terça-feira, 30 de setembro de 2008

Primavera-Um vergel em papel-Aldravistas e pétalas de rosa






Fotos:Andréia Donadom cria um jardim no papel, com gouache e pétalas disponíveis, "ao pé do fogão de lenha, na Lagoa do Nado"

Primavera no papel


Rosas maduras, em plena beleza, são despetaladas .O aroma permanece,a cor...Isoladas,pétalas são o "quase" que tanto fascina Andréia Donadon(*). A parte que lhe cabe, na deliciosa diovisão de Nas Sendas de Basho , que reúne haikais aldravistas - e o aldravismo reflete as mesmas suaves pincelas de Basho (*) .

As pétalas, de per si, convidam O olhar da artista estende um manto de possibilidades sobre as elas.
Há gouache no tronco que , cortado, forma a ondulada mesa.

Senta-se em um dos menores troncos e começa a criar.Criatividade sobeja-lhe na alma generosa e rica.Atende às pessoas.Há música mineira no ar - "o sarau tropeiro". As mãos não param.E espalha as pétalas vivas sobre as tintas que bailam no papel uma primavera conceitual.

Trouxe para minha casa esse produto.,Fotografo-o todos os dias, desde quinta -feira.Cada pétala a secar, oferece a imagem mutante.

Recordo estar perto de Gabriel Bicalho,que preside a Aldrava Letras e Artes, que concedeu certificados aos agraciados pelo inBrasCi também .A rubra camisa de seda, tem a mesma cor vermelha.Sangue-o símbolo da Vida- coração , pentecostes.
A mão escolhe, sobre a mesa, as pétalas a dormitar, com cuidados de amante.Guarda-as no bolso.
J.S.Ferreira nos acompanha na seleção, com olhar poetizante.Encontro um miuolo de rosa, com muitas pétalas ainda.estendo a mão e Gabriel o toma, qual se fosse uma criancinha, com os cuidado com que os poetas acariciam palavras.E pétalas.

Andréia é a própia Primavera, porque sabe multiplicar-se esperar -
e ser cíclica.Sempre digo dela que é multifacetada, mas indivisível:um paradigma mas somente os que lhe conhecem a pessoa, o trabalho, a lavra, entenderão.

No centro da sala,, um pouco antes,Llobus ouve embevecido, o poema que tantos admiramos, na voz e sob o sorriso monalísico de J.B.Donadon-Leal.Misterioso, parecendo que os deuses revelaram-lhe segredos e as musas os trouxeram embalados em Verbo.Um pós-Doutor -simples somente quais os que são simples na grandeza, sabem ser...

Hoje, Angela Togeiro me fala da cabeça privilegiada de Llobus, o amigo que faz versos de improviso.Claudio Márciuo liga por querer ,tal qual desejo e já conversamos ontem, homenagear os aldravistas em um momento especial para eles , no D.Preta.Em breve.Queremos ouvir, beber seus versos e lhe ofertamos os nossos...Guirlandas de Primavera entretecidas com a palavra viva...

Vou olhar o quadro- vivo :novas sombras, luzes e vermelhos, agora escuros quais lábios de origem africana.Fotografo novamente, embevecida.Pelo exposto, pelo ato representativo de uma sensibilidade que transcende.

Preciso recolher a assinatura da artista.

Um jardim resedenha-se sobre a cartolina dobrada em quatro...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do inBrasCi em Belo Horizonte

Embaixadora Universal da Paz
(Cercle de Les Ambassadeurs de la paix-Genebra-Suiça)

Belo Horizonte, 30/09/2008

haikai

Haruko

Aquarela e pétalas

Um vergel em cartolina

-artista a poetizar

(*) Deia Leal é o nome artístico da Poeta e prosadora Andreia donadon, Governadora do InBrasCi em MG.

Nenhum comentário: