terça-feira, 19 de agosto de 2008

Thiago de Mello em Sempre um Papo



Gosto de contar essa historiazinha:certa feita, li que uma conhecida poeta de Portugal, pessoa estimada na Internet,iria pblicar um e-book chamado..."Faz Escuro ,Mas eu canto".Imeditmente,escrevi para a editora e disse que o verso conhecido que nomeia o renomado livro do autor, era de Thiago de Melo.Que, se a autora o quisesse homenagear, que o dissesse na capa ou no prólogo, et blá-blá-blá.
Então, deduzi que o recado fora aceito, pois fui avisada de que fora enviado.
Tempos deois, vi a chamada para o mesmo :"Faz trevas ,Mas eu canto".
Arre!

De qualquer forma, é muito bom saber que o grande bardo estará em Belo Horizonte, onde moro.E leiam o rol desses nomes convidados (CEMIG) além da programação da FIAT , que além da apresentação, oferece DVDs para educadores e alunos.

Thiago de Meloo, com mais de oitenta anos, pe um dos sobreviventes da tortura nbos Anos de Chumbo.Conecido, re/conhecido internacionalmente, costuma atrair saudosistas, jovens curiosos e estudiosos de sua forte POIESIS.O exílio rendeu-lhe dividendos especialíssimos:no Chile, conhece e torna-se amigo do grande Pablo Neruda e então, torna-se seu tradutor.Um casamento de cabeças escrito nas estrelas, que permnitiu aos brasileiros e lusófonos, uma aproximação maior com a Poesia do chileno.

Testemunha ocular e escrita de uma época, ouvir Thiago e ler seus versos, um grande privilégio.E nós, que nos Anos 60/70,passávamos por,ainda vivos, precisamos redescobrie o homem que escreveu o inimitável Estatuto do Homem,

Enfim , uma alegria noticiar tamanhos ganhos culturais para a capital mineira.E enviar para escolas, faculddes, artistas, poetas...

Clevane Pessoa de Araújo lopes
Diretora regional do instituto de Culturas Intrnacionais em Belo Horizonte, MG-Brasil





"Caros Amigos,

As palestras do seminário "Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade", uma parceria da Casa Fiat de Cultura e o "Sempre Um Papo" vão ser exibidas na televisão, na PUC TV (canal 12 da NET e 14 da Oi TV). A estréia está marcada para o dia 28 de agosto, quinta-feira, as 19h, com o crítico de arte e ensaísta RODRIGO NAVES, falando sobre "Vida e Obra de Amílcar de Castro". Em seguida, quinzenalmente, irão ao ar os programas do primeiro semestre, com Ferreira Gullar, Éder Santos, Eugenio Savio e Agnes Farkasvolgyi, entre outros.

Em convergência, os programas estarão disponíveis para download gratuito no site www.casafiat.com.br, a partir do mesmo dia 28/08. Acontecerá também uma distribuição restrita da série de DVD's destinada a instituições de ensino de arte-educação, universidades e escolas, sendo necessária a solicitação formal, dirigida à Casa Fiat.

E o Seminário continua: estão todos convidados para ouvir o superintendente do Museu da Língua Portuguesa, ANTONIO CARLOS SARTINI, e o curador do Inhotim, RODRIGO MOURA, falando sobre "Arte Contemporânea e Novos Museus". Os especialistas irão discorrer sobre as novas características e especificidades das produções contemporâneas, que ultrapassaram os limites rígidos de prédios e salas, e a importância dessa transição para a arte. Dia 21/08, quinta-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1.250, Belvedere – Belo Horizonte). A entrada é gratuita.

Assistam também, na TV Câmara, o maravilhoso progama com ADÉLIA PRADO, onde ela fala sobre "O Poder Humanizador da Poesia", lê diversos poemas, entre eles, "Bendito", de forma comovente. Sábado, às 16h e domingo, às 19h.

E acessem nosso site, com muitas novidades. Aqui, a programação de BH, com destaque para Thiago de Mello, amanhã, na Cemig, www.sempreumpapo.com.br

Belo Horizonte
19/08 - Thiago de Mello
25/08 - Contardo Calligaris
26/08 - Dad Squarisi e Márcio Cotrim
02/09 - Alcione Araújo
03/09 - Rubem Alves
08/09 - José Alberto Nemer
09/09 - Flávio Gikovate
23/09 - Eduardo Giannetti
01/10 - Fabrício Carpinejar

Cordialmente,

Afonso Borges
www.sempreumpapo.com.br

Eu proicurava uma foto mais recente de Thiago de Mllo, quando encontrei uma página, de dois anos atrás, escrita de forma interessante e séria por Bruno Ribeiro,quando o selo Karmim lançou o CD que comemora A CRIAÇÃO do Mundo.E transcrevo , com os devidos créditos:



"Selo Karmim lança disco em comemoração aos 80 anos de Thiago de Mello
------------------------------------------
Por Bruno Ribeiro, maio de 2006

O poeta Thiago de Mello, pilar da poesia social brasileira, completou 80 anos de vida no mês de março. A data passaria despercebida não fosse o lançamento, pelo selo Karmim, do CD comemorativo A Criação do Mundo, registro fundamental dos mais belos e importantes poemas que o autor amazonense produziu nos últimos 55 anos. Declamados pelo próprio Thiago de Mello, as palavras ganham, neste trabalho, fundo musical do irmão, o musicista Gaudêncio de Mello, além de encarte assinado pelo amigo Adriano Alves. Dentre os poemas presentes na obra estão A Vida Verdadeira, Volto Armado de Amor, A Boca da Noite, Chile e Os Estatutos do Homem.

Discos de poesia falada são raros por si só. Mas A Criação do Mundo, além de pontuar uma data especial, marca também o retorno do poeta ao disco. Sua última experiência nesta linha ocorrera em 1992. Depois do sexto disco, Thiago lançou o livro De Uma Vez Por Todas, em 1996, e declarou que não mais publicaria livros de poesia. “Não publicarei, mas a poesia não me abandonará”, emendou, em entrevista concedida ao também poeta Fabrício Carpinejar. A promessa não tardou a ser quebrada. Poucos anos depois surge Campo de Milagres, livro que dá ao poeta seu segundo Prêmio Jabuti.

O CD A Criação do Mundo é obrigatório para quem gosta de poesia. E, sobretudo, para quem gosta de ouvir poesia. Declamados pelo próprio autor, os poemas ganham sua real dimensão — que em Thiago de Mello é continental, amazônica, grandiosa.

Se qualquer tentativa de síntese da obra do poeta irá esbarrar na injustiça da escolha pessoal, a seleção que integra o disco (feita pelo poeta e pela produtora Carminha Guerra) dá uma idéia geral do viés mais engajado de seu testemunho escrito. Inicialmente seriam gravados 20 poemas. A emoção no estúdio acabou levando aos 32. Os destaques são os inéditos Amor Sem Fim (dedicado à sua mãe, Dona Maria), A Lição das Águas (ao filho Manduka) e A Criação do Mundo (interpretado pelo jornalista Armando Nogueira)"

Fonte:1)Site CONCIÊNCIA--> http://www.consciencia.net/2006/0521-thiago-de-mello.html

2)BRUNO RIBEIRO, jornalista-->)"Saiba mais:

http://www.revista.agulha.nom.br/tmello.html

"Bruno Ribeiro é jornalista e escritor. Torcedor do glorioso São Cristóvão Futebol Clube, não deu certo como ponta-esquerda, não deu certo como poeta maldito, não deu certo como compositor de samba. Foi ser jornalista e escrever sobre os bares de Campinas. Segue o lema de Maiakóvsky: também acha preferível morrer de vodca a morrer de tédio. Há algum tempo é editor da seção de Artes da Revista Consciência.Net".---> Contato: bruno@rac.com.br


Visitem , é muito interessante e além desta foto, há uma bem onhecida, de

Nenhum comentário: