quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Regina Mello em CEM MONALISAS, COM MONALISA.



Postado por Clevane Pessoa em 25/08/2009 10:47:00A cidade brasileira de Ouro Preto,tombada pela UNESCO na qualidade de patrimônio da Humanidade, faz a mostra CEM MONALISAS, COM MONALISA.

A exposição acontecerá no Museu Casa dos Contos, de Ouro Preto a partir do dia 29 de agosto até 27 de outubro.A abertura será às 16 horas .
A histórica Ouro Preto, fica no Estado de Minas Gerais,Brasil.


São versões pessoais sobre o conhecidíssimo rosto de misterioso sorriso, da Gioconda, a "Mona Lisa"Uma delas, nos chega, sob o olhar da fotógrafa Regina Mello, com especialização na Alemanha, que dirige criativamente a Galeria da Árvore e o Sementes de Poesia, espaços abertos, no Parque Municipal Renê Gianetti , de Belo Horizonte, onde reside.No primeiro,acontecem exposições de arte fotos ou poemas.Fica na Alameda das Boungavilles.No segundo,poetas da cidade reunem-se com amantes da Poesia e mesmo crianças e adolescentes, ao lado de renomados bardos, têm um licus para estar e ser a cada segundo domingo do mês.

Regina Mello é também poeta , artista plástica, performadora , Cônsul de Poetas del Mundo.

A Mona Lisa cujo rosto emblemático da condição feminina à época em Leonardo da Vinci a pintou, foi enfocada pela multiplicidade estilística em tons e cores em Andy Warhol utilizada por chargistas em cartoons, copiada à exaustão por aprendizes. Intitula-se em italiano"La Gioconda"- muitas mulheres brasileiras ainda têm seu prenome por causa de seu fascínio - também é chamada ou ainda "Mona Lisa del Giocondo" e, em francês, "La Joconde".Alguns escritores romancearam sua história, o casamento, ainda jovem , com pessoa mais velha e até pretensas relações com da Vinci, o retratista hoje renomado.O certo é que esse rosto sereno, de oval perfeito, que o Louvre, Museu parisiense abriga, instiga a imaginação dos autores que se debruçam sobre o mistério de sua história.
Da Vinci foi inventor e pintor genial,uma de suas obras mais instigantes, é La Gioconda-a Mona Lisa.

Na inauguração, haverá lançamento do livro pertinente, de três autores, entre eles, o curador da mostra, Glauco Moraes.Os demais são Eugênio Morais e Ivanise Junqueira.

Serviço:Museu Casa dos Contos
Rua São José 12,
Tel:(31) 1444 Ouro Preto, MG

Escrevo uma trova para a face singular e centenária:

No rosto barca precisa
marca sombra de um sorriso,
liso rosto, Mona Lisa
envelhecer não precisa...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: