sábado, 2 de maio de 2009

120 Anos do Nascimento de Gabriela Mistral







Fotos:Gabriela Mistral jovem e já mais velha e o busto em sua homenagem, onde nasceu.
E foto de minhas violetas (um vaso da coleção), em sua homenagem e de Cecília Cecília, patrona de minha Cadeira na Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL) em Belo Horizonte, MG.

Clevane Pessoa (*)

Uma parte desse texto , publiquei em meu site CLEVANE DE ASAS(http://br.geocities.com/clevanedeasas/gabrielamistral_primeirosonetodamorte.htm)

Começo com a transcrição de um soneto da poeta expoente do Chile , Gabriela Mistral:
PRIMEIRO SONETO DA MORTE

"Do nicho lôbrego onde os homens te puseram
Te levarei à terra humilde e ensolarada.
Nela hei-de adormecer - os homens não souberam -
E havemos de dormir sobre a mesma almofada.

Te deitarei na terra humilde, te envolvendo
No amor da mãe para o seu filho adormecido.
E a terra há-de fazer-se um berço recebendo
Teu corpo de menino exausto e dolorido.

Poderei descansar, sabendo que descansas
No pó que levantei azulado e lunar
Em que presos serão os teus leves destroços.

Partirei a cantar minhas belas vinganças,
Pois nenhuma mulher me há-de vir disputar
A este fundo recesso o teu punhado de ossos."

(in «Estrela da Vida Inteira», tradução de Manuel Bandeira, J. O. - José Olympio Editora, Brasil, 1978)

Gabriela Mistral (Chile, 1889-1957)

Grande poetisa, educadora e diplomata chilena.Recebeu o nome de Lucila Godoy Alcayga, e nasceu em Vicunã.Em 1914, passa a usar "Gabriela " em 1914 , ao qual apôs Mistral.O primeiro, homenageia Gabreille D'Annunzio.O sobrenome é o de Fredperic Mistral.
A grande poeta , em 1945, torna-se a primeira escritora latino-americana a ser laureada com o Prêmio Nobel de Literatura .Depois dele,é convidada a representar o Chile como diplomata em várias capitais e faz carreira:Nápoles, Madri, Lisboa e Rio de Janeiro;Também teve atuação marcante em várias escolas superiores, tanto na Europa , quanto na América Latina.

Cedo começara a ganhar espaço no mundo literário :colabora no jornal "Coquimbo", no Chile, tinha quinze anos -em 1904. "Três Sonetos a la Muerte" (1914),é sua primeira publicação -e que foi premiada nos Jogos Florais de Santiago.É quando, para pseudônimo, casa o nome e o sobrenome dos dois renomadores autores e ganha um para sempre.

Oración ,1923, seu poema , alcança sucesso e então, a Pota , estreia com o livro de poesia que nomina "Desolación".

Aceitou, depois, o convite do governo do México a convoca para elaborar um plano de reforma educacional, assim como a organização e fundação de bibliotecas populares.Rla aceita.

Gabriela Mistral obtém grande reconhecimento também em outros países.Atua ,na Liga das Nações, em Genebra, Suíça e ainda em instituições de ensino superior , tanto na Europa quanto na América Latina. Defendora da Mulher, sempre esteve ligada a aspectos latino-americanos.

Nos Anos 40, foi Cônsul no Brasil.Morava em Petrópolis, RJ.

Sua Poética é transcendental e mística ,sendo que , em sua lavra, o forte foco é o amor materno .Também enfoca a religiosidade.

Gabriela Mistral foi porém nomeada cônsul, um ano antes de falecer.
O legado de sua obra publicada na América do Sul foi para uma instituição de caridade ,no Chile.

Nossa poeta Cecília Meirelles,que criou lá a peimeira bilioteca infantil-depois destruída pelo Governo -muito ligada à educação, conheceu-a no Rio de Janeiro , e considerava a Cônsul uma pessoa de simples, humanista,também muito dedicada à infância:sua obra educativa refletia suas preocupações com o futuro dessas crianças.As suas renomadas poetas tê similaridades de vida:Cecília perdera o pai pela morte, antes de seu nascimento , no terceiro ano fica órfã de mãe,e Gabriela, cresceu sem o seu genitor,que abandonara a família quando ela era uma criancinha de três anos de idade).Ambas começaram a lecionar em tenra idade.Quyal cecpília, o poeta também chileno Pedro Prado também fêz referências ao caráter simples da grande mulher : “Não façam barulho em torno dela, porque está empenhada em batalha de simplicidade”...

As duas foram ligadas a bibliotecas, Gabriela a convite e Cecília, sendo prejudicada pela destruição da biblioteca infantil, decorada pelo marido, o artista plástico português Fernando Correia .

Um fato marcante na vida de Gabriela Mistral, foi a perda de seu noivo, por suicídio em 1907 ( o primeiro esposo de Cecília, também suicidou-se).
Seu primeiro livro de poemas, Desolación (1922) demonstra essa dor. Depois de receber o Prêmio Nobel, representou o Chile como diplomata em Nápoles, Madri, Lisboa e Rio de Janeiro, e atuou em várias instituições de ensino superior na Europa e na América Latina.

Gabriela Mistral foi cônsul no Brasil no Anos 40 -e nesse período também acontece-lhe o suicídio de seu sobrinho, considerado um filho por ela.Outra morte, a da mãe (em 1929), provoca um livro fruto de perda:"Tala" .

A grande Poeta morreu em um hospital em Nova Iorque, em 1957(10 de Janeiro), pouco antes de completar 68 anos (em abril).

No dia 07 de abril de 2009, completaram-se 120 anos de seu nascimento.

São seus poemas mais conhecidos:Piececitos de Niño, Balada, Todas íbamos a ser Reinas, La Oración de la Maestra, El Ángel Guardián, Decálogo del Artista e La Flor del Aire.

Para o leitor conhecer a delicadeza de sua POIESIS,trancrevo, em Português (desconheço o tradutor), uma fragmento de um dos mais belos poemas de Gabriela Mistral em versão para o português, A Terra (La Tierra), onde esta e o elemento indígena, com um de seus símbolos, o tambor, confundem-se em magnífica simbiose:

"Indiozinho, se estás cansado 

Tu te recostas sobre a Terra, 

fazes igual se estás alegre, 

vai, filho meu, brinca com ela...

Que de coisas maravilhosas 

soa o tambor índio da Terra: 

se ouve o fogo que sobe e desce 

buscando o céu, e não sossega. 

Roda e roda, se ouvem os rios 

em cascatas que não se contam. 

Se ouve mugir os animais; 

comer o machado a selva. 

Ouve-se soar teares índios. 

Se ouvem trilhos e se ouvem festas.

Aonde o índio está chamando, 

o tambor índio lhe contesta, 

e tange perto e tange longe, 

como o que foge e que regressa...

Tudo toma, tudo carrega

o corpo sagrado da Terra: 

o que caminha, o que adormece, 

o que se diverte e o que pena; 

os vivos e também os mortos 

leva o tambor índio da Terra."

(La Tierra-gabriela Mistral).

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Vice Presidente do Instituto Imersão Latina-IMEL
Representante do Movimento Cultural aBrace-Belo Horioznte, MG
Diretora regional do InBrasCI (Inst.Bras.de CultInternacuionais ),na capital mineira
Pesquisadora do Museu Nacional da Poesia (MUNAP)



Depois de receber o Prêmio Nobel, representou o Chile como diplomata em Nápoles, Madri, Lisboa e Rio de Janeiro, e atuou em várias instituições de ensino superior na Europa e na América Latina.
Gabriela Mistral foi cônsul no Brasil no anos 40 e viveu em Petrópolis. O período foi marcado pelo suicídio de seu sobrinho, a quem chamava de filho. A morte da mãe em 1929 a inspirou a escrever o livro Tala.

Nenhum comentário: