domingo, 28 de setembro de 2008

Gabriel Bicalho, na Primavera, com Poesia e Paz




Fotos em 25/09/2008, créditos da jornalista Luciana Campos Diniz,na confraternização (No REsaturante D.Preta) do InBrasCi, Governadoria Geral em mariana-MG e a Embaixadora Universal da Paz em Belo Horizonte, também diretora Regional do InBrasCi na capital mineira e membros da Rede Catitu , da ONG Alô Vida e o Tropeirismo Cultural (Sarau Tropeiro), representados respectivamente, por Marco Llobus, Claudio Márcio Barbosa e Ricardo Evangelista..


Gosto muito de meu amigo Gabriel Bicalho, por motivos que sei e outros que nem sei bem porque.Quando eu estava de luto, ele disse a um de meus filhos, que tivesse "paciência" comigo.Ao saber desse cuidado,eu que amo a paz, bem sabia o que ele queria dizer:que me dessem o espaço pessoal, nec essário de tempo, para a dor escoar-se.Eles são pacientes comigo, mas a fala de Gabriel,reforçou isso. Emocionei-me.

Fino de trato,sensível, com uma inteligência refinada, tem muito caráter e escreve com um estilo pessoal tão amrcante, que , por diversas vezes, logrou obterexcelentes classificações em concursos.

Quando vem a Belo Horizonte para alguma atividade cultural,também conversa comigo sobre meu tempo na UBT de Juiz de Fora, relembra amigos comuns, inclusive do NUME (Núcleo Mineiro de Escritores em Juiz de Fora).

Desta vez, convida-me para escrever no Aldrava, como correspondente.Muita honra, muito prazer, pois todos conhecem a qualidade do jornal.

E ainda para participar com minhas memórias de trovadora em um especial.Diz a uma pessoa presente que minhas trovas são bonotas, leves;Coro um pouco e sinto , no velho coração, um frêmito de relembrança.Trovadora desde pequena, às vezes, até me esqueço que o sou, por não estar , no momento, afiliada a grupo algum.As muitas mudanças acompanhando o esposo engenheiro,o serviço público, onde, na área da saúde, raramente,podia mostrar versos.Ensinei a adolescentes, apoiei-os quando eram vocacionados, ensinei a ler poema, com alma. Fiz jograis para pré-adolescentes, para jovens,ensaiei-os para apresentrações, microfone e palco, tive um paciente com Síndrome de Down, que adorava escrever poesia.Era poeta mesmo.

O amigo Gabriel (José Bicalho),aldravista,participa com Andréia Donadon, J.B.Donadon, J.S.Ferreira no refinado "Nas Sendas de Bashô", onde os quatro mostram seus haikais bem elaborados, mas frutos de muita inspiração, antes de mais nada.

Sinto vontade de escrever em jornal de papel, condicionamento dos anos passados.E ele parece querer matar a sede de passarinho a beber em folhas , gota-a-gota...

Sua verve é delicada e generosa.Perpassa o talento por vários g~eneros literários,oferece espaço no Aldrava para que tenhamos o prazer de ser publicados em papel.

De Gabriel, esse belíssimo poema abaixo, na passagem do caro Adão ventura, poeta muito amado em Minas e belo Horizonte.

Quando fui ministrar uma palestra na Academia Nevense de Letras (ANEL), hoje ANELCARTES(Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes), em Neves, onde sou acadêmica correspondente, homenageamos Adão Ventura - e o irmão deste,, que lá estava, convidado, ficou bastante comovido...Também o homenageei, em sua passagem em Estalo, a revista, em maio, ocasião em que comentei sobre Wagner Torres e Aroldo pereira, de Montes Claros, idealizador do Psiu Poético que há mais de duas décadas,
reúne Poetas de todos os cantos.

O poema de Gabriel , que versa sobre a Poesia do Outro, sua condição negra que trancendeu qualquer preconceito-abutre a querer minar o Poeta e comer-lhe o fígado do espírito, em vão.Se poeta negro e assim lembrado, na magestade das raízes africanas, em nada a cor da pele minimiza-lhe o talento.Vejam com que delicadeza gabriel Bicalho aborda o tema, borda o poema de requiem com as luzes do re/nascimento:


ADÃO A DEUS

gabriel bicalho


adão ventura
que tiveste a desventura
de nascer (e morrer?) poeta
adão que
porventura
sabias
ser o homem
o abutre
de si próprio
o que em ti doeu
adão
não foi a dor
da cor
do corpo
ou da pele
o que em ti doeu
adão
e porque eras adão
decerto terá sido
o chato chiste
da ancestral paternidade
da (desumana) humanidade!
e o que te fez
infinitamente
mais humano
foi essa tua capacidade mágica
de deduzir o azul
mesmo depois de abrir
o abutre
que em nós habita!






Dados biográficos de Gabriel Bicalho:
"GABRIEL BICALHO

GABRIEL BICALHO, nome literário de Gabriel José Bicalho,nascido em Santa Cruz do Escalvado, então, distrito de Ponte Nova-MG, em 14-01-1948. Desde o final de 1982, reside em Mariana, cidade histórica considerada a “cellula mater” do Estado de Minas Gerais e da qual recebeu o Título de Cidadão Honorário, em 04-07-2001

Trabalhou no Banco do Brasil, onde ocupou cargos de Gerência Média e de Gerência Geral, dentre outros. Recebeu, no CEFOR – Centro de Formação Profissional do Banco do Brasil, Noções de Administração, Economia, Direito, Organização e Métodos, Recursos Humanos e mais cursos e seminários importantes para o exercício de suas funções, como bancário.

Aposentado, vem dedicando-se mais à Literatura. Tendo obtido, em 1972, Menção Especial de Poesia – Prêmio Fernando Chinaglia II, pela União Brasileira de Escritores – Guanabara – RJ, o seu primeiro livro de poemas, “CRIÂNSIA”,foi publicado pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em 1974. Membro Efetivo da Academia Barbacenense de Letras, em Barbacena-MG, em 1980, editou o livreto “Euge, Poeta!”, apologia ao Patrono de sua Cadeira.

É, também, Membro Efetivo da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, em Mariana-MG. Em 2004, publicou o livro de Trovas “Apesar das Nuvens”. Delegado da União Brasileira de Trovadores - Mariana - MG/BRASIL. Cônsul –Z.N. - Mariana- Minas Gerais/BRASIL do Movimento Poetas Del Mundo. Fundador, Presidente e Editor do Jornal Aldrava Cultural – ISSN 1519-9665, um dos raros veículos de divulgação da Cultura, em Minas Gerais.

Participou de várias antologias poéticas. Tem poemas publicados em obras didáticas, de circulação em todo o Brasil.

Poeta laureado em diversos concursos literários, destacando-se nos primeiros lugares. Em 2006, ganhou o prêmio de Poesia, do “1º Concurso LITERATURA PARA TODOS”, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (do Brasil) com o livro “CARAVELA {Redescobrimentos},que teve edição inicial de 300 mil exemplares e foram distribuídos às Bibliotecas Públicas de todo o nosso país, para os demais países lusófonos e através do Programa de Governo “Brasil Alfabetizado”.

Fonte:
http://www.artecomunicarte.com/ArtistaDatosPAD2_L.php?Arp=151


Ao conceder a Gabriel Bicalho o certificado de Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida, vibrei de alegria,mas pensei que ele merece tão mais, tão mais, que não poderia jamais homenageá-lo à altura.Foi algo qual doar-lhe um punhadinho de grãos, quando ele merece um bosque inteiro, na Primavera, pleno de Vida, Paz e Poesia...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, MG, 29/09/2008

Diretoria Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, MG.

Nenhum comentário: