sexta-feira, 18 de julho de 2008

Coletivos na ARTECONTEXTO-e artigo de André Mesquita


Omagem:tela de Deia Leal*

Através do Grupo Coro Coletivo, recebemos a chamada do André Mesquita que disponibilizou uma parte de sua dissertação de mestrado (a respeito de "Arte Ativista e Coletivos de Arte"),a ser publicada na Revista ARTECONTEXTO,publicação especializada de Madri.
também enviou o link para o texto de Ana Longoni, que versa sobre Coletivos da América Latina.


Gostamos de saber que o artista brasileiro icupa esse espaço significativo.E é bom saber das intrconexões com outros países.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes - afiliada ao Coro Coletivo
Diretora Regional em Belo Horizonte, do InBrasCi-Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, com see no Rio de Janeiro, Governadoria em Mariana, MG (Governadora:Deia Leal, nome artísitico da escritora Andréia Donadon (*)e Chancelaria em Portugal,na Ilha da Madeira(Chanceler:Édison Pereira de Almeida).


Leiam:




Coletivos na ARTECONTEXTP


"A revista ARTECONTEXTO, de Madri, publicou recentemente a sua nova edição, desta vez um dossier sobre coletivos de arte na América Latina. Escrevi um brevíssimo texto sobre alguns coletivos brasileiros na revista, que contou com contribuições bem interessantes.

Por conta da greve dos correios ainda não recebi o meu exemplar, mas prometo fazer um arquivo digital do meu texto publicado na revista e passar para quem se interessar. Esse texto é, talvez, apenas um décimo de um capítulo da minha dissertação de mestrado sobre arte ativista e coletivos de arte, o que eu espero (após a defesa em agosto) poder compartilhar com todos vocês o quanto antes. Por hora, a revista deixou disponível no site um texto muito bom da Ana Longoni sobre coletivos na América Latina. Ver o link
Notas sobre los colectivos artísticos en América Latina: años 70 y 80"

http://artecontexto.com/www/que_es_frame_eng.htm

(*)Deia Leal , nesse momemnto, até ao final de julho, expõe PORTAIS DE MINAS em Itabira - ora em pleno Festival de Inverno, na Fundação carlos Drummond de Andrade..A mostra coloca sob o olhar do espectador, a Arte aldravista.
O aldravismo é um movimento cultural lítero-artístico que privilegia a metonímia no lugar na Metáfora e de outras figuras mais diretas de interpretação contextual.
No aldravismo, manchas e pinceladas , abstrações,apenas sugerem-o que permite uma ampla interpretação da intencionalidade do autor.

Mais sobre a artista e o Aldravismo:

www.jornalaldrava.com.br

Nenhum comentário: