quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

AVBL, e-books









Desde 2002,faço parte da pioneira Academia Virtual de Letras, presidida por Maria Inês Simões (fundadora).

Escolhi por patrono Lindolf Bell, catarinense,um dos poetas contemporãneos prediletos ao meu olhar. Com a esposa, Elke Hering bell, o Poeta apresentou emn exposições inovadoras, poemas-objeto, objetos-poemas.

Noutro dia, fui visitar o artista plástico Wander Lara, em Belo Horizonte e quando citei "O Pássaro", um poema de Bell (a webmaster Masé Soares fez dele um belo PPS,que enviei para a filha, Rafaela Hering Bell, diretora do MAB em Blunenau e curadora da casa do poeta em Timbó, Santa Catarina), o Wander disse que convivera com Bell, fora com ele ao Circo Voador, no Rio e que ainda guardava uns selos com poemas.Eram uns adesivos, à época, novidade, com versos do catarinense.Abriu uma gaveta em seu ateliê e lá estavam...
Hoje, completam-se 14 anos da passagem da escultora e pintora - o que divulguei mais cedo neste blog-que o MAB homenageará nesta semana.

Ontem , a Maria Inês Simões mandou-me o novo emblema pessoal da Academia, onde aparece o ano de entrada.

Com ela, fiz vários e-books individuais e ainda participo de antologias, ou de papel, ou as virtuais, estas,ela oferece aos associados gratitamente, em geral ensaios sob um tema, pequenas histórias, poemas.

Fiz uma entrevista com Maria Inês ,poeta muito apurada,e em breve, aqui postarei suas respostas sobre a AVBL e seu trabalho, sobre si mesma.Mas agrade3cer é sempre bom e aproveito para fazê-lo, em especial pela atenção aos meus pedidos durante o processo criativo dos livros virtuais.
O primeiro foi "Partes de Mim" (agora também em papel.

Depois, convidei José Geraldo Neres para integrar um que eu ia editar, Nuvens de Algodão.É que seria de poemetos e poetrix (aos quais eu chamo de mini-poemas)e ele possúia seu projeto chamado Poemínimos.Achei curiosa a coincidência e gosto muito do que o webmaster de Palavreiros escreve.Ligado ao Cinema, sua poesia é conhecida nos Países latinos,por muito tempo festejou no seu portal da UNESCO,o Dia Mundial da poesia - quando poemas de minha autoria também foram ali colocados.O título do conjunto chamava-se "Pássaros de Papel".Acrecentei " em Nuvens de Algodão" e pronto, parceria complementada, o e-book correu mundo.

Agora, a parte dele alça vôo,em publicação independente, pelo excelente Projeto "Dulcinéia Catadora"."Pássaros de papel" tem agora, seu vôo solo.É muito bonito, esse feixe de "poemínimos".

Coloquei aí , alguns dos e-books,capas trabalhadas por Maria Inês . Tenho outras versões, e ainda outros títulos,feitas pelo Baçan, que agora desenvolve o Vila das Artes.

bem, aqui o registro desse estara para ser, na AVBL, junto a outros Poetas e prosadores.

Clevane

Nenhum comentário: