quinta-feira, 17 de julho de 2008

PORTAIS de MINAS, de Andréia Donadon na Fund.Carlos Drummond de Andrade-em Itabira












No Dia de Minas
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
promoveu a abertura de
Portais de Minas - exposição de arte aldravista
Déia Leal

Fazenda do Pontal - Itabira, MG
Exposição aberta ao público:
de 16 a 30 de julho de 2008

Clique na imagem e veja como foi a abertura

Se não conseguir visualizar, acesse:

http://www.jornalaldrava.com.br/expo_portais_itabira.htm

"Aberta a mostra Portais de Minas - exposição de arte aldravista


Fazenda do Pontal - Itabira, MG
16 de julho de 2008 - 19h e 30min


No dia de Minas, 16 de julho de 2008, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade realizou na Fazenda do Pontal, a abertura oficial da mostra Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista da artista plástica e poeta, Déia Leal (Andréia Donadon Leal).


"Nesta exposição, insinuações de minas ou de Minas são lançadas em todas as telas, para que o leitor reconstrua alguma idéia de mineração a partir de metonímias de Minas Gerais (conteúdos emaranhados do continente mineiro). As pinceladas abdicam do traço e lançam-se exclusivamente em manchas de algo que demarca perfurações no solo em ordenação de jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas e aberturas para esconderijos ou fugas sob teias emaranhadas.

"A artista abre mão da composição da arte através de traços e desenhos que resultam em imagens para jogar acrílico, óleo com algum grattage ou cordas sobre telas, numa insinuação de temas em movimentos até que narrativas surjam da explosão de cores na instauração de possibilidades de significação e de sentido. A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você vê. As telas mostram o nascimento de Minas, representado pela tela “Luzia”, fóssil de 11 mil anos encontrado na região de Lagoa Santa, a cristandade ou a luta pela liberdade com a tela “martírio”, metonímia de Tiradentes ou de Jesus Cristo e muitos outros portais que nos levam à idéia de mineiridade.

Fotos, enviados pela artista:

Mestre de cerimônia faz apresentação da artista






O evento teve participação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J.S. Ferreira, J.B. Donadon-Leal, autoridades do Município de Itabira (Superintendente da Fundaão Cultural Carlos Drummond de Andrade e Secretária de Cultura de Itabira – Maria da Glória Menezes), Santa Bárbara (Assessor de Cultura – Sebastião Fonseca e Silva), São Gonçalo do Rio Abaixo (Secretário de Cultura – João Víctor), Barão de Cocais, Mariana (Presidente em exercício da Academia Marianense de Letras e Professora Emérita da UFOP – Hebe Rôla) e Ipatinga, cidade representada pelo CLESI – Clube dos Escritores de Ipatinga (Marília Siqueira e Nena de Castro).

Fotos:

Superintendente da F. C. Carlos Drummond de Andrade, Sra. Maria da Glória Menezes

Sra. Maria da Glória Menezes entrega a Déia Leal, Placa de Reconhecimento outorgada pela
Câmara de Vereadores de Santa Bárbara, MG

Placa de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara a Déia Leal
A Câmara Municipal de Santa Bárbara conferiu a artista mineira uma Placa de Reconhecimento que foi entregue pela Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Maria da Glória Menezes, pelas representações nos Circuitos Internacionais de Arte Brasileira no estrangeiro e mostra Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista - em Itabira, terra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Público prestigia a exposição

Encontro de escritores: Nena de Castro, Viko Gomide, Marília Siqueira, Gabriel Bicalho e Déia Leal





Música- flautista Danielle Chaves



J. B. Donadon-Leal e Déia Leal

Mas informações:


"Déia Leal – nome artístico de Andréia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, cresceu em Santa Bárbara.

Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação. Representou Minas Gerais no XII e XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China, Tailândia, Polônia e Alemanha. Participou da Exposição Arte dos Cinco Continentes na Espanha e Itália."

Nossas Congratulações

Talhada para a expressão artística -seja pela palavra-poética ou em prosa- Andréia Leal, que assina as telas com o pesudônimo de Deia Leal (parte do prenome e um dos sobrenomes herdados do esposo, o grnde poeta e professor na UFOP, J.B.Donadon Leal) segue uma meteórica carreira de visibiidade internacional.Apesar dessa ascendência ocorrer quase naturalmente, por detrás das vitórias, conhecemos o espírito de luta,
disciplina, visão ampliada do mundo que a cerca, reconhecimento de seus pares e dos apreciadores das letras e das artes, um que -fazer intenso, os que -fazeres multidirecionados.

Apesar de não estarmos presentes fisicamente (*), não apenas divulgamos, mas procuramos estar em pensamento com a amiga-e ela sabe disso.

Andréia Donadon merece todas as congratulações e foi com alegria que vimos a foto da plava ofertada por santa Bárbara, pois bem sabemos de seu amor por essa cidade mineir, onde se criou.

Nos Anos 90,estivemos na Fundação Carlos drummond de Andrade, na na qualidade de artista ou poetisa, mas enquanto psicóloga, para falarmos a respeito da exualidade do adolescente;acompanhados do psicólogo José Rubens e do hebiatra Paulo César P.Ribeiro, fomos mutíssimo bem tratados.No ar, uma aura de encantamento, resira-se beleza.E a presença de Drummon.À época, Yara Tupinambá homenageava o poeta com belas telas.

Parabéns também a Maria da Gloria Menezes,, Superintendente da FCDA, por acolher a intrnacional arte aldravista de Deia leal.E à jovem flautista :múcica sempr combina bem com as demais artes.

E nosso abraço a Andréia e aos aldravistas, pois sabemos que as vitorias de um são realmente compartilhadas por todos.

Clevane Pessoa de Araujo lopes

Diretora Regional do InBrasCi, do qual Andréia Donadon é Governadora em MG, e do qual participam os demais aldravistas.



(*)Na data, um m~es do falecimento de meu pai, associado a meu aniversário)

Nenhum comentário: