sábado, 19 de setembro de 2009

Adão Rodrigues, retratos e nascer sorrindo






Adão Rodrigues (veja na página anteiro sua Mona Lisa)é ótimo autor de portraits, mosto aqui sua exposição na Galeria da Árvore do MUNAP (Museu nacional da Poesia).

Mais o belo autoretrato do artista.

Na estilística, o domínio das nuances,cor, sombra e luz, carnação, perspectiva.Em hiper realismo, crianças dançam sobre páginas de jornal e este é lido por alguém noutro.Dá para ver cada linha impressa.No abstracionismo, a invocação do imaginário é exposta com dramaticidade ou leveza, conforme suas asas criativas o levam.

Sabem o Jornal do Ônibus? É trabalho desse publicitário artista , cartunista e capista -e existe em Belo Horizonte há quase duas décadas.

Em meu aniversário, a esposa-também artista e poeta ,Conceição,levou-me um trabalho a pastel,encantador. e que tocou-me ,pois representava um menininho a nascer sorrindo,parturiente e parteiros,todos desatando a réstia do riso.Quando fui ao uruguai,o casal Ricardo Evangelista e sueli silva interpretaram um de meus poemas
cantando-p.tendo a musocista feito um arranjo delicioso para composição.O poema está na Internet e em antologias.

Sem saber de meu poema, penso, mas isso não importa, pois se ele lera meu poema e foi capaz de interpretá-lo assim , sinto contentamento e orgulho, agradecimento e emoção- Adao manda-me esse extraordinário desenho.Atrás escreve-me ;

"Para nossa querida amiga
clevane pesoa,que irradia tanta luz,
este simbóloco 'dando a luz'
é nosso poesente.

Parabéns
e feliz aniversário."
Assina com a talentosa esposa, Maria Moreira- poeta, escultira, ceramista, pintora...

E o nome é "Dando à Luz".Adoro gerúndios em arte e poesia.Apenas do gerundismo ter gerado tanta guerra contra o estado verbal, há modos de expressar um moneto que somente assim , ficam coma aura de "acontecendo", "enquanto", necessária.

A tela chama-se "dandoa luz".

Como vida, como a vida da expressão artística desse presente e imediatamente, lembro-me de minha mãe.A chave:ela era parteira ...E muito partos fez usando o Método Leboyer...Penumbra, calma...O mpétodo chanava-se Nascer Sorrindo.E o artista Adão, transfere para todos que durante a delivrance, participaram desse magnífico ato :parir uma vida nova num mundo velho demais .

Clevane Pessoa
Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.
Doutora Honoris causa PH.I em Filosofia Universal(ALB/CONALB)
Embaixadora Universal da Paz.
Vice Presidente do IMEL.

O poema:


PREDIÇÃO


O tempo é mesmo
esse contraste:
escorre entre a morte e a vida,
entre o ancestral e o devir.
Ascendentes e descendentes
Repetem-se
Ou Transformam-se.
Os traços hereditários
Luzem na escuridão.
Os mutantes
Desafiam leis.

As novas crianças nascerão cantando.

(Clevane Pessoa de Araújo Lopes Belo Horizonte,abril de 2006)

Nenhum comentário: