segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Petterson Filho e a ALEMG

Antuérpio Petterson Filho,autor de "Inconfidente Mineiro"(ilustrações & poesias),há um bom tempo,realiza um intenso trabalho de incentivo ao exercício da cidadania ("Grito Cidadão" é o nome de seu site,onde têm espaço não apenas seus textos veementes, mas também os de quem passa por sua triagem . Visite seu site:

www.gritocidadão

Abaixo,veja o que lhe aconteceu.

Exposição na ALEMG em 2003

Por : Pettersen Filho

A ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania entrou ontem, 31 de janeiro, em Vitória/ES, com uma Ação de Interpelação Judicial contra o Gerente Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais , na qualidade de Gestor do Museu da Casa dos Contos em Ouro Preto /MG, o Dr. Eugênio Ferraz, e contra o Administrador do próprio Museu, pertencente à Casa da Moeda do Brasil, entre outros.

A Ação, distribuída por sorteio ao cargo da 3ª Vara Federal Cível, foi proposta em razão do Poeta e Artista Plástico Antuerpio Pettersen Filho, que é autor da Exposição chamada “ Inconfidente Mineiro – Ilustrações e Poesias ”, já apresentada no salão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em 2002, na Sala Gustavo Capanema da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2003, e em outros Prédios Públicos , a destacar, Uberaba, Governador Valadares e Uberlândia, em 2004, sempre, sem finalidade lucrativa, como Obra Cívica e Pedagógica, exortando os ideais do Movimento Libertário, sintoma da própria Identidade Nacional.

Ao propor a Interpelação Judicial, via ABDIC, que tem na sua Norma Estatutária, justamente, a incumbência precípua de zelar pela Cultura , pela Liberdade de Expressão e pelo Patrimônio Histórico Nacional, Pettersen diz “ acreditar estar representando o desejo incontido de todo artista brasileiro, não reconhecido ou sem poder de expressão”

Pettersen, nas suas alegações, se disse prejudicado pela atitude do Gestor da Casa, o Dr. Eugênio Ferraz, em matéria tão intrinsecamente ligada a História de Minas Gerais, seu Estado Natal, cuja temática ele aborda no Trabalho, embora vivendo em Vitória, de onde entrou com a Ação, via Carta Precatória à Justiça Federal Mineira.

Pettersen ainda informa, exibindo ofícios que encartou no Processo, que já vem há vários anos fazendo pedidos para realizar uma Mostra na “Casa dos Contos”, em Ouro Preto , que recebe outras exposições semelhantes, e cuja missão, grafada nos próprios Folders Institucionais, é a de “ promover a Cultura e o Patrimônio Nacional ”.

Segundo Pettersen, “ existem leis afetas a Promoção da Cultura, tais como a Rubem Braga, Rouanet e outras, mas, conforme denota na negativa atípica do Administrador ”, no seu caso, acrescenta ele, “ os conceitos que determinam a aprovação, ou não aprovação dos projetos nem sempre são claros ou apolíticos. ”

Por isso a Ação: “Para que se abra a Caixa Preta ”, diz ele, “ ...e demonstre o quanto pode ser, enfim, viciado o processo. ”

Para Pettersen, que trata a questão com a formalidade necessária: “ ...é preciso que se obtenha uma resposta formal ”, o que faz, via processo, diz ele, ao versar sobre as autoridades requeridas. “ Estou tratando-os formalmente, assim, pagando com a mesma Moeda que nos tratam. Com indiferença e burocracia injustificáveis, no que tange a Produção Artística”” , ironiza ele.

Nenhum comentário: