quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Adão Rodrigues homenageia Guignard na Galeria da Árvore-MUNAP





O MESTRE REVISITA O PARQUE





Imagens:



Cartão Guignard(http://www2.petrobras.com.br/cultura/images/espacovirtual/gal_guignard.jpg)


Cartão amoroso de Guignard, para Amalita(veja nota sobre o livro-álbum abaixo).Fonte:
http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/Museus/Image/sum-cartao_site.jpg


Convite (Adão Rodrigues)-belo trabalho onde a figurta vasada lembra o Mestre Guignar:o ausente mais-que -presente.



Adão Rodrigues, talentoso e espacial artista e publicitário, expõe na Galeria do Parque, braço ativo do Museu Nacional da Poesia, dirigido por Regina Mello

A expo começou sábado pp(06/12/2008)-o artista homenageia outro:Guignard.

Vejam o belo convite e apareçam para conferir a mostra.

Adão, há quinze anos, pé responsável pelo Jornal do ônibus, com todas as figuitras e caricaturas que tanto nos agadam-e que se mantém vivo, uma verdadeira sentinela do tempo e até do status quo do cidadão mineiro.

Sobre Guignard:
Fluminense de Ouro Preto

«Ouro Preto é a sua cidade, amor, inspiração.» É o próprio pintor que faz, por escrito, nesta singela frase, sua declaração de amor à histórica cidade mineira, antiga capital do Estado, berço de Aleijadinho e inspiração de tantos outros artistas.

Alberto da Veiga Guignard nasceu em 25 de fevereiro de 1896 em Nova Friburgo-RJ (portanto fluminense) e veio a falecer em 26 de junho de 1962 em Belo Horizonte, sendo sepultado em Ouro Preto, a cidade que muito amou.

Homem solitário mas não amigo da solidão, alcoólatra não assumido, nascido em berço de ouro mas administrando uma vida de penúria, Guignard carregou consigo dois traumas que lhe modelaram a existência: o primeiro, adquirido aos dez anos, com a morte do pai; o segundo, que o atingiu aos 30 anos, quando foi abandonado pela esposa, após a morte do único filho do casal, de apenas um ano.

Sua ex-esposa morreu poucos anos depois, em 1930, mas o pintor assumiu a solidão como única companheira. Nunca mais voltou a se casar, arrastando uma existência que se tornaria vazia e insuportável, não fosse sua dedicação à arte, que passaria a preencher seu tempo e seus pensamentos, assim como aos seus discípulos, com os quais tinha uma relação quase paternal."


Fonte:http://www.pitoresco.com.br/brasil/guignard/guignard.htm

Em abril, estive com Regina Mello na expo que mostrava os cartóes de amor que dedicou à amada Amalita.De arrepiar, a ternura do mestre, em desenhos que mostram seu lado sensível`a amorosidade cotidiana, com coraçõezinhos e flores.

O MUNAP recebeu um exemplar desse livro precioso, onde os cartões estão reproduzidos.

"Cartões de Guignard para Amalita (Guignard’s Cards for Amalita)


A publicação "Cartões de Guignard para Amalita" é um passeio pelo universo íntimo de Alberto da Veiga Guignard, um dos pintores mais representativos do Brasil. São 111 cartões, desenhados e escritos pelo artista, dedicados à mulher que amava, Amalita Fontenelle, todos reunidos em forma de álbum, tal qual o original deixado pelo artista. Os cartões que aparecem no livro são as imagens digitalizadas das peças originais, datadas de 1932 a 1937, que estão expostas no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto.
O álbum, em capa dura, com 36 páginas, reúne imagens executadas em diferentes técnicas, como desenho, aquarela, recortes e colagens. A publicação reúne dois volumes: o primeiro é a reprodução do álbum montado por Guignard (edição fac-símile); o segundo é uma compilação de textos, trazendo estudos e a apresentação do projeto, além da catalogação dos cartões, em outras 117 páginas (edição bilíngüe).
Editado em 2007 pela Superintendência de Museus (SUM) da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o livro pode ser adquirido no Museu Mineiro ou no Museu Casa Guignard.

Valor da Taxa: Preço do livro – R$ 100,00 "

<><><>***<><><>

Visitem o belíssimo site do artista Adão Rodrigues e leia abaixo suas próprias palavras a respeito da mostra:

"Olá amigos!
Essa exposição é bem diferente das que já participei até hoje. Por ser uma galeria de arte ao ar livre e pública, a mostra desaparece rápido. Apresento 10 obras impressas em suporte resistente as mudanças climáticas, no formato 100x120cm. Onde faço uma simples homenagem ao grande mestre das artes Guignard.
Aí, resolvi convida-lo para a minha mostra, ele vai estar presente, tenho certeza!

Homenagem, pra mim, é quando você abre o seu coração para falar sobre alguém que você ama…
quando os holofotes estão voltados pra você e você desvia as luzes para essa pessoa.
Guignard, minas deve muito pra esse mestre que em vida teve tão pouco pela fortuna que deixou em arte pra nós.

Espero vocês lá…

Adão Rodrigues

Abertura: 06-12-2008, 15:00hs

Período: 01-01-2009

Local: Galeria da Árvore
Largo das Bougainvilles, Parque Municipal Américo Renê Giannetti-Belo Horizonte/MG

Informações: (31)3473-3293 e (31)2515-7367"





Divulgação:
Diert.Reg. do InBrasCi
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: