domingo, 17 de agosto de 2008

Caymmi -por Alberto Peyrano, Clevane Pessoa-despedidas




À foto de Caymmi, acrescentamos a capa de um LP que o mostra ainda jovem , com Ari Barrosos (um intepreta o outro.Belo trabalho fonográfico de épca)
O amigo Alberto Peyrano, argentino, rdialista, psicanalista,cantor de tango, que realiza o show TANGO QUE FUISTE Y SERAS, tem um especial olhar para a música braileira.Recebemos deles, letras e midi.

O músico e pai de músicos, personagem além de talentosa, folclórica, deixa os filhos também músicos e uma nação de órfãos de sua música perenal.Clevane

Caymmi:

Se numa marina, Marina morena bonita,
não deve pintar-se,
para agradar seu olhar, se no mar onde a marina
permite que barcos dancem nas águas
ao ritmo de tuas canções,
se teus filhos Nana, Dori e Danilo,
estão órfãos do pai singular,
os brasileiros, idem.
E somente cantando,ouvindo a Poesia de tuas composições,
seremos consolados, embora embalados na saudade..

Espero que S.Pedro tenha reservado
uma rede bem branca e macia
para criares e receberes os amigos,
com os capulhos brancos na cabeça
e o sorriso de canoa a dançar no rosto.

Até um dia...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes




Desta feita, registra a passagem do grande Caymmi, traduzindo a noticia abaixo, para o espanhol:


"Publicada em 16/08/2008 às 13h05m O GLOBO ON LINE
Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) - Um dos maiores compositores da música popular brasileira, o baiano Dorival Caymmi morreu neste sábado, em sua casa no Rio de Janeiro, aos 94 anos.
Autor de clássicos como "O que é que a baiana tem", "Você já foi à Bahia?" e "Saudades de Itapoã", Caymmi faleceu por volta das 6h da manhã, por insuficiência múltipla dos órgãos.
Caymmi sofria de insuficiência renal e estava internado em sua residência, no bairro de Copacabana, desde dezembro do ano passado.
A cantora Maria Bethânia, uma das principais vozes da música popular brasileira, lamentou a morte de seu conterrâneo.
"Nós baianos estamos muito entristecidos... mas sei que ele está certamente com Deus, com as rainhas do mar, das águas... um ser como Caymmi não morre, ele fica encantado", disse a cantora ao canal de TV GloboNews.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota oficial, que a música de Caymmi é "uma completa tradução" da Bahia e que suas canções são patrimônio da cultura nacional.
"Sua obra permanecerá sempre viva na memória dos brasileiros, iluminando a todos com a graça e a alegria de suas músicas", disse o presidente na nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Caymmi deve ser enterrado no domingo, no cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio.
Nascido em Salvador, em 30 de abril de 1914, Caymmi mudou-se para a capital fluminense no final da década de 1930. Apesar da mudança, a Bahia jamais deixou de ser retratada em seus trabalhos.
O compositor gravou cerca de 20 discos ao longo de seus mais de 60 anos de carreira. Suas canções foram gravadas por dezenas de intérpretes.
Em 1986, a Mangueira, uma das principais escolas de samba do Rio, fez uma homenagem ao compositor, usando a história do baiano como tema para seu enredo. O desfile garantiu o título para a Estação Primeira na Marquês de Sapucaí.
O compositor Carlos Lyra, um dos nomes da Bossa Nova, afirmou à GloboNews que Dorival Caymmi foi a maior inspiração da música brasileira.
"As paixões morrem, mas Caymmi é como romance, Caymmi é para sempre", disse.
Caymmi era casado com a cantora Stella Maris, com quem teve três filhos, os também artistas Nana, Danilo e Dori. "
(Reportagem de Renato Andrade)

E a versão de Alberto, pra registrar :





"MUERE DORIVAL CAYMMI, "PATRIARCA" DE LA
MÚSICA BAHIANA

RIO DE JANEIRO, 15 (ANSA)

El compositor y cantante bahiano Dorival Caymmi, de 94 años y considerado "patriarca" de la música popular brasileña, falleció hoy en su casa, en el barrio de Copacabana, zona sur de Río.
El músico, autor de más de 120 composiciones, murió por "tras un paro respiratorio, por insuficiencia múltiple de órganos", afirmaron sus familiares.
Nacido en la capital bahiana, Salvador, el 30 de abril de 1914, Caymmi se trasladó a Rio de Janeiro al final de los años 30, pero nunca dejó de retratar a Bahía en su arte.
Entre su más de un centenar de composiciones, figura "O que É que a Baiana Tem?", immortalizada en la voz de Carmen Miranda, "Maracangalha", "Promessa de Pescador", "Saudade de Itapo " y "Rosa Morena". Dorival Caymmi grabó una veintena de discos en 60 años de carrera, y sus temas fueron grabados por decenas de intérpretes locales en variadas versiones.
El músico sufría cáncer renal desde 1999, y a partir de entonces vivió casi recluido junto a su familia, en su casa de la Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
El año pasado, tras una de sus internaciones para tratar la enfermedad, Caymmi pidió no volver más al hospital y ser tratado en su vivienda.
El cantante Tom Zé, también bahiano, fue uno de los primeros músicos en lamentar la pérdida de Caymmi, ícono de la música popular brasileña.
"Fui educado escuchando Caymmi. Perdemos al mayor profesor de nuestras vidas. Todas sus canciones fueron exitosas. Dicen que la música de Bahía es una gran agencia de publicidad. Pero quien fundó esa empresa fue Caymmi, con su maravillosa visión de Bahía", dijo. (ANSA). MRZ





Con profundo dolor, acompaño con mis sentimientos al pueblo brasileño y al alma de la Música Universal por la irremediable pérdida de uno de los más grandes músicos del colosal corazón verde amarillo de América Latina.

Un sincero y fraterno abrazo de condolencias
Alberto Peyrano
Buenos Aires, Argentina

(Midi: Tema de abertura da novela "A escrava Isaura" de Dorival Caymmi)

Um comentário:

Alberto Peyrano disse...

Obrigado cara Clevane por teres unido teu comentário ao meu sobre o triste desaparecimento de quem sempre sera uma das vozes maiores do Brasil, em canto e em música, e exemplo impar para a alma musical verdeamarela de América Latina.
Alberto Peyrano