segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Modernos Contos Brasileiros número 05,em Varginha



O poeta e contista Anibal Albuquerque (leia-se Alba editora), há anos, dedica-se à realização de concursos e edições cooperativas.

Noutro dia, uma escritora do Rio,perguntou-me, por e-mail "mas qual a finalidade de estar em uma antologia?".
Sobre este assunto, eu conversava com a amiga poeta e aquarelista Neuza Ladeira e contava-lhe que ,nos anos 90, fui a Brasília a trabalho e a Gisélia, mineira que com o nordestino João, seu marido. Gerenciam os trabalhos de sua Gráfica -Editora, a Ideal, comentou comigo que, na capital brasileira, os escritores haviam adotado a prática de publicar livros juntos, em sistema cooperativo, para baratear os custos.Achei muito interessante a idéia.Nessa ocasião, a Gráfica entrara na concorrêencia para uma série de livros educativos,sobre sexualidade, dos pequeninos aos adolescentes.Foi logo após o fiasco de terem usado o prenome "Braulio"para o órgão sexual masculino, numa campanha a favor da "camisinha".Meu projeto mais o deles, ficou em primeiro lugar,depois saiu novo edital,que pedia um encarte para o professor, depois para os pais.
Não sabemos o que aconteceu, mas sempre faziam novo edital.Tive a impressão de que alguém já aprovado, não aprontava a tempo as "bonecas',que são o protótipo, pois o trabalho da Ideal, além de ser impecável, contratara dois desenhistas de primeira linha.Depois procurarei em meus arquivos, os nomes para registrar aqui.Um deles, se não me engano o Fernando, fora o concorrente que ganhara concursos de selos dos Correios, com Ayrton Senna, com o papa João Paulo II.Da editora, eu ligara para o Rio, convidando, em nome dela , o Claudius Ceccon, para ilustrar os livros, mas ele não podia,ou de trabalho já marcado.
Eu acabara de fazer oficinas com o CECIP, no Rio, no projeto "Saúde vida, Alegria", de Evelyn Eiseistein, hebeatra ,fazia parte dos pioneiros nas ações pela adolesc~encia ,no Brasil.E,m escritora, psicóloga, evidentemente, criei os manuais da melhor forma que podia.
O casal pagava minhas idas a Brasília, para ficar ao lado dos designers, colocando em prática tudo que criara.Eu mandava tudo via fax ou Correios,por sedex, esboços das concepções de ilustração,pois ainda não tinha um micro.
Prontas as bonecas, apresentadas, novamente, o edital foi suspenso e então,a ideal desitiu, pois gastara bastante.E eu fiquei frustradíssima, pois, após a jornada longa no HJK(Hospital Júlia Kubsticheck, em BH/MG, chegava em casa e escrevia, criava, até às 3,4 horas da manhã.
Então, a Gizélia me presenteou com as bonecas e disse que eu poderia utilizálas para fazer meus próprios livros, mas foi terrível ver nosso trabalho ,sempre em primeiro lugar e apresentado no prazo, ser assim deixado de lado.

Neuza Ladeira entou me disse que o bom das antologias é o entrosamento, a troca com os escritores outros que nela estão.E, complementei, claro, o efeito dominó:cada autor, vai doar ou vender ou divulgar para seu círculo de amigos e conhecidos ou conterrãneos.O nome de um , será visto por muito mais pessoas, em especial se cada autor colocar livros também em bibliotecas públicas.

Bem , voltando à antologia do Aníbal, quero dizer que o lançamento será agora em fevereiro (ele colocou a data em votação) e parece-me que o próximo dia 18 estava mais cogitado.

O escritor há anos, faz um "endereçário" de autores brasileiros,interessante forma de catalogar quem escreve.Ele costuma ganhar prêmios com seus livros e noutro dia, mandou-me um e-mail ,perguntando se poderia citar alguns de meus versos sob o título de um de seus contos.
Senti-me honrada com essa delicadeza.

Há uns anos,quando nunca nos faláramos por e-mail, alcancei Menção Honrosa em um de seus concursos .Felicidade em Prosa e o verso", é o nome da antologia resultante ("Em Busca da felicidade",penso que é o nome de meu poema),Escrevi para o certame em questão e a namorada de meu filho da época, levou para a PUC de Betim, digitou e colocou no Correio.

Gosto desses relembrares.

Abaixo,o nome dos autores que estão comigo nesse volume número 5,com o recado do Aníbal:

"Poetamiga Clevane:





1. Complementando as informações solicitadas

sobre o quinto volume de

MODERNOS CONTOS BRASILEIROS,

segue a lista dos autores participantes.



ADHEMAR RAMIRES (Brasília - DF)

ANÍBAL ALBUQUERQUE (Castro - Paraná)

CECY BARBOSA CAMPOS (Juiz de Fora - MG)

Cláudia lemos moraes (Socorro - SP)

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO (Belo Horizonte - MG)

ENY MEIRELLES DE CASTRO (Salvador - BA)

GUSTAVO JOVELINO CORREA NETO (Alvinópolis - MG)

MARIA CORDEIRO SOARES (Porto Alegre - RS)

MARIA ENEIDA NOGUEIRA GUIMARÃES (Itaúna - MG)

MARINA DA SILVA SIQUEIRA (Goiânia - GO)

M. ELBI MARTINATO GOMES (São José dos Campos - SP)

NIVALDO FERREIRA ALVES (Varginha - MG)

OTHELO LAUTERT FILHO (Tramandaí - RS)
OSWALDO FRANCISCO MARTINS (Fortaleza - CE)

ROSANA FLEURY (Varginha - MG)

VIRGÍNIA PELOSO S. CAVALCANTE (Varginha - MG).



2. Em anexo, a capa do volume.



Cordialmente,



Aníbal

Nenhum comentário: