domingo, 8 de junho de 2008

Cenário Noturno, de Andréia Donadon.





Foto da autora, em web-arte de Fernando Barbosa.E rosas ,para homenageá-la.

Capa:naturalmente, tela aldravista de Deia Leal

A Governadora do InBRasCi em MG,Brasil, artista Deia Leal(heterônimo artístico de Andreia Donadon, contista e poetisa, lança neste ano, tão benéfico à Poesia, seu livro solo de Poemas, CENÁRIO NOTURNO, que não é paenas um apanhado de versoss de um autor, mas uma refinada elaboração temática.O próprio título traz uma nesga de revelação, pois Andréia é produtiva e criativa, com frequência à noite,em parte da qual é notívaga, com as quatros fases/faces da lua soberana e mutável qual o self feminino.
Suas carcterísticas de artista plástica inequivocamente, mesclam-se á força das palavras que usa, com o despojamento aldravista, cujas metonímias são um convite á interatividade da interpretação do apreciados de Arte pictórica,do leitor exigente.
Quais as pinceladas breves, orientais, que sugerem e levam o barco da imaginação a lagos ou ocenaos, ondas leves ou maralto,os versos que a autora nos oferece em CENÁRIO NOTURNO provocam na alma o frisson da interpretação, o toque do belo que se expande ou se recolhe, conforme o momento da leitura.

Esse lançamento especialíssimo, ocorrerá no cenário de uma igreja, a poética sacralizada pelo locus e pelo recolhimento a que nos convida.

Aguardem uma resenha.Quando esteve em belo Horizonte para o lançamento de Mulheres Emergentes (ME18, Coletânea feminina das Edições Alternativas, organizada por Tânia Diniz ), Andréia viu e ouviu a performance de Brenda Mars e a convidou para interpretar seus poemas nesse lançamento.Também em setembro, está a autora convidada a apresentar ao leitor da capital mineira, esse livro, de seu manancial inesgotável e prenhe de beleza essencial.


Para conhecer e saber mais, acesse:

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_agenda.htm



Precioso parecer dos Poetas aldravistas Dr. J.B.Donadon Leal e Gabriel Bicalho,que a conhecem muito bem:

"Eis um desafio
essencialmente aldravista: coleção de metonímias da noite na composição de um cenário noturno .continente de conteúdos a serem descobertos no limiar da imaginação afetado pelo jorro poético vigoroso de Andréia Donadon Leal. Esses conteúdos são constituídos de espaço a ser iluminado; diz a autora: à noite / abandono carne e osso / e / visto no corpo / um barquinho de papel, no qual poeta e leitor navegam noite adentro, nos palcos da insônia dos desejos, da libido, dos encontros e desencontros, da coragem e do medo, da razão e da loucura e do apego à crença no amor, como tábua de salvação, até que uma estrela lembre alvorada, para acordar o dia pleno de noites e saudades".
J. B. Donadon-Leal
Presidente da Comissão Editorial da Associação Aldrava Letras e Artes.
Professor de Semiótica e Lingüística da UFOP

"Tendo assimilado de forma brilhante a proposta do Aldravismo, Andréia Donadon Leal entra de cara no mundo das artes, como quem não pede licença a ninguém e encara sem temores as conseqüências de seus próprios atos culturais. Vem de cabeça erguida ao cenário das Letras e das Artes Plásticas, com a força incontida de quem chega para ficar.
Após figurar com destaque entre os poetas aldravistas, com a senda nº 1 do livro de hai-kais nas sendas de bashô, ditado em 2004, pela Editora Aldrava Letras e Artes, Andréia Donadon Leal faz sua estréia solitária em Poesia, com este Cenário Noturno. Tendo muito a dizer, desenvolveu uma linguagem forte, numa expressão personalíssima e seus poemas jorram explosivos e quentes do calor humano com que sabe aquecer as pessoas que a circundam.
Ler seus poemas, em Cenário Noturno, é sentir-se ao abrigo de uma poesia que nos aquece, junto a uma lareira em que seus versos, como brasas vivas em achas de lenha, ora fagulham sonhos de amantes nas noites frias do inverno, ora acendem uma luz em meio à escuridão dos menos esclarecidos culturalmente. Assim, será difícil ficar insensível a tamanha explosão poética!"
GABRIEL BICALHO .
Presidente da Editora Aldrava Letras e Artes."

Você pode saber mais sobre a artista plástica que escreve -ou a Poeta que pinta óleo se ler as duas entrevistas que fiz com ela, em http://clevanepessoaentrevistas.blogspot.com

Nenhum comentário: