quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

LU Peçanha, no lançamento de Essência e Memória Antologia de Fotografia Contemporânea-Portugual


Uma rosa virtual para a amiga Lu Peçanha, com os parabéns pela conquista e j´pa a aguardar a empreitada sobre a URBE.



Lucilene Peçanha, autografando a antologia




Lu Peçanha, discorrendo sobre o livro, para convidados, editores, fotógrafos e participantes presentes, em Lisboa.

Veja mais fotos em:http://lupeçanhafotografias.blogspot.com



Amigos:


Tenho a impressão de que estive em Portugal, para o lançamento dessa segunda antologia onde participa nossa amiga, fotógrafa e psicóloga, LU PEÇANHA.Acompanhei os preparativos, por e-mail e telefone, falamo-nos dias antes, quando ela , em Lisboa, passava pelo frio sazonal e até iria fotografar a Serra da Estrela, nevada.

Depois,logo após o lançamento e os autógrafos, fui ao site da editora CHIADO, oinde slides já desfilavam aos meus olhos, em busca da amiga, para compartilhar sua alegria.Ela parte para uma terceira edição.Ama a fotografia, e apesar da Psiciologia ser uma ciência da palavras, nas imagens encontra ecos à alma sensível e generosa.Por isso, diz a respeito de seu amor pela arte fotógáfica :



"...porque nem sempre as palavras são suficientes para expressarmos nossos sentimentos..."



Visite, dela:



http://lupecanhafotografias.blogspot.com/



e

http://br.olhares.com



Em Olhares, você encontrá 407 fotos, e, nessas faces, a dela próipria, muito bela e serena.



No momento, Lucilene prepara o encontro para autógrafos , na capital miniera, onde está radicada.Nasceu no pará e conserva o mistério das florestas em seu olhar profundo.



Aproveito para agradecer a constante citação que ela faz de meu nome, embora saiba que nada demais faço, exceto quere mesmo, ter em seu espírito livre, um lugar para ser e estar, admirar e recomendar.Eu também gosto apenas do que é bom.Qual o seu trabalho.E agradecer a fotografia que fez de mina mostra de poemas e desenhos, GRAL FEMININO PLURAL, na galeria da Árvore, do Museu Naciuoinal de Poesia(MUNAP), dirigido por outra fotógrafa, Regina Mello.Eu a coinheci na ouverture, onde ela foi por solicitação de nosso amigo coimun, o brasieliro Edson Pereira de Almeida, Chanceler do inBrasCI, que reside na Ilha da Madeira.



E informo que Lucilene Peçanha, neste ano de 2010, será membro do InBRasCi, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, em evento a ser marcado pela Governadora em MINAS da entidade, Andréia Donadon , outra mulher jovem e cheia de talentos.



Clevane Pessoa de Araújo Lopes



Diretora Regional do inBRasCi



Belo Horizonte, Janeiro de 2010





http://br.olhares.com/faces_02_foto2301489.html

http://lupecanhafotografias.blogspot.com/



http://clevanepessoaeoutraspessoas.blogspot.com


http://lupecanhafotografias.blogspot.com/
Lu Peçanha Fotografias

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Lançamento do Livro Essência e Memória - Antologia de Fotografia Contemporânea - Volume II
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lançamento do Livro Essência e Memória- Antologia de Fotografia Conteporânea - Volume II


O lançamento do livro Essência e Memória - Antologia de Fotografia Contemporânea - Volume II, foi um sucesso absoluto. Ocorrido no dia 10 de janeiro em Lisboa, teve a presença da fotógrafa brasileira Lu Peçanha como uma das autoras do livro. Uma comemoração alegre, para um livro lindo com fotografias espetaculares. A autora brasileira relata com muita alegria e satisfação o evento: "Foi maravilhoso compartilhar mais uma vez, de um lançamento com os vários autores que ali estavam. Conheci muita gente, novos autores, e seus familiares. Uma experiência marcante que teve um sabor de quero mais. Quero agradecer a hospitalidade e o carinho recebido pelos portugueses e principalmente a todos os autores".
A autora brasileira que já se prepara para sua terceira participação de outro livro de fotografias, o Olhar a Urbe (Olhar Urbano), previsto para 2010, também pela Chiado Editora, e que terá o lançamento em Lisboa, esteve no Chile em dezembro passado, com membros de Poetas Del Mundo, preparando suas novas fotos para o próximo livro. Ela diz: "Minha participação no Olhar a Urbe, será dedicada ao Chile. Uma experiência que tocou muito meu coração visto que tive a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho dos Poetas Del Mundo e compartilhar com este grupo momentos de muito aprendizado. Também sou membro de Poetas Del Mundo, mas enquadro-me no trabalho como uma poeta da fotografia. Agradeço todo apoio e carinho recebido pelo senhor Luis Arias Manzo, chileno, Presidente - Fundador de Poetas Del Mundo, sua noiva Maggy Gomez, colombiana, psicóloga e também ao Comunicador Social, David Altamirano Hernandez, que me entrevistou quando eu estava no Chile e a todos membros de Poetas Del mundo que tive a oportunidade de conhecer.
Enquanto estive em Lisboa, tive o apoio sempre tão preciso e carinhoso da grande amiga, jornalista, poeta e escritora, CLEVANE PESSOA, que mesmo aqui no Brasil, com sua sensibilidade sempre atenta, levava meu trabalho para o mundo. Uma amizade de tão pouco tempo, mas que com certeza já vem de outros momentos. Seu apoio e confiança em meu trabalho, tem me dado a força necessária para seguir sempre em frente. Obrigada minha querida amiga. CLEVANE PESSOA é a Luz que todo artista precisava ter.
A autora Lu Peçanha, no momento de falar sobre o livro.
Os autores recebendo seus livros e já autografando.

Lu Peçanha, autografando e recebendo o autógrafo de Cristina Mestre, autora portuguesa.


Lu Peçanha e a autora portuguesa Xu, com olivro tão esperado. "A Xu é a alegria em pessoa. Beijos enormes".


Lu Peçanha com as autoras portuguesas Cristina Mestre e Isabel Sallazar. Mulheres incríveis. Agora grandes amigas.


Lu Peçanha e a autora portuguesa Cristina Mestre.


Momento de reunir os autores para a foto oficial. Foi difícil porque tínhamos muito que conversar.

Quero agradecer também a minha modelo Loani, que participa do livro e que esteve presente registrado todo o evento, ao senhor Antônio Vieira, editor de fotografia e grande amigo, que mesmo depois de uma cirurgia de emergência, conseguiu conduzir este maravilhoso evento com muita maestria.
Obrigada
Lu Peçanha
Fotografias: Loani






Postado por Lucilene Peçanha às 04:10 0 comentários
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Lançamento do livro Essência e Memória – Antologia de Fotografia Contemporânea Volume II
Mais um belo livro da Chiado Editora, em sua segunda edição, traz de volta a Lisboa a fotógrafa brasileira Lu Peçanha, como uma das autoras do livro, com data prevista para janeiro de 2010 e local a ser anunciado ainda esta semana.


Sobre o livro


O Livro Essência e Memória – Antologia de Fotografias Contemporâneas Volume II é a essência de tudo que um fotógrafo quer: o registro e sua memória. Os momentos marcantes, os lugares espetaculares, olhares que nos tocam, enfim, todo o nosso mundo exposto através da fotografia.
Os autores deste livro participam com três de suas melhores fotografias sem que estejam presos a algum tema. Cada um vai expor aquilo que acha o seu melhor, a sua essência, a sua memória. Um livro lindo, apaixonante, cheio de histórias e sentimentos revelados pelas capturas de cada autor.
E como se não bastasse tanta beleza, vem com um objetivo de solidariedade. Todos os direitos de autor serão doados a Associação Meninos de Oiros, uma instituição sem fins lucrativos, criada para a defesa das crianças de Azeitão e Setúbal – Portugal, que foi constituída por escritura pública, outorgada em 14 de maio de 2003 e a qual foram conferidos o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, em dezembro do mesmo ano. A Associação Meninos de Oiros, faz parte da Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e está com um vasto projeto na área de defesa dos direitos das Crianças.
Uma atitude que a meu ver, engrandece ainda mais a beleza do livro trazendo-nos a consciência de estarmos atentos as necessidades daqueles que precisam de nosso apoio.

Conheçam mais detalhes em: http://www.meninosdeoiro.org/
Sobre Lu Peçanha




Nasci em Belém do Pará, mas atualmente moro em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais (Brasil). Comecei a fotografar desde menina e fui aprimorando as técnicas da fotografia sem que tivesse a intenção de assumi-la como profissão. Com o tempo, fui descobrindo que fotografar era algo muito mais forte do que imaginava. Acabei montando meu estúdio e assumi de vez minha grande paixão. Sou Psicóloga Pesquisadora de formação e me sinto realizada em ambas as profissões. E unindo as duas coisas, encontrei o equilíbrio entre a emoção e a razão. Considero-me uma retratista por paixão, pois adoro fotografar pessoas, por isso minhas fotografias são sempre voltadas para elas.
Recentemente participei do livro Olhar a Nu, um livro de Fotografias do Nu em preto e branco, lançamento da Chiado Editora, em Lisboa, Neste livro, fui a única brasileira a fazer parte do grupo de autores, juntamente com fotógrafos de outros países e agora estou de volta na Antologia Essência e Memória Volume II, também pela Chiado Editora.
Aqui no Brasil tenho feito exposições individuais e participado como fotógrafa de Exposições, Encontros, como o que aconteceu em novembro deste: O 1° Encontro de Embaixadores, Cônsules e Poetas Del Mundo em Belo Horizonte – Brasil, onde tive o prazer de conhecer o senhor Luiz Arias Manzo, chileno, Fundador e Secretário Geral deste movimento. Um homem incrível e de punhos fortes, visando o bem da humanidade e suas necessidades, levando através da arte sua dedicação por um mundo melhor. Uma experiência maravilhosa, visto que o trabalho da fotografia torna-se muito mais do que apenas capturas. Acabamos nos envolvendo nos trabalhos de outras pessoas como forma de aprendizagem.


Em outro trabalho como fotógrafa e divulgadora, registrei a Exposição Graal Feminino Plural de Clevane Pessoa, jornalista, escritora e maravilhosa poeta. Uma mulher admirável com o coração do tamanho do mundo que no decorrer desta amizade, tem sido minha grande incentivadora e minha mestra, tamanho conhecimento e sensibilidade para entender aquilo que fotografo. Meus agradecimentos a esta “Pessoa”, que através de seu nome já nos traz a poesia literalmente. .


“Não se trabalha sozinho, porque a força vem da união de vários, para enormes conquistas”.

Lu Peçanha

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Clê.
Todo meu carinho e agradecimento por esta amizade maralilhosa. Teu apoio tem sido minha LUZ.
Beijos de tua amiga que te adora.

Lu peçanha