenta esta profusão e mistura por meio da mixagem entre elementos da cultura tradicional japonesa e outras formas artísticas ligadas à contemporaneidade. Cultura pop, consumo e arte contemporânea, os limites da arte, a velocidade, o excesso e o vazio. Esses são os temas explorados na exposição do quinto andar.
Grátis. Não é necessário retirar ingresso antes.

OHNO 101 + KUSUNO
De 15 de março a 4 de maio. De terça a domingo, das 13 às 21h*
*exceto em dias de apresentações pagas.
Espaço Nono Andar - Ohno 101 + Kusuno
Andar dedicado aos 101 anos de Kazuo Ohno, reunindo fotos, vídeos, objetos pessoais, performances, espetáculos, filmes e idéias do mestre. Um elogio ao butô e toda a dimensão e beleza da sombra. O mestre que está no Japão sofre do mal de Alzheimer e tem sua doença registrada, passa a passo, em vídeo. As imagens serão exibidas na exposição, em uma recriação de parte do quarto do artista.
Grátis. Não é necessário retirar ingresso antes.

UNIDADE PROVISÓRIA SESC AVENIDA PAULISTA – Avenida Paulista, 119 – Estação Brigadeiro – Fone: (11) 3179-3700. Acesso para deficientes físicos. Bilheteria – De terça a sexta-feira das 9 às 22 horas e sábados, domingos e feriados das 10 às 19 horas. www.sescsp.org.br

Assessoria de Imprensa
ARTEPLURAL Comunicação
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