quinta-feira, 12 de março de 2009

Vinil puxa Lembranças-A MÚSICA QUE VEM DE MINAS





IMAGENS:LOGO do inBRasCi e ilustração de "A MÚSICA QUE VEM DE MINAS".

Imagem enviada junto com a mensagem de Pampini.Adorei.A alegórica bandeira de Minas com a clave, o rádio.Meu pai adorava,meu avô (ouvia-se a Hora do Brasil, novelas que mamãe ouvia e eu pequena, ficava perto,como "O Direito de Nascer" e , mocinha, chegada de retorno a Juiz de Fora em 1964, ouvia heitor Augisto de Lery Guimar~aes, que lia minhas trovas e logo depois, seu irmaõ advogado e poeta José Carlos de Lery Guimarães disseminar cultura, divulgar trovas, no seu programa Contraponto.Concorri ao de desenho a bico-de-pena-ilustração de 100 trovas ditadas por ele, todos os dias e , antes, ao concurso de crônica-no qual fui o primeiro lugar entre 337 escritores, entre os quais minha professora de Literatura Portuguesa, no vice-consulado de Poetugal, a renomada Cleonice Rainho e Marília Ladeira.

Minha crônica, no tema Operária, saiu, propositalmente desse tema explícito-eu não gostava de escrever nada que alguém fosse escrever,desde pequena.Então fiz um paralelo com a lida diária da mulher mãe e dona de casa, sem salário e sem assinar ponto porque seu trabalho erra um continuum, mesmo nas madrugadas quando algum filho tossia ou tinha pesadelos.
Meu troféu , de madeira com placa de prata,foi oferecido por Dormevilly Nóbrega, que criou o Museu do Som naquela cidade e com quem conversei, pouco anos dele partir.Era tio do noivo de minha amiga Renate Camargo, o Celso Brasil-estão casados até hoje - e pai do compositor, músico e artista Daltony Nóbrega, que mora em S.Paulo, trabalhou na Globo, inclusive em programas de humor, com Chico Anísio.
Dormevilly era elegantíssimo, cabelos negros penteados para trás, foi um dos padrinhos de casamento de Celso ou de Renata.Quanto a Daltony, meu marido, também engenheiro, foi seu colega e sempre que ele aparecia na TV, corria para ver .lembro daltoni de gola rolê, violão no braço...Se não me falha a mamória, ele cantou na festa de casamento da Renata.

Atualmente, correspondo-me com Ana Luiza, a primeira filha do casal, que é autora de "A Insitência da vida', um espetacular livro das memórias de seus avós alemães,entrevistados por ela em bate papos familiares e verazes, na II GG.O meu caríssimo amigo Sr.Albert Bauer,durante um bom tempo, era meu fotógrafo na Gazeta Comercial em JF.

Já escrevi sobre a entrevista que fomos fazer com Juscelino Kubitscheck, voltando no exílio, convidado para Semana da Engenharia.Mas o DA sofreu censura do DOPS e para JK conseguir falar, usou-se uma estratégia:ele era médico e foi lá no auditório da Sociedade de Medicina de Juiz de Fora (sinceramente, não lembro-me agora se o nome exato era esse, ou se foi no DA-Diretório Acadêmico de Medicina).
Pois os militares à porta , simplesmente tomaram a máquina alemã,querida e necessária do Sr.Alberto .Eu não era uma ativista, apenas uma repórter atenta aos fatos- e para entrar, mandei um recado para JK-um bilhete manuscrito- dizendo que a filha e a neta de seu amigo, o paraibano jornalista e poeta Luiz Máximo, estavam na porta (eu levara mamãe, que adorava Juscelino).veio uma ordem e pude entrar, mas não na qualidade de repórter, De qualquer forma, valeu e depois, a máquina do amigo Albert foi devolvida.Lembro de seus olhos azuis azuis , perplexos e depois chispando de raiva, quando a máquina foi confiscada à entrada.
Conto esse episódio, felizmente de final feliz, em meu e-book "Memórias de Uma Repórter na Ditadura e que está no Recanto das Letras.

Quando enviei a Lourivaldo Perez Baçan um capítulo desse livro, cujo sibtítulo é Nas velas do Tempo-uma canção de autoria de Leny Tristão, defendida nas prévias dos festivais do Rio, em Juiz de Fora, ele disse que faria um e-book sem cobrar, pois era um documento de interesse público.Esse e-book-ficava nas biblioteca do CEN-Portugal/Brasil e agora está no Recanto das Letras e em meu site/blog

http://clevanepessoa.net/blog.php

O download é gratuito e muitos o copiam em Cds (antes em disquetes) para presentear e mandam contar-me, algumas.Gosto de saber dessa leitura.Preferiria que todos os leitores me mandassem um e-mail(pessoaclevane@gmail.com).

Esse capítulo também foi contado na PUC -Minas (Coração Eucarístico, na Nona Semana de Comunicação-Vestígios (*), na década de 90 .Levei uma gravação com as músicas proibidas da época , gravadas pela compositora , poeta e artista plástica Maria Queiroz, uma colecionadora.E os jovens acadêmicos se espantavam com os motivos da Censura.Era alienada e alienante mesmo.No caso da máquina fotogáfica do Sr.Bauer, talvez por ser a mesma alemã?Por ele ser naturalizado brasieliro?Ou apenas para não mostrar um JK alquebrado depois do exílio?No dia seguinte, o DOPS ,andou a única fotografia do Presidente que poderia ser divulgada:uma foto dele, de terno escuro, aqueles olhos apertadinhos, ainda jovem ...O que o Diretor da gazeta comercial teve de fazer, publicada junto com minha matéria.Ou seja:por que podia um retrato atemporal e não um atual? A censura, D.Louca e Cruel, jamais teve lógica...

bem , desculpem o brotar dessas reminiscências, apenas para publicar o recado de EDU PAMPINI...Associação de idéias é mágica pura!

E ESPERO UM DIA , PUBLICAR EM PAPEL, ESSAS LEMBRANÇAS," NA VELAS DO TEMPO", ANTES QUE ENTRE NESSE BARCO E PARTA PARA OUTRA DIMENSÃO...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
DR InBrasCi

(*) Palestrei,junto ao pessoal de Direitos Humanos, Polícia Militar, e o poeta Wagner Torres que , à noite, realização uma oficina de Poesia comigo, ali na PUC etc, com a juventude livre de hoje e falei de discos e composições, por isso, talvez, a cadeia de lembranças, ao falar de vinil...Foi memorável!

O endereço é :

http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/57559

Tenho aí 19 dos 23 e-books que já coloquei nomar-e que qualquer pesoa pode ler, ver,hiospedar ou copiar para presentear ou guardar.

Noutro dia, uma das filhas de José Carlos escreveu-me para contar de seu prazer em encontrar seu pai-durante muitos anos, professor de Jornalismo na Federal em Juiz de Fora e também homem de Tv(Canal 10)-cito por mim.

Vou digitalizar fotos onde ele, eu e Vânia Bicalho, entregamos centenas de presentes às crianças do PEP(Plano especial de Pediatria, do ex-iNAMPS).Ele era fiscal do IAPAS e

Edu Pampini nos envia e divulgamos:

"Amigos cultos e ocultos, mais oito lançamentos no sitio.

Com mais de 870 títulos de CDs e DVDs somente de músicos mineiros independentes, viramos referência quando se trata do assunto.



Aqui você encontra uma sessão de música infantil com vários títulos, recomendável para pessoas que trabalham na área de educação.



Novidade - esta é uma boa chance também de conhecer e comprar CDs de artistas independentes do Brasil inteiro por um preço justo, veja a relação dos artistas com quem trabalhamos no menu ao lado esquerdo do site ( Promoção de CDs)

A partir de agora iremos trabalhar com uma promoção permanente e com artistas de outros estados, toda semana colocarei uma listagem atualizada na página.



Confira





www.amusicaquevemdeminas.com.br





Abraços sonoros

Edu Pampani

(31) 3036-2919

Disco é Cultura!!!"

Divulgação:
Diret.Reg.do ImBrasCi em Belo Horizonte,MG

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Um comentário:

Ludwig Birkner disse...

Poxa que lindo pedaço da história de Juiz de Fora, eu em especial fiquei muito feliz, pois meu nome é Ludwig Birkner de Lery Guimarães e sou filho do saudoso Heitor Augusto de Lery Guimarães e achei esse blog pois estava mostrando para meu filho o Heitorzinho quem foi o avô dele. Obrigado mesmo.