sábado, 6 de setembro de 2008

Outubro- 2º Festival Contato- Jards Macalé-King Automatic e banda Mudhoney


Recebo, pelo Coro Coletivo:
__,_._,___


"Jards Macalé, o francês King Automatic e banda norte-americana Mudhoney são algumas das atrações do 2º Festival Contato, que acontece em São Carlos de 8 a 12 de outubro

Maior evento multimídia do interior paulista terá também oficinas, encontros setoriais, instalações interativas, sessões de cinema e parceria com Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica

O exímio violonista Jards Macalé, a banda grunge norte-americana Mudhoney e o multi-instrumentist a francês King Automatic são as principais atrações musicais confirmadas para o 2º Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que acontece de 8 a 12 de outubro em São Carlos (a 235 km da Capital do Estado). A programação do evento, considerado o maior do gênero no interior paulista, terá também oficinas gratuitas, encontros transversais, instalações interativas, sessões de cinema e shows de bandas regionais e de outros Estados do País.
O Festival Contato é um projeto realizado anualmente pela Rádio UFSCar, o CineUFSCar, o Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar. O tema desta edição é "Recombinação". Ao propor essa temática, os organizadores partem do diagnóstico de que a presença constante dos meios digitais nos processos de comunicação e produção artística exige um melhor entendimento de suas práticas e implicações sociais e filosóficas.

Shows

Uma das personalidades mais importantes da música brasileira, o cantor, compositor e violonista carioca Jards Macalé fará, em São Carlos, um show com seus maiores clássicos e faixas do seu recém-lançado disco intitulado "Macao". Diferentemente dos trabalhos anteriores de Macalé, "Macao" não conta uma história nem é homenagem a um só compositor. Esse trabalho, lançado pelo selo Biscoito Fino, nasceu de um antigo desejo de Jards Macalé de gravar somente com voz e violão.
Macalé vem da mesma vertente de Jorge Mautner, Itamar Assumpção, Tom Zé, Luís Melodia, os chamados malditos da MPB. Sua música transita por maracatus, sambas de bloco e de breque, serestas, chorinhos, blues-canção e rock, dentre outros batuques. Ele teve uma atuação importantíssima nas discussões da Tropicália e foi quem mais integrou o movimento ao samba urbano presente no Rio de Janeiro na época.
A primeira atração internacional confirmada no Contato é a banda norte-americana Mudhoney. Considerado por críticos como o representante mais autêntico da música grunge, o grupo fará em São Carlos o único show gratuíto da turnê que realizará pelo Brasil. Mudhoney surgiu no final dos anos 80 em Seattle, nos Estados Unidos. O som é uma mistura de rock, punk e guitarras distorcidas.
Outra atração internacional confirmada é o "homem-banda" King Automatic. Esse francês é um dos maiores nomes da atualidade nesse pecualiar tipo de apresentação conhecida como "one man band". Sozinho no palco, King toca bateria, guitarra, gaita, teclado, entre outros instrumentos. Na turnê que fará pelo Brasil, e no show em São Carlos, o multi-instrumentist a divulgará o álgum lançado em 2007 "I Walk my Murderous intentions home".
Para a programação musical, prevista para os dias 11 e 12 de outubro, também estão confirmados outros cinco nomes. Um deles é a banda de rock'n roll Porcas Borboletas, de Minas Gerais, que lançou em 2004 seu primeiro CD, intitulado "Um carinho com os dentes".
A proposta de rock instrumental com conteúdo musical é a base do trabalho da banda Macaco Bong, de Cuiabá (Mato Grosso). O trabalho consiste na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/ pop etc. Atualmente, as duas bandas são consideradas as maiores referências no Circuito Fora do Eixo, circuito nacional de música indepentente.
O multi-instrumentist a paulistano Curumin deverá apresentar as músicas do seu segundo álbum, "Japan pop show", lançado no primeiro semestre deste ano. O trabalho é uma viagem de Curumim pela infância. A composição de uma trilha sonora para o caos urbano é a proposta do jovem trompetista Guilherme Mendonça. Ao lado de Regis Damasceno, Rian Batista e Curumim, o grupo, intitulado Guizado, incorpora elementos antes observados em Miles Davis e outros grandes mestres do trompete e os mistura com sintetizadores, overdubs e programações. O quarteto heavy-blues As Cobras Malditas fecha o grupo paulista. Formado em 2004, o grupo lançou seu primeiro EP, "Love Myself For Hating You", em dezembro de 2007.
Nas próximas semanas a curadoria do Contato deve confirmar outras atrações e os nomes das bandas sãocarlenses que farão parte da programação do Festival.

Oficinas

A preocupação com a profissionalizaçã o e formação dos indivíduos que trabalham nos setores de Arte e Cultura é uma das prioridades na concepção do 2º Festival Contato. Esta é a proposta das oficinas que serão oferecidas gratuitamente no Festival.
No programa estão Oficina de Cinema de Montagem, com Joel Pizzini; "Paisagens Sonoras e visuais", com Eduardo Nespoli, Alexandra Pinto e Fabiana Victor; "Circuit Bending - técnicas de manipulação de instrumenos eletrônicos de baixa voltagem para produção musical", com Cristiano Rosa (Pan&tone); "Programação em Data-Flow - software Puredata para produção audiovisual", com Ricardo Palmieri; "Mixagem e Transmissão ao-vivo", com Daniel Roviriego da Rádio UFSCar; "Workshop Músico Empreendedor", co-ministrado por Ale Barreto (RJ), Rodrigo Lariú (RJ), Mauricio Martucci e Leonardo Castro (São Carlos).
Todas as oficinas possuem vagas limitadas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de setembro, no site do Festival, onde estão disponíveis mais informações sobre a ementa, a metodologia e o currículo dos ministrantes.

Debates Transversais

Outra proposta do Contato é possibilitar a articulação de profissionais e seus projetos artístico-culturais atráves de debates com temáticas transversais, possibilitando a recombinação de experiências, realizações e conquistas dos profissionais participantes independentemente dos setores de atuação.
Ao todo são três os Debates Transversais programados para este ano. O primeiro é "Troca de Conteúdos - a produção colaborativa como catalisadora de potenciais criativos". O enfoque principal da atividade é mostrar como as ferramentas comunicacionais na era da Internet, ao encurtar as distâncias, podem possibilitar o trabalho eficiente em redes colaborativas.
Com a proposta de politizar alguns preceitos teóricos em torno da utilização dos direitos autorais na era digital, haverá a mesa de debate intitulada "Direitos Autorais - as implicações da Lei de Propriedade Intelectual nas novas relações artísticas, culturais e midiáticas".
"Economia Solidária - as inovações sociais e o trabalho cooperativo na Arte, Cultura e Comunicação" fecha o Ciclo de Debates Contato. Um dos pontos observados nos últimos anos é que a caracterização do trabalho em Arte, Cultura e Comunicação se destaca em modelos de organização baseados nos princípios de Economia Solidária. O objetivo é promover o encontro de projetos dos diferentes serotes da Arte, Cultura e Mídia que trabalhem de acordo com esse princípio e disseminar as possibilidades e estruturas propostas nessa lógica de cooperativismo.

Congresso de Iniciação Científica

Uma novidade deste ano é a parceria do Contato com a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica 2008 da UFSCar, que acontecerá de 7 a 10 de outubro e deve receber mais de 900 trabalhos. Por meio de uma programação conjunta, serão apresentadas pesquisas nas áreas de Arte, Cultura e Comunicação. A Jornada será constituída pelo XVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o I Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI)."

Serviço

2º CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica
De 8 a 12 de outubro, São Carlos, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Informações pelo telefone (16) 3351-8782 ou no site www.contato. ufscar.br

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Audiovisual São Carlos
http://groups.google.com/group/audiovisualsaocarlos

Nenhum comentário: