quinta-feira, 26 de novembro de 2009

I Salão da Natureza-XIX Concurso Nacioal de Fotografias da Natureza-SOM



O tocante discurso do presidente da SOM-Carlos de Lima Cavalcanti.


Luiza e sua mãe, a jornalista Luciana Campos.O público presente era de todas as faixas etárias, o que prova que amar a natureza, apreciar a beleza, não delimita idade!



A pequena Luiza Campos Silva escolheu um animalzinho para posar perto.


Foto de Gabriel Pessoa



O banner do evento, tendo ao fundo a psicóloga e empresária Karina Campos.



Aspecto Geral das cem fotos selecionadas entre mais de mil enviadas, e não apenas de Minas ou do Brasil.A instalação ecológica teve curadoria de Yara Tupinambá.



Abertura so Salão da Natureza da SOM (Sociedade Ornitológica Mineira) , em 25 de novembro de 2009, no Foyer do Palácio das Artes

O I Salão Natureza é o XCX Concurso nacional de Fotografias da Natureza. N entanto, tal a repercussão, provavelmente passará a ser chamar internacional, já que fotógrafos de outros países enviaram fotos.

O Presidente da entidade, eleito pelo Conselho Deliberativo por unanimidade, em seu belo discurso, lembrou a importância do pássaro. Contou como os pequenos escravos desciam nas minas levando uma avezinha, que, quando morria, mostrava que o nível de oxigênio chegara ao final (depois, contei-lhe que o "meninos do couro", magros meninos também desciam nas Minas, levando velas, com o mesmo sentido).

Posteriormente, a rica e diversificada exposição orá até Nova Lima e depois a Ouro Preto. E já se fazem acertos para que outros Estados recebeam a próxima mostra.

A SOM (Sociedade Ornitológica ) existe desde 1967 e foi presidida por nomes muitos expressicos, hoje ocupando mais de seus salas no tradicional Edifício Maleta -na capital mineira.

"Fotografe a Natureza " é uma chamada que cada vez mais, atrai fotógrafos amadores ou profissionais.Desde fauna e flora a paisagens quais a Serra de Ibitipoca-Município de Lima Duarte-MG, aos Lençois Maranhenses (MA), a beleza pede passagem e é mostrada de forma encantadora, em instalção inspirada na ecologia (curadoria de Yara Tupinambá).

Depois da abertura e do Coquetel, a mostra estará no Palácio das Artes (Av.Afonso Pena 1537, em Belo Horizonte, MG)até ao dia 28 (neste, até 16:30h)

O apoio, além da própria SOM, é do Governo do Estado de MG, da BELOTUR,da FEAM, da Polícia Militar, do IEF, do IGAM, do JB Ecológico, de O Tempo e , evidentemente, da Fundação Clóvis Salgado,que cede o espaço no Palácio das Artes.

3 comentários:

Unknown disse...

Foi a exposição mais original que ja fui e a qualidade das fotos me surpreendeu... Vale a pena visitar.

Carlos Antonio

Lívia Fernandes. disse...

Ahh que bom que encontrei esse blog com as fotos, estou aqui super curiosa para ver a exposição e a foto que Luiza escolheu pra posar junto é do meu animalzinho.. então muito obrigada!

Você sabe onde encontrar alguma informação sobre classificação das fotos ou que dia a exposição vai para outras cidades?

Boa semana,
Lívia.

www.atelliefotografia.com.br

Flavin disse...

Boa Tarde,
Meu nome é Flavio D. Gontijo, fui o vencedor do 19º Concurso Nacional de Fotografias da Natureza realizado pela Sociedade Ornitologica Mineira, e gostaria de denunciar que até hoje 03/02/2010 a Sociedade Ornitológica mineira não entregou a premiação de R$ 2.000,00 destinada ao primeiro lugar do concurso. Gostaria de denunciar este absurdo que poe em risco a integridade do concurso bem como da própria sociedade. Já se passaram meses do anuncio da premiação e a entidade não fez nenhum contato comigo. Os telefones não atendem e os e-mails não são respondidos.
Favor publicar esta informação, e em caso de qualquer duvida ou mais esclarecimentos me encontro à disposição pelo e-mail gontijo10@hotmail.com.
Atenciosamente,