domingo, 28 de setembro de 2008

Andréia Donadon:Multifacetada, mas indivisível.






Crédito das Fotos:jornalista Luciana Campos Diniz.

A Governadora em Minas do InBrasCI ( * ), Andréia Donadon (cujo nome artístico em artes plásticas é Deia leal), esteve em belo Horizonte, com o staff da Governadoria em Mariana, a cidade primaz mineira (Gabriel Bicalhos, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira), na quinta feira 25/09/2008.

Vieram dar posse à escritora e poeta, artista plástica Angela togeiro , entregar Medalha de prata à Rede Catitu, representada por seu Presidente Marco Antonio de Melo Rodrigues (de nome artístico Marco llobus), ao Tropeirismo Cultural, de Ricardo Evangelista e Sueli Silva (leia-se "Poetas Quae Sera tamen" e "Sarau Tropeiro"), pela disseminação da cultura popular das Minas Gerais e à ONG "Alô Vida",representada por seu Vice-Presidente Claudiuo Márciuo barbosa.O poeta e produtor cultural recebeu uma Medalha de Ouro.
Todos receberam o certificado de Mérito da Aldrava letras e Artes, de seu presidente Gabriel Bicalho.

Andréia chama sempre a tenção, além do belo porte, pela delicadeza se suas atitudes, embora todos saibamos que seja uma pessoa fiorme, que pauta suas ações pela exigência pela excelência . Dedicada, mesmo tendo muitas obrigações no Jornal
Aldrva , manter intenso intercâmbio cultural a nível estadual ,nacional e
e internacional, com pessoas e entidades, ser afiliada a várias grupos culturais, pertencer a academias,jamais esquece de sua identidade de artista.
Premiada em diversos concursos expôs neste ano em diversos locais, entre eles, em Viçosa (pinacoteca da UFV), em Itabira (fundação Carlos Drummond de Andrade)
em Santa Bárbara (sua terra natal)... Novamente neste ano, tem obra
selecionada pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, Granada, Espanha ,onde em 2007 foi classificada com Outono em Chamas, arte aldravista bastante reporesentativa, que depois foi à Itália e , em exposição itinerante, representou Minas Gerias e consequentemente o Brasil em diversos Países, chegando à Tailândia.

Acaba de publicar Cenário Noturno, livro de poemas,exemplo puro de aldravismo, que será autografado no jardim japonês da USIMINAS,no próximo dia 04/10,em Ipatinga, no Shopping Vale do Aço .A jornalsita brenda marques pena,. fará a performance desses votos fortes e delicados a um só tempo, de nuances que indicam o "quase que lhe caracteriza o estilo aldravista.

Apesar dos cargos e títulos, tem um especial carinho pela Educação, tendo, com os aldravistas, levado poesia a escolas, o que fez seu projeto de haikais na escola (Projeto Anjos Negros) lograr um primeiro lugar pelo PROALFA ( e novamente está na lista de selecionados).

Longe de manter um padrão de orgulho vão , apesar da alegria, do brio e da qualidade refletidos em suas ações, Andréia é simples qual água que cai da rocha : tranparentre e de caráter exemplar.

Comoveu-me que no dia 25,os artistas, convidados a pintarem a primavera, m,antiveram-se um pouco tímidos ou ocupados,mesmo à vista de algum material colocado à disposição.

Ela então, sentou-se e começou a pintar, utilizando depois um recurso encantador:pétalas de rosas que decoravam a mesa, para simbolizar mais ainda a primavera.

Observei-a a criar, a expressão absolutamentre serena - mesmo parando aqui e ali para responder a quem a cercava.

Trouxe o resultado de seu trabalho e estou fotografando com a digital, até que se sequem as folhas.A cada foto, uma surpresa.E agradeço à jovem amiga, por mais uma demostração de entendimento às minhas necessidades.



Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do inBrasCi

Embaixadora Universal da Paz.

Belo Horizonte, Domingo, 28/09/2008

Nenhum comentário: