quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Há catorze anos, Elke Hering nos deixava...





Imagens:auditório Elke Hering, renomada artista contemporânea blumenauense;
ilustração pára póema de cruz e souza

Troféu para prêmio/ecologia:uma das esculturas em cristal de Elka.





Rafaela Hering bell , em 2009, publicará a biografia de sua mãe, a talentosa Elke hering, que com Linfolf bell, pai da diretora do MAB, criava os objetos-poemas ou poemas-objetos,inovando asssim , com a arte abraçada à poesia.Isso me encantava e até hoje, o poeta catarinense de Timbó, onde funciona sua casa transformada em centro de memória ,sob a curadoria da filha talentosa,e onde, a céu aberto, estão em praça inaugurada no ano de 2006,seus poemas e obras de arte, inclusive de Elke.

Heranças...

Da mãe os filamentos,
a voz, os pensamentos
a afiliação ao belo,
arabescam-se,enroscam-se em abraços
com a alma filial,
cujo amor a eterniza
além dos que admiram.
Elke Hering, cristal
papel,
metal.
Esculpe pelo amor à forma
e deixa um legado de estrelas
nas entrelinhas das linhas
que traçou com suas mãos
na matéria,
em qualquer matéria
que
Dura poderia ser,se dócil fosse
ao seu contato doce,
à firmeza com que guiava
os instrumentos de ser e fazer.

A filha é enlaçada
pelas filigranas do talento:
herança com aroma de amor.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes,
Poeta Honoris causa pelo CBLP,
para Rafaela Bell, em homenagem à sua bela mãe Elke Hering.

Ontem , recebi o recado de Rafaela:

"Caros amigos, estou escrevendo apenas para lembrar que amanhã faz quatorze anos da morte de minha mãe, a artista plástica blumenauense, Elke Hering.
O Salão Elke Hering permanecerá nesta semana, em homenagem à artista, e a partir da próxima semana a Sala Elke Hering voltará a abrigar obras apenas da artista.
No próximo ano estarei lançando um livro muito especial contando toda a tragetória da artista e sua vida e obra.
Um beijo no coração de todos

Rafaela"


Rafaela Hering Bell
MAB - Museu de Arte de Blumenau
diretoria.mab@terra.com.br
www.museudeartedeblumenau.com.br
(047) 326-6596
(047)99779819

Do link http://www.turismoblumenau.com.br/novo/site/index/index.php?IDSECAO=158&IDPAI=157

,de BLUMENAU/SC,onde Rafaela Hering Bell ,filha da artista e do poeta, mantém a tradição familiar pelo belo,dirige o MAB,transcrevemos:

"Museu de Arte de Blumenau – MAB

O Museu de Arte de Blumenau é o maior e mais importante registro cultural das artes plásticas da nossa cidade. Tem como objetivo principal, a socialização da arte em todos os seus níveis, catequizando o indivíduo e ajudando a formar cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da cultura para a nossa vida. A idéia é criar a integração da escola com o Museu, promovendo trabalhos de extensão. Tudo que o aluno vê e vive no MAB, pode ser utilizado em sala de aula posteriormente, e claro na sua vida. Assim, pretendemos despertar a sensibilidade para a cultura em geral. Além disso, visa promover o intercambio cultural entre o estado e o país e estimular a produção artística da cidade.
O Museu de arte de Blumenau abrange cinco salas de exposição: Sala do Acervo do MAB, Sala do MAB, Sala Elke Hering, Galeria Municipal de Arte – Sala Alberto Luz e Galeria do Papel.
Serviço:

A sala da administração do Museu fica no térreo (do prédio novo) da Fundação Cultural de Blumenau. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h.

Horário de visitação: De seg. à sex das 8h às 12h e das 13h30min às 17h; Sáb, dom e feriados das 10h às 16h.
Visitas guiadas devem ser previamente agendadas.
As entradas são gratuitas

Contatos:
Fone (47) 3326 6596
Fax (47) 3222-2259
E-mail: mab@fcblu.com.br

Direção:
Rafaela Hering Bell
Fone: 8806 3189 –
E-mail diretoria.mab@fcblu.com.br

Apoio: Daniela Rei Gonçalves
Fone: 3222 2259

"Salão Arte Elke Hering

Bienalmente o MAB apresenta o Salão Elke Hering – Mostra Contemporânea de Artes Visuais que fará sua VIII edição no ano de 2007. O Salão Elke Hering é um marco na história da cidade e região, incrementando a produção artística local e nacional, difundindo as artes plásticas e visuais com objetivos específicos de estimular, documentar, integrar, premiar e disseminar, dialogar e questionar as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. Da última edição participaram 27 artistas (com 50 obras de arte contemporânea entre as categorias objeto, fotografia, instalação, vídeo arte, pintura, gravura, escultura, interferência e desenho), e visitaram a exposição cerca de 2000 pessoas.
VIII Salão Elke Hering acontecerá em 2007, as inscrição começam em 10 de agosto e o salão deverá abrir em meados de outubro."

E do site do overmundo, captamos a ilustração acima, em preto e branco,feita pela artista para um poema do simbolista Cruz e Souza.http://www.overmundo.com.br/agenda/elke-hering-salao-de-arte-contemporanea

"Ilustração de Elke Hering para poema de Cruz e Sousa
RETROSPECTIVA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Elke Hering foi, sem dúvida, umas das maiores artistas contemporâneas de Santa Catarina. Em sua homenagem foi criado o Salão Elke Hering – Mostra de Artes Plásticas e Visuais que, ao contrário do concorrido Salão dos Novos, recebe artistas já consagrados e os lança não no mundo da arte, onde já habitam, mas entre a opinião pública e a crítica popular.

Desta vez, enquanto se aguarda os vencedores do Salão Elke Hering deste ano, estará à disposição do público uma retrospectiva do que já passou pela mostra em suas edições anteriores. A Retrospectiva que abrange os sete últimos salões de arte contemporânea acontece na Sala Oficial do Museu de Arte de Blumenau, o MAB.

Na Sala Alberto Luz da Galeria Municipal de Arte estará a exposição de Fernando Alex. Artista blumenauense, Alex se atem à figura da mulher — configurada, desfigurada — em suas telas ora carnavalescas, ora bucólicas, mas sempre intrigantes pela eficácia do sentido.

Já na Sala Especial estará a mostra coletiva “Inquietude por um fio”, que conta com as mãos de oito artistas, dentre eles Alexandre Venera dos Santos, VJ e poeta visual de importância internacional. Com Venera, participam da coletiva Juliana Teodoro, Leila Janete Wuerges, Domênico Matteo di Giorgio, Marcos Tomáz Gonzaga, Douglas Davidoski, Carlalmeida e Terezinha Manczak.

Quem ainda duvida que se produz arte contemporânea no Vale do Itajaí ou em Santa Catarina, deve visitar a mostra de Fernando Alex e se expor à coletiva dos artistas blumenauenses. Mas deve, sobretudo, se deixar levar pela Retrospectiva do Salão Elke Hering e, sem trocar os pés pelas mãos, absorver o que de melhor já passou por este espaço tão importante.

A ABERTURA DO EVENTO ACONTECE DIA 23/08, QUINTA-FEIRA, ÀS 19:30. MAS O EVENTO SE ESTENDE ATÉ O DIA 17/09.

Atenção aos horários:
Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min;
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

tags: Blumenau SC artes-visuais arte-contemporanea museu-de-arte-de-blumenau mab fundacao-cultural-de-blumenau fcb fernando-alex fernando-akex alexandre-venera artes-plasticas

canto_esquerdo onde fica canto_direito
Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Blumenau, SC
(defronte ao Biergarten)

Já as salas estão integradas dentro do prédio da Fundação Cultural: o Museu de Arte de Blumenau, a Sala Alberto Luz e a Sala Especial.
canto_esquerdo quando ir canto_direito
23/8/2007 a 19/9/2007
canto_esquerdo quanto custa canto_direito
Entrada Franca.
canto_esquerdo website canto_direito
www.museudeartedeblumenau.com.br
canto_esquerdo contato canto_direito
47 3326-6596

mab@fcblu.com.br"

Nenhum comentário: