quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

No Primeiro Dia do Ano, aplausos a Andréia Donadon



Quando conheci Andréia Donadon , a artista Deia Leal, ela vinha de receber o terceiro lugar no Certame internacional de Arte da Associação Cultural Valentín Ruiz Aznar(Granada, Espanha).

A tela impressionou-me:Outono em Chamas.Foi meu primeiro contato com a Arte Aldravista, da qual ela é seu expoente.

Os aldravistas, em Mariana, foram uma escola a um tempo fechada para o Mundo (ainda estruturada em seus afiliados) e aberta para todos os interessados,(através da Internet, das ações educacionais, mostras ,palestras,edições do Jornal Aldrava Aldrava Letras e Artes, virutual e de papel e lançamentos de livros, entre outros desempenhos).O aldravismo é síntese, metonímia, o 'quase' que tanto norteia Andréia, a ponto de chamar suas páginas na Antologia nas Sendas de Basho,justamente de "Quase".

Fiz uma entrevista epistolar com ela, mas via Internet.Encantou-me a segurança e a profundidade dessa jovem que troca baladas e futilidades por um trabalho sério e prazeroso:na Literatura, conquistas significativas, em Conto e Poesia, seus gêneros mais explorados, mas escreve bem em qualquer área.
E, tempos depois , sou surpreendida por demostrações de gratidão, por ter feito essa entrevista.Mas´o mérito de suas conquistas, é dela própria.Costumeiramente, envio a todos os possíveis lugares e meios, as entrevistas que faço-poucos lograram uma ascenção similar à dela.Não falo dos já famosos.Em pouco tempo, anunciei mostras, prêmios, afiliações a convite dela.E cresceu-nos uma amizade verdadeira.

No maIS RECENTE CERTAME, ELA RECEBE UM PRIMeIRÍSSIMO LUGaR DEVIDA E ENTUSIASTICAMENTE DIVULGADO PELO MARIDO.A tela, chama-se "A Revolta da Mata" e é tão bel, que suspendi a respiração, inconscientemente, ao ampliá-la para contemp´lação.Coaduna-se com minha luta ecologica,meus poemas pelo verde da flroesta, meu brado:"Quem ama a mata, não a mata!" ,Casa-se com meu amor de ancestralidade indígena, pela preservação ecológica.

Publiquei o texto de J.B.Donadon no Banco do planeta, para que mais pessoas tentassem conhecer o trabalho , tornado espetacular porque, com pouquíssimas sinalizações de cor, mostra a dor da floresta.Mandei a imagem da tela para meus mailings.Comovi-me com o grau de síntese aldravista (a redundãncia é proposital), dessa artista, um orgulho brasileiro, mineiro.E venho lutando para que seja mais e mais recoinhecida, mas já não preciso disso:seu trabalho, sua verve, falam de per si e recebem os devidos louros.

De 2007 a 2008, participou de mostras internacionais e nacionais devidamente registradas neste blog-e em outros meus- e em muitos espaços da Internet, principalmemnte no marianense Aldrava, onde tem cargo relevante.Recebeu medalhas, concedeu com o staff em Mariana, do Instituto de Culturas Internacionais,(InBrascI) do qual é Governadora na cidade primaz de Minas.

Em dezembro, estive a seu lado espiritualmente, pois tinha o pai enfermo.

Foi levado ,da família terrena,no último dia 22 de dezembro.Eu própria , perdera o meu pai em junho/2008 -então eu disse a seu esposo, J.B.Donadon, o grande autor e professor da UFOP( Poeta, ensaísta. Presidente do Conselho Editorial do Jornal Aldrava Cultural. Doutor em Semiótica e Lingüística pela USP, Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG e Professor de Lingüística da UFOP. Membro da Academia Marianense de Letras. Membro efetivo da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores), que deixaria passar uns dias, para enviar-lhe os pêsames-lembrara-me que a cada mensagem que me escreviam, eu reabria a ferida do Nunca Mais(*) e gosto de tal forma de Andréia, que preferi manter-me unida a ela espiritualmente ,para que não sofresse tanto.Podia dizer-lhe-e eu disse há pouco- que seu pai foi poupado de maiores dores, que por amor, saber disso seria um lenitivo.

Mas, logo a seguir, Donadon manda-me a nota que Andréia Donadon (Deia Leal)é acolhida na Academia de Letras e Artes do Brasil, no Rio de Janeiro, da qual já era, penso , membro correspondente.Acadêmica, vai receber o encargo de receber a Academia na cidade matriz das Minas Gerais.E# escolho o primeiro dia do Ano, para as congratulações.Seu luto, a ampulheta do tempo gastará o tempo pessoal, para minimizar.A alegria da conquista, será ampliada pelo compartilhamento com os amigos.

Neste blog e também em http://chamarteblogspotcom.blogspot.com
http://clevanepessoaeoutraspessoas.blogspot.com
http://clevanepessoaentrevistas.blogspot.com
http://clevanepessoa.net/blog.php
a
vocês encontrarão muitas referências a seu trabalho contínuo , onde soma-se sem dividir-se, entre sua arte e sua literatura, suas ações educacionais e a divulgação cultural.

Dela,individualmente; dela e Donadon, um casal de peso;dela enquanto membro dos aldravistas...
Mais uma Academia de Letras em Mariana,amplia sobremaneira as possibilidades para os intelectuais e Poetas de MG, tradicionalmente merecederes da atenção nacional, desde outrora,desde os árcades,inconfidentes, os simbolistas...Os aldravistas são um belíssimo exemplo de levar a sério a Poesia e a prosa.A Arte e a Educação.

Nossos parabéns, efusivos e entusiasmados, Andréia Donadon.

Clevane Pessoa de Araújo lopes
Diret.Reg.do inBrasCi em Belo Horioznte, MG
Poeta Honoris Causa para 8 países lusófonos, pelo CBLP
Delegada em belo Horiuoznte/MG do aBrace(Brasil /Uruguai)
Membro da ONE
Vice-Presidente do IMEL(Imersão Latina)
Pesquisadora do MUNAP(Museu nacional da Poesia).
Acadêmica da AFEMIL-BH/MG
Patrona da AVSPE-

Entre outros, para os quais enviarei as alvíssaras por Andréia Donadon, (Deia Leal), Aldravismo,Mariana-MG, Brasil.

N:Conheça telas de Deia Leal(Andreia Donadon), em :http://www.arteesociedade.com/DEIAARTESPLASTICAS.htm

Nenhum comentário: