quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia da Leitura-no Brasil-Projeto de Cristovam Buarque





Imagens:duas telas de Adão Rodrigues, no tema de leitura -ele é especialíssimo quando pinta jornais!- incluindo crianças dançando sobre folhas de jornal - e a foto de um garotinho escolhendo poemas para ler no "Sementes de Poesia"(08/08/2008-, que acontece a cada segundo domingo do mês , no parque Municipal Renè Gianetti,Praça dos fundadores - em Belo Horizonte uma ação coórdenada por Regina Mello, sua Diretora.
Fotos:crédito de Clevane Pessoa.

A escritora e Professora Tereza Pereira, da Academia de Letras de Pará de Minas e colunista da Revista Estilo, envia-nos a nota (fonte:Associação Guatá-http://www.guata.com.br):

Outro projeto de Cristovam vira Lei - 9/1/2009


DIA DA LEITURA - O presidente da República sancionou ontem (8/1) a lei que institui o dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura e a "Semana Nacional de Literatura", proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF)





Decreto institui Dia Nacional da Leitura: http://www.guata.com.br/uns_toques/A090115_UT_dia_nacional_da_leitura_LIT.html

Na semana que passou, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto instituindo o 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura, além de criar a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Por meio da Lei nº 11.899, a iniciativa visa a ressaltar a relevância do hábito da leitura no país e dar visibilidade à produção literária nacional.

O foco desta medida volta-se especialmente para crianças e adolescentes, público preferencial para disseminar o hábito e o gosto da leitura. Não por menos, o dia da leitura será celebrado na mesma data em que se comemora o Dia da Criança.

A preocupação com a leitura, por parte dos organismos governamentais, reflete o resultado de diferentes pesquisas que demonstram baixos índices e freqüência de leitores entre os brasileiros, comparando-se com os dados de outros países.

O livro, a leitura e a literatura já são temas de outras efemérides, como o Dia do Bibliotecário, 12 de março; Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril; Dia Nacional do Escritor, 25 de julho; e Dia Nacional do Livro, 29 de outubro; dentre as oficiais.

Nenhum comentário: