segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Belas Bailarinas-Giro-Lê-Marília Siqueira Lacerda





Angela Togeiro e MaríliaSiqueira, do CLESI, no estande da Nona Semana de Literatura que aconteceu no Chevrolett Hall em Belo Horizonte, MG, Brasil-em dezembro pp.

Marcamos de nos encontrar lá:Angela, Claudio Márcio Barbosa e eu, mas já na entrada, deparei-me com Juan Fiorini.

Encontramos Marília Siqueira, a alma do Clube dos escritores de Ipatinga, responsável pelas edições do CLESI Lítero-Cultural, divulgação, concursos.

Neste ano, o CLESI Lítero -Cultural,m em luxuosa edição em papal couché, trouxe um encarte central com haikais-em homenagem aos cem anos da imigração japonesa ao Brasil,onde tenho o prazerde estar.Ela explica, com suas delicadas maneiras mineira, que , no número anterior, publicara o texto importante de J.B.Donadon-Leal(Medalha Artur da Távola), um expert em história e análise do Haicai e que fez parte, com os demais aldravistas, do projeto de levar haikais à escola pública-o que valeu um primeiro lugar do PRONALFA à EE João Benvides, em Mariana-e também realizou palestras no tema.
Conhecendo-lhe a seriedade,bem imaginamos o quanto essa fala deve ser convincente, face ao seu poder de oratória magistral, mas, pelo textos dele que lemos,já temos uma concreta idéia do que significa ouví-lo discorrer a respeito.
Marília Siqueira diz que as pessoas cobraram haikais e então, esse número 17(agosto/dezembro) encerrou o ano com os haikais.

A página primeira traz um texto ("Literatura infantil:entre o Lúdico e o Real") do Poeta Vagner Torres Canuto (Pesquisador do SEED-Paraná), diagramado entre borboletas.Elas fazem uma deliciosa alusão ao livro BELAS BAILARINAS (Coleção GIRO-LÊ-selecionado no Oitavo Circuito de Literatura -Ipatinga/Usicultura_CLESI)), de autoria de Marília.A edição é bílingue, numa proposta didático-lúdica, que ,por certo, atingirá as almas infantis, dado o ritmo de suas estrofes.Poesia na infãncia é algo recomendável e perfeitamente agradável- na ótica do fio condutor "Poesia na escola", mas soltando-se para atingir apenas o prazer de ler e ver o belo-as ilustrações da talentosa Rosane Dias, em traços simples ,em direta e necessária conexão com o entendimento plástico infantil.

Marília estava muito feliz, no estande, pois acabara de receber a sinalização de que os versos também em inglês, elegiam o trabalho para leitura em escola , a ser adotado
em 2009 .As tradutoras, Lígia Brandão e Uelma Leite, ao que parece, atingiram a difícil arte de traduzir poesia, cuja linguagem sutil pede a ajuda dos anjos.

Na foto, ela , a mesa os livros.Ela e Angela trocam impressões .Atrás, as edições do CLESI.

Para contactar a autotra:marilia@clesi.com.br

Marília, além de Diretora de Relações Sociais do CLESI,Diretora regional do InBrasCi, é cronista e mantém intenso intercâmbio com autores de todo o país.

Sucessos ao novo livro.As crianças adorarão.E adultos, idem!

Clevane Pessoa de araújo Lopes
Diretora reg.do InBRasCi em BH/MG


Nota:distribuí , me Camboriú, SC (III Jogos Florais), exemplares do CLESI Lítero-Cultural, além da "Sanfoninha de Trovas"-TROVADOURO(editada pela Delegacia da UBT de Mariana), marcadores de livros dos aldravistas, bem como na entrega da Medalha MulherMineira a D.Ivanir carvalho, na terça feira pp.Gosto de divulgar o que é bom.E posta quer ser lido...

Clevane

Nenhum comentário: