terça-feira, 1 de abril de 2008

EMARANHAMINAS-Expo de Deia Leal em Viçosa


Add Imaged="BLOGGER_PHOTO_ID_5184267898962541122" />

Imagens de Andréia:homenagem do webdesigner Fernando Barbosa, Poeta del Mundo,Diretor de teatro, Fot´pografo e webdesigner de Belo Horizonte,capital de MG,Brasil.
Amigos:
AMANHÃ, 02/03/08, abertura da vernissage de Deia Leal,reconhecida e premiada artista plástica aldravista, de Mariana, a cidade primaz de Minas.

Andréia Donadon Leal responde bem ao decreto em Latim:"Ad maiora natus sunt".
Há pessoas que nascem "para as coisas do Alto".
Apesar da cidade onde reside estar incrsutada entre montanhas, nas minas geriais, sua Arte ultrapssa fronteiras brasileiras.
As telas "Outono" e "Outono em Chamas",haviam inciado uma tragetória iluminada quando foram classificadas em um certame internacional,em Granada , na Espanha, idealizado pelo escritor e artista, inventor Antonio Gualda, que dirige a Associação Valentin Ruiz Aznar.
De lá, as telas partiram para uma expo na Itália,de telas de artistas mulheres.
Depois de percorrer a Europa, em mostra itinerante, chegaram à tailândia.
Em s.Paulo, Andréia recebeu medalha de Ouro, por representar tão bem seu estado, Minas Gerais, com sua arte .
O aldravismo é uma tendência criada sob a inspiração da ALDRAVA, que à porta, permite que alguém se faça anunciar.Quem caminha em direção à porta , à entrada, não sabe ainda quem estará batendo.Assim , os aldravistas, privilegiam a metonímia:instigam a imaginação usando menos palavras e pinceladas.
No livro "Nas Sendas de Bashô"( * ), quatro aldravistas escrevem haikais:o marido da bela e versátil Andréia , DR.J.B.Donadon-Leal, Professor na UFOP,igualmente talentoso e multi -versado,que escreve ,a série "Brejinho ".Gabriel Bicalho, Diretor do Jornal Aldrava,à frente da ALDRAVA LETRAS E ARTES, também editora e capaz de realizar macro-eventos, qual a EXPOSIÇÃO ALDRAVISTA INTERNACIONAL DE ARTE, no ano passado.J.S.Ferreira,coloca seus haikais em "Prenúncio de Chuva" -ele, que já é caracterizado pelo estilo enxuto, desde jovem, cabe com precisão no estilo aldravista de expressar a Poesia.
E Andréia, colocada cavalheirescamente
em primeiro lugar na capa, é algo assim ,qual na Idade Média, a dama desses cavalheiros da POIESIS, elegantemente, chama seus haikais de "Quase".
Em EMARANHAMINAS, a conjunção do neologismo, demonstra não somente a mineiridade da artista, mas sua constante capacidade de renovação:experimenta um tema, experencia o movimento,esprai a inspiração em cores novas, fruto de sua paleta abençoada, e se apaixona, depois de atender ao chamado exigente se sua criação.E passa a pintar até esgotar um pouco a fase.Já pintou incêndios, anjos, portais.Agora, mistura cordões emaranhadas, para exprimir as tantas geris dessas minas onde mora e é.
Tomada por tarefas outras, pois além de educadora, é capaz de fazer exposições a céu aberto para abrir portas à população de Mariana, de educar a sensibilidade dos menores, manter um intercâmbio prolífero através da internet e mesmo pelo Correio,de fazer a divulgação do Jornal Aldrava, virtual e no papel, já sobejamente conhecido, de vez em quando confidencia-me que precisa pintar, é artista plástica-e o processo criativo requer tempo de ser e de estar -para-ser.Mas não desanima.Segue subindo ladeiras de afazeres, que desce carregando às costas um embornal de sonhos, id´peias, poesia e cor.

A expo EMARANHAMINAS será em Viçosa, cidade universitária e voltada para o belo

Muito sucesso desejamos à autora e artista que também é musa- empossada na Academia de Letras do Rio de Janeiro, na qualidade de membro correspondente.e assim , ela vai transpondo frointeira, indo atrás das montanhas.Às vezes, em vôo pleno com suas asas de luz e arco-íris.

Clevane pessoa de Araújo Lopes

Embaixadora Universal da Paz

Diretora regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG

(*) Andréia Donadon Leal é Governadora em Minas do InBrasCI , Cônsul de Poetas del Mundo, memebro da AVSPE e da AVBL.

Nenhum comentário: