quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, acontece e convida





Imagens da Lagoa do Nado:http://www.overmundo.com.br/_banco/multiplas/12345656142_centro_cultural_lagoa_do_nado.jpg

A Lagoa do Nado é um dos mais aprazíveis pulmões verdes da região metropolitana da capital de minas Gerais, Belo Horioznte.Nem parece que na Avenida em frente, circulam milhares de veículos.
O local é calmo, apatrazível, mostra a permanente exposição de cabeças esculpidas em troncos vivos, por Mestre Thibau, quando os troncos foram serrados pela urbanização-cabeças e favelas para encher os olhos.

Muitas bandas e artistas ensaiam ali, da música aos malabares.A Cultura acontece, seja à beira do fogão de lenha, seja na contação de histórias, brincadeiras, cineclube, saraus de poesia(coordenados por Ricardo Evangelista), exposições de artes plásticas, performances, teatro ...

Das crianças à terceira idade, todos são contemplados com ações - e a bibioteca fervilha de leitores.

O Centro Cultural da Lagoa do Nado ali se instala em multifacetados aspectos.Ali, já participei , em 2007, de meu recital "A Poesia Pede Passagem",na sala multimeios, na mesma data em que a editora e poeta Tânia Diniz comemorava os 18 anos de Mulheres Emergentes, seu Mural de poesia, neste ano de 2009, com "Erotíssima-lançamento de livro e sarau interativo, na Bibloteca .Também fui apresentar Neuza Ladeira em seu sarau ao ar livre e dizer alguns poemas da autora e aquarelista , além de apresentar "A Poesia das Sombras" e sementes de Poesia de Regina Mello,Poeta, Presidente do MUNAP e artista plástica.

Foi também na Lagoa do Nado que o InBRasCi em Minas, com a presença dos aldravistas de Mariana e a Governadora no Estado de MG da entidade, Andreia Donadon Leal, deu posse a Angela Togeiro, na qualidade de Membro Honorário e entregou medalhas a Claudio Márcio Barbosa (Cultura e Alô Vida), Marco Llobus (Presidente da Rede Catitu de Cultura ) e a Ricardo Evangelista /Sueli Silva, pela divulgação de Minas pelo Sarau Tropeiro.Isso ocorreu em setembro de 2007, quando entregamos também os títulos de Amigos da Paz,das Artes, da Poesia e da Vida a eles e a vários presentes merecedores.

Embora eu tenha citado alguns eventos pessoais, numerosas pessoas ali passam todos os dias, para assistir ou apresentar sua arte e literatura- dos origamis e teatro japonês, ao um encontro internacional de artistas .A Lagoa do Nado é um patrimônio cultural mineiro e belorizontino, onde a Cultura acontece, ao cantar dos pássaros , sob as árvores seculares, e nos diversos espaços propostos.

A Lagoa do Nado, foi a residência de Américo Renê Gianetti, que dá nome ao Parque Municipal de Belo Horiozonte (AV.Afonso Pena).

Dia 29 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, convida para a abertura, partir das 15, horas,da mostra Lagoa do Nado-Sítio, Parque e Centro Cultural".

O evento acontece em parceria com o Museu Abílio Barreto e o Centro Cultural Lagoa do Nado, ambos órgãos da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA de Belo Horizonte
.

Divulgação :
Clevane Pessoa de araújo lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte-MG

Nenhum comentário: