quarta-feira, 25 de junho de 2008

MARTINS AO CUBO -25 de junho-19h-FLORIANÓPOLIS



Imagem:gota d'água.

Recebo de Fátima Venutti, essa resenha sobre lançamento de livro especialíssimo, pelo que lemos a respeito (Clevane):

"CONTO COM SUA PRESENÇA NESSE EVENTO FANTÁSTICO!!!!!!

ABRAÇOS



Fátima Venutti "
venuttiana@hotmail.com
http://fatimavenutti.blogspot.com/

"Roubar-te-ei um beijo
E meu corpo adentrar-se-á em tua alma"
(F. Venutti)

LITERATURA

MARTINS AO CUBO NA FUNDAÇÃO
CULTURAL BADESC DIA 25 DE JUNHO

Estabelecer uma "Literatura Cúbica" é a proposta dos escritores ROSANE MAGALY, JAIRO PACHECO E JOSÉ ENDOENÇA - todos MARTINS - que provocam o leitor a uma nova perspectiva literária em seu mais novo livro: “MARTINS AO CUBO - altura, largura e profundidade da existência”.

Aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau de 2008 a idéia inicial do livro foi de "fundir" poemas, contos, crônicas e ensaios produzidos nos últimos vinte anos de escrita dos três autores Martins. O resultado, criação de um livro com estilo de literatura inédito dentro de estética inovadora, que leva o leitor à nova ótica de leitura.

“MARTINS AO CUBO” “ultrapassa limites convencionais da literatura, para transformar-se em livro arte, livro completude, livro intersecção”, diz Rosane Magaly. Segundo os autores, a proposta do livro de juntar textos, palavras, imagens e símbolos foi de explorar justamente a identidade única, da junção dos três em um: uma só poética multifacetada de três escritores, gerando uma quarta perspectiva ao falar sobre a grande trimembração da vida.

O livro é o encontro da poética dos MARTINS como essência humana trina, tridimensional, onde altura, largura e profundidade existenciais deixam de ser obstáculos para se transformar arte, observa José Endoença, que teve sobre seus ombros a responsabilidade de explorar, selecionar e “costurar” a produção deles três escritores. “No livro há até sete opções de leitura, sendo a sétima sua principal e plenamente alcançada proposta de dimensão poética, possibilitada pelo instigante e criativo projeto gráfico de Rosane Kurzhals”, analisa Jairo Pacheco.

O livro será lançado em Florianópolis, na Fundação Cultural Badesc, às 19 horas do dia 25 de junho de 2008. No lançamento será utilizada a instalação da obra cubo tridimensional, produzida pelo artista plástico Telomar Florêncio.

Vídeo instalação Íntima Imensidão permanece na Fundação
As artistas Henna Asikainen e Silvana Macêdo, finlandesa e brasileira respectivamente, investigam a complexa relação entre arte, ciência e natureza que resultou na vídeo instalação Íntima Imensidão, que permanece na Fundação Cultural BADESC de 28 de maio até o dia 08 de julho.

FICHA TÉCNICA MARTINS AO CUBO
60 páginas impressas na Editora Odorizzi.
Concepção do projeto Rosane Magaly Martins.
Organização de textos José Endoença Martins.
Revisão Jairo Pacheco Martins
Fotos de divulgação: Rafaela Martins
Projeto gráfico: publicitária Rosane Kurzhals.

A literatura cúbica está em discussão no blog do livro: www.martinsaocubo.blogspot.com


Dia 25 de Junho, 19 horas.
Fundação Cultural BADESC - Fone: (48) 3224-8846
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - CEP 88020-040 - Florianópolis - SC
E-mail: fundacaocultural@badesc.gov.br

Nenhum comentário: