sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Deia Leal, em Paris-Martírio - Louvre



Andreia Aparecida Donadon-a artista Deia Leal.




Cartaz da exposição do Louvre, em novembro.



Deia Leal
Participação da tela Aldravista, Martírio, em Exposição no Museu do Louvre - Paris
Abertura Exposição: 10 de dezembro de 2009.

Deia Leal, em Paris expõe Martírio , no Louvre


Andreia Aparecida Donadon-a artista Deia Leal.




Cartaz da exposição do Louvre, em novembro.



Deia Leal
Participação da tela Aldravista, Martírio, em Exposição no Museu do Louvre - Paris
Abertura Exposição: 10 de dezembro de 2009.


Andréia Aparecida é o prenome da artista Deia Leal.Ambos os nomes com que assina sua lavra, são conhecidos e respeitados:Andreia Donadon Preside a ALB e é a Governadora do inBRasCi em Minas Gerais-conduzindo com maestria e dinamismo várias ações pararelas, que traça desde a tarefa de educadora à de divulgadora cultural do Jornal Aldrava, onde escreve e tem mostra permanente de sua Arte.

Os trabalhos mais recentes refletem sua inspiração na mineiridade, na espiritualidade e na estilística aldravista, onde,segundo observamos, os traços de desenho são quase eliminados, para a maior ênfase estar na expressão conceitual .

As cores são inspiradas na riqueza mineira, os tons terrosos, os verdes multiplicados, os carmins.E, trabalhando na espressão plena do que deseja mostrar-mas sempre permitindo uma elasticidade de interpretações ao apreciador-convidado a uma espécie de interativiade com a artista -busca alcançar texturas compatpiveis com sua pr´popria visão do entorno ou do cosmos recriado, um cosmos mineiro, mas universilazidado.

Conheci-a quando sua tela sobre o Outono-um outono incendiado em chamas lindas- alcançou um terceiro lugar na Fundação Cultural Valentim Ruiz Aznar, na Espanha, em Granada.A tela chama-se Outono Em Chamas.

À ocasião,ela não pode ir receber o prêmio, tantas as dificuldades encontradas no reconhecimento no feito de uma brasileira, mineira e moradora na cidade primaz de Minas,Mariana.

Mas logo depois, no novo concurso, a artista logrou um "primeiríssimo lugar". E então, já devidamente recohecido seu trabalho, aliado ao dos Aldravistas de Mariana,
pode viajar, às expensas do Governo brasileiro e mineiro.Longe de ir a Maracena-Es,em vez de viajar
apenas receber a premiação ,o o casal Donadon (*) muniu-se de material para lidar com crianças e adultos, foi às rádios e Tvs e , muito recebido em terras estrangeiras, realmente representou o Brasil e Minas Gerais ,desde entregar camisetas com o triângulo vermelho do lábaro de Minas, onde a frase latina "Libertas Qua Sera Tamen", traduzida do Latim como "Liberdade Ainda Que Tardia", é ainda remanescente da era colonial, da luta dos inconfidentes mineiros.

Apraz-me agora receber a nota para a participação da tela "Martírio", no Louvre, em Paris, França.certamente, impressionará conhecedores, esse estilo singular.

Se numa tela-qual na exposição "Emaranhaminas", a artista visa mesclar as muitas Mnas Gerais e suas estruturas regionais, noutra rasga o fundo e o recostura (acima) , faz intervençõs em peças de vestuário, também já a vi trabalhar num improviso, a usar pétalas de rosa.Essa facilidade para projetar-se em sua própria obra- awareness e conscioness- o que vem de dentro para o que existe em volta, do self da artista para o atavismo, o consciente coletivo,o social, sempre a perpassar pela criatividade da diversidade buscada, sugere que Deia Leal terá muitos imitadores e seguidores, porque faz escola, ao superar até a si mesma e abandonar leis pré estabelecidas ou ultrapassadas.Mas o faz sem arrogância, apenas pela necessidade de avançar além de seu próprio tempo de ser, estar, criar.

Clevane Pessoa de Aaújo Lopes
Diretora Regional do InBRasCi
Embaixadora Universal da Paz (CUAP/Genebra/Suiça)
Crítica de arte e literatura ,
, consultora de teatro, psicóloga ,
sexóloga e especilista em adolescência, oficineira
Doutora Honoris causa/Filósofa
PH.I pela ALB/CONALB
Foi ilustradora,repórter e redatora de Arte
e Literatura nos Jornais mineiros Gazeta Comercial e Urgente e
Voz de Rio
Branco
Escreveu na revista O Lince e em Estalo, a revista,
O Aseano,feira da Cidade e outros.
Na SBAAT-Escola de belas Arts Antonio parreiras, em Juiz de Fora, foi aluna de Clério de Souza-o Pimpinela, artista presidente da entidade à época.

(*) Casada com J.B.Doandon Leal, Pós Doutor em Análise do Discurso, Poeta e conferencista, músico.Coordenador do Curso de Jornalismo em Mariana/MG

SERVIÇO:

Andreia Donadon toma posse na Academia Feminina de Letras(AFEMIL) em 17 de setembro de 2009, na qualidade de Acadêmica Benemérita.
Tenho em mãos o convite da presidente, Maria Laura Pereira da Silva Coury.O discurso de saudação será proferido pela Acadêmica Cely Vilhena.
A AFEMIL funciona na Rua Timbiras 1560, cinj.703/4, em Belo Horizonte, MG

Nenhum comentário: