quarta-feira, 25 de junho de 2008

Família Guiga e Chorinho Mineiro




A família Guiga está em Belo Horizonte para gravar seu primeiro Cd e aproveita para se apresentar ao público da capital mineira.

O neto do patriarca "Seu Guiga",Celinho Guiga, formado em Música pela UFMG, desenvolveu o Projeto FAMÍLIA GUIGA, cuja produção fantástica é trabalho de Marco Llobus,que fotografou e filmou tudo.

Sou,com alegria e honra a revisora do projeto, muito lindo e necessário ,pois a História e a Cultura deve ser rememoradas,registradas.No caso específico, os próprios descendentes levantam a história de vida,pessoal e intransferível. Mestre Guiga,um educador daqueles de antanho,que ia de casa em casa,alfabetizando.E que tinha a função social de tocar nos bailes e assim promover a música desses bailes do interior.Ele, a peça-chave desses eventos .

O baile , no interior,tem um papel extraordinário na transmissão de costumes ,
de referências, de comemorações sócio-políticas e folclóricas e são essas preciosas interralações que a família Guiga , representada por Celinho, filho do Sr.Xisto.A família Guiga apresenta o choro, chorinho mineiro para fazer vibrar as almas.Imperdível,sexta feira próxima, veja no cartaz acima.E vá ouvir e sentir essa memória dae uma família.A família Guiga, das Minas Gerais (*).

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

(*)0 A Sra Joana Guiga faleceu em março-e foi homenageada pelo poeta Marco Llobus, em um belíssimo poema distribuído ,na capital mineira, no evento PAZ e Poesia (360/03/2008)

Nenhum comentário: