segunda-feira, 14 de abril de 2008

ABRALI ENTREVISTA ELIANE POTIGUARA(que está em LIMA,PERU)



O Projeto cultural ABRALI, nos envia a entrevista feita com Eliane Potiguara, líder que preside o GRUMIN(Grupo de Mulheres Indígenas).Acesse o http://www.revista. abrali.com/ entrevistas_ especiais/ eliane_potiguara _13-abr-2008- lima_peru. htm
Além de ouví-la, também poderá mandar-lhe um e-mail, tal e qual fiz.


"Prévia da atualização

Em tempo real, aproveitamos a proximidade do DIA DO ÍNDIO - 19 de abril e apresentamos um furo de reportagem, diretamente do Peru neste 13 de abril, onde, até o dia 16, estará acontecendo o FORO INTERNACIONAL DE MUJERES INDÍGENAS.

Temos duas escritoras indígenas como Acadêmicas da ABRALI: Graça Graúna e Eliane Potiguara. Esta última nos concedeu uma entrevista, contando o que está acontecendo em Lima - Perú.

Vale a pena assistir o vídeo com a entrevista e reportagem, que será anunciada na atualização desta semana, mas que você recebe em primeira mão.

Visite:
http://www.revista. abrali.com/ entrevistas_ especiais/ eliane_potiguara _13-abr-2008- lima_peru. htm

Aguarde muito mais na atualização que será anunciada a qualquer momento.

Com nosso abraço e desejos de uma excelente semana,

A Coordenação
Projeto Cultural ABRALI"

Mandei um e-amil para Eliane, através da ABRALI, que disponibilizou um canal especialmente para a comunicação com Eliane:

clevane pessoa de araújo lopes
Email: clevaneplopes@gmail.com
Comentario: Minha muito querida amiga-irmã,Eliane Potiguara líder do GRUMIN , conselheira do IBRAPI , poeta, escritora,pesquisadora e tantas coisas mais que a tornam especial!
Fiquei felicíssima ao receber, da ABRALI, esse presente(a entrevista com você), que vou divulgar para minhas listas e postar em meus blogs.Que sua luz a ajude a conduzir-se nesse importante forum de defesa às questões da mulher de origem indígena.Gostei muito de saber sobre a presença de Graça Graúna, riograndense do norte igual a mim.Acabei, ontem , de postar uma nota sobre a participação dela na antologia de Tânia Diniz, \"Mulheres Emergentes-18\".
A Embaixadora de Poetas del Mundo também está no FORUM? Hoje, li, no boletim de Poetas del Mundo,do qual vc é Cônsul, que a jovem poetisa Melissa Patiño Hinostroza está prisioneira aí no Peru e escrevendo poemas no cárcere.Ela é jornalista.Tem apenas 20 anos.Se vc souber de algo, me informe.Hoje, publiquei um pungente diário de sua autoria, enviado pelo boletim de Poetas del Mundo.Amiga, se vc encontrar aí algum autor indígena por favor, depois me mande algum trabalho, para nosso blog Itaquatiara(*).Um abraço para todas as valentes mulheres, especilamente, as brasieliras.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle de les Ambassadeurs de la Paix.Cônsul Z-C de Poetas del Mundo em BH.

(*) http://itaquatiara.blogspot.com.br


Um poema de Graça Graúna:

Horas-cheias

nossos passos ecoam
no frêmito de asas
a poesia vem e vai
se alastrando
como quer a natureza:
gruta
seios
o sol-ponteiro
o arrepio de corpos
em meio a passarada

(Graça Graúna)

Um poema de Eliane Potiguara:

O Que faço Com Minha cara de Índia?

E meus cabelos
E minhas rugas
E minha história
E meus segredos ?

Que faço com a minha cara de índia ?

E meus espíritos
E minha força
E meu Tupã
E meus círculos ?

Que faço com a minha cara de índia ?

E meu Toré
E meu sagrado
E meus "cabôcos"
E minha Terra

Que faço com a minha cara de índia ?

E meu sangue
E minha consciência
E minha luta
E nossos filhos ?

Brasil, o que faço com a minha cara de índia ?

Não sou violência
Ou estupro
Eu sou história
Eu sou cunhã
Barriga brasileira
Ventre sagrado
Povo brasileiro
Ventre que gerou
O povo brasileiro
Hoje está só ...
A barriga da mãe fecunda
E os cânticos que outrora cantava
Hoje são gritos de guerra
Contra o massacre imundo


Textos do livro “METADE CARA, METADE MÁSCARA”, Eliane Potiguara, Global editora

"Eliane Potiguara é escritora indígena, professora, mãe, avó, 54 anos, remanescente Potiguara. É Conselheira do Inbrapi, (Instituto Indígena de Propriedade Intelectual) e Coordenadora da Rede de Escritores Indígenas na Internet e o Grumin/Rede de Comunicação Indígena.

Eliane foi indicada para o Projeto internacional Mil Mulheres Para o Prêmio Nobel da Paz.É uma das 52 brasileiras indicadas.

Defensora dos Direitos Humanos, além de vários Encontros, e criadora do primeiro Jornal Indígena e Boletins conscientizadores e cartilha de alfabetização indígena no método Paulo Freire com apoio da Unesco, organizou em Nova Iguaçu/RJ, em 91 outro Encontro inédito e histórico, onde participaram mais de 200 mulheres indígenas de várias regiões, tendo como convidados especiais a cantora Baby Consuelo e vários líderes indígenas internacionais. Organizou vários cursos referentes à Saúde e Diretos reprodutivos das mulheres indígenas e foi consultora de outros encontros sobre o tema."

Fonte:: sarasvati29.spaces.live.com/blog/

Recomendo que visitem esse belo site e aplaudo a iniciativa de prestarem homenagem à líder Eliane Potiguara.

Nenhum comentário: