sexta-feira, 25 de julho de 2008

Regulamento do Prêmio Sentidos

Regulamento


"Prêmio Sentidos

Edição 2008

1. Apresentação

1.1 – O Prêmio Sentidos – Edição 2008 é um concurso promovido pela AVAPE – Associação para Valorização e Promoção do Excepcional, para a Revista Sentidos e com apoio do Instituto Ressoar e Radio e Televisão Record S/A.

1.2 – A AVAPE delegará a responsabilidade de gestão do Prêmio Sentidos – Edição 2008 à Áurea Editora Ltda, responsável pela edição da revista Sentidos.

1.3 – O concurso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento dos talentos participantes e premiar idéias inovadoras na área da inclusão social das pessoas com deficiência, sendo aberto a pessoas físicas e jurídicas envolvidas direta ou indiretamente com a temática.

1.4 – Haverá uma única etapa de participação e duas fases de julgamento, denominadas 1ª Fase e 2ª Fase, que abrangem 3 (três) categorias distintas – “Gente como a gente”, “Talentos Especiais” e “Menções Honrosas” – e serão subdivididas conforme especificações constantes no item 3 deste regulamento.

1.5 – A etapa de participação consiste na inscrição dos concorrentes, que poderá ser feita pela Internet, no site www.sentidos.com.br, por fax (11) 5574-8910, pelos Correios, por ficha de inscrição remetida à Áurea Editora Ltda, na Rua Pedro de Toledo, 130 – Vila Clementino – CEP 04039-000, São Paulo – SP, ou pessoalmente, no mesmo local.

1.6 – As duas fases de julgamento consistem na avaliação dos materiais regularmente inscritos, da seguinte forma: na 1ª Fase serão selecionados 10 finalistas em cada categoria e subcategoria e na 2ª Fase serão definidos os três primeiros colocados de cada categoria e subcategoria.

1.7 - O resultado, para fins de premiação, será decorrente apenas do desempenho dos participantes de acordo com sua categoria e subcategoria – excluídos quaisquer fatores aleatórios.

1.8 – O concurso obedecerá aos princípios e condições ora descritas, sendo que a inscrição, participação e entrega de material para julgamento implicam em total e irrestrita aceitação do presente regulamento, não cabendo em nenhuma hipótese qualquer contestação quanto a não aceitação da inscrição, avaliação ou qualquer decisão das comissões Organizadora e Julgadora.

2. Condições de Participação

2.1 – Poderão participar do Prêmio Sentidos – Edição 2008 pessoas físicas e jurídicas capazes de comprovar seu envolvimento direto ou indireto com alguma atividade que promova a inclusão social da pessoa com deficiência.

2.2 – As empresas e instituições interessadas em participar do concurso deverão constituir um representante legal que possa responder por todas as demandas inerentes à participação no Prêmio Sentidos – Edição 2008.

2.3 – Os interessados em participar do concurso poderão consultar o site www.sentidos.com.br onde poderão encontrar todas as instruções pertinentes aos processos de inscrição e participação.

2.4 - A participação é voluntária e não haverá a cobrança de taxa de inscrição.

3. Inscrições

3.1 – As inscrições poderão ser feitas entre 17/03/2008 e 30/06/2008, impreterivelmente, pela Internet, no site www.sentidos.com.br, por fax (11) 5574-8910, pelos Correios, à Áurea Editora Ltda, na Rua Pedro de Toledo, 130 – Vila Clementino – CEP 04039-000, São Paulo – SP , ou pessoalmente, no mesmo local.

3.2 – No ato da inscrição o participante deverá encaminhar material comprobatório de sua atuação (como por exemplo, CDs, fotografias, recortes de publicações, dissertações e projetos) e a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada, com todos os dados solicitados. A Ficha de Inscrição estará disponível no site www.sentidos.com.br, na sede da Áurea Editora ou com os parceiros e patrocinadores do Prêmio.

3.3 – Os participantes que optarem por se inscrever via Internet ou fax deverão entregar seu material em até 15 dias a partir da data em que efetuaram inscrição. Após este prazo, o participante cujo material não tenha sido entregue terá sua inscrição cancelada.

3.4 – A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo participante, ou seu representante legal.

3.5 – No caso de pessoa jurídica, empresa ou instituição, a mesma deverá indicar um representante legal que se responsabilize por todas as demandas inerentes ao Prêmio.

3.6 – As informações referentes aos dados cadastrais serão confirmadas pela Comissão Organizadora. Caso qualquer um dos dados informados não ofereça consistência impossibilitando a confirmação, o participante será contatado a fim de esclarecer a situação. Se, ainda assim, os dados permanecerem inconsistentes, a inscrição será considerada nula de pleno direito.

3.7 – As inscrições que não contiverem os dados pessoais do participante (que permitam clara identificação e localização), não contiverem material que comprove sua habilitação para participar do concurso (como CDs, recortes de publicações, dissertações, projetos etc), não tiverem atendido aos critérios definidos nas respectivas categorias e subcategorias, ou ainda aquelas recebidas após as datas estabelecidas neste regulamento, serão eliminadas para fins de premiação.

3.8 – Independentemente da forma escolhida para realizar a inscrição é necessário que o participante preencha, assine e envie uma via original da Ficha de Inscrição à Áurea Editora Ltda, na Rua Pedro de Toledo, 130 – Vila Clementino – CEP 04039-000, São Paulo – SP. Esta condição é determinante para a validação da inscrição e, caso não seja atendida, a inscrição não será concretizada.

3.9 – Somente serão consideradas válidas as inscrições via Correios dos participantes cujo material seja entregue até o dia 30 de junho de 2008. Recebimentos posteriores somente serão aceitos caso seja possível verificar, de maneira clara e inequívoca, carimbo de postagem com data máxima de 30 de junho de 2008.

3.10 – No ato da inscrição os participantes automaticamente autorizam a veiculação de seu material nas peças de comunicação do concurso assim como em eventuais publicações especiais ou programas de rádio e TV dos próprios organizadores ou patrocinadores.

4. Categorias e Subcategorias

4.1 – O Prêmio Sentidos – Edição 2008 contemplará 3 (três) categorias distintas, subdivididas da seguinte forma:

4.1.1 – “Gente como a gente”: serão avaliadas trajetórias de vida que demonstrem superação das dificuldades impostas pela deficiência;

4.1.2 – “Talentos Especiais”: serão avaliadas performances artísticas e esportivas que superem, por meio do talento e do esforço pessoal, as dificuldades impostas pela deficiência que o proponente apresenta. Esta categoria será subdividida em 3 subcategorias:

i. Esporte: prática de esportes competitivas ou recreativas;
ii. Arte: pintura, colagem, esculturas, artesanato, cinema, teatro, televisão, dança e apresentações musicais;
iii. Literatura: obras de ficção e não ficção.

4.1.3 – “Menção Honrosa”: homenagear 01 (uma) empresa e 01 (uma) organização do terceiro setor que contribuam para a inclusão social da pessoa com deficiência;

i. Empresas
ii. Organizações do Terceiro Setor

4.2 – Cada participante poderá se inscrever em apenas uma categoria ou subcategoria. Não serão permitidas inscrições que não atendam essa condição.

5. Julgamento

5.1 – O julgamento será constituído por duas fases:

i. Na 1ª Fase o material recebido por todos os participantes será avaliado e julgado conforme os critérios estabelecidos neste regulamento, a fim de que sejam selecionados os 10 (dez) trabalhos considerados melhores dentro de cada categoria e subcategoria;
ii. Na 2ª Fase os trabalhos finalistas passarão por nova análise, a fim de que seja definido o grande vencedor dentro de cada categoria e subcategoria.

5.2 – As categorias para o Prêmio Sentidos - Edição 2008 são: “Gente como a gente”, “Talentos Especiais” e “Menções Honrosas”.

5.3 – As subcategorias para o Prêmio Sentidos - Edição 2008 são: Esporte, Arte e Literatura.

6. Comissão Julgadora

6.1 – Para julgamento dos materiais serão formadas uma Comissão Julgadora composta por jurados selecionados por sua importância dentro do segmento.

6.1.1 – Serão constituídas duas Comissões Julgadoras e cada uma delas avaliará os trabalhos inscritos em fases distintas. A primeira escolherá os dez melhores candidatos em cada categoria e subcategoria e a segunda escolherá os vencedores entre os finalistas.

6.2 – Caberá única e exclusivamente às Comissões Julgadoras a avaliação e seleção dos materiais enviados dentro de cada categoria e subcategoria, tanto na 1ª quanto na 2ª Fase.

6.3 – No caso da impossibilidade de participação de um ou mais jurados da Comissão Julgadora nos períodos definidos para avaliação e seleção dos materiais, a presidência da Comissão Organizadora poderá optar por restringir a Comissão Julgadora aos jurados remanescentes ou mesmo nomear substituto(s) de mesmo perfil profissional.

7. Avaliação, Seleção e Julgamento

7.1 – As Comissões Julgadoras do concurso farão a avaliação dos materiais no período compreendido entre 16 de junho de 2008 e 31 de agosto de 2008, de acordo com o seguinte cronograma:

• 1ª Fase de julgamento: seleção dos 10 (dez) finalistas de cada categoria e subcategoria – de 16 de Junho a 31 de Julho de 2008

• 2ª Fase de julgamento: escolha dos 3 (três) finalistas de cada categoria e subcategoria – de 01 a 31 de agosto de 2008.

7.2 – Na 1ª Fase serão selecionados dez finalistas de cada categoria e subcategoria, da seguinte forma:

7.2.1 - Categoria “Gente como a gente”: 10 finalistas

7.2.2 - Categoria “Talentos Especiais”: 30 finalistas assim distribuídos:

• Subcategoria Esporte: 10 finalistas;

• Subcategoria Arte: 10 finalistas;

• Subcategoria Literatura: 10 finalistas;

7.2.3 - Categoria “Menção Honrosa”: 20 finalistas assim distribuídos:

• Empresa: 10 finalistas;

• Organização do Terceiro Setor: 10 finalistas.

7.3 – Os materiais serão avaliados conforme os seguintes critérios, nesta ordem:

7.3.1 - Gente como a gente: capacidade de superação das dificuldades impostas pela deficiência que o proponente apresenta, mostrando ser possível conquistar exemplar progresso social, pessoal e profissional por meio da força de vontade, da autoconfiança, da persistência e do talento;

7.3.2 - Talentos Especiais: pontuação pela excelência da performance a partir da ótica das dificuldades inerentes à deficiência que o proponente apresenta;

7.3.3 - Menções Honrosas: pesos para cada critério definidos pela Comissão Julgadora, considerando:

(1) Abrangência da ação: número de pessoas com deficiência beneficiadas com o programa de inclusão e a sua continuidade, tanto no aspecto demográfico quanto geográfico; (2) Consistência técnica do programa de inclusão social;
(3) Inovação: ineditismo e criatividade da ação;
(4) Viabilidade de replicação: a tecnologia social utilizada deve servir de exemplo para outras organizações a replicarem em diferentes contextos e dimensões.

7.4 – Os jurados darão notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada um dos critérios definidos acima e a Comissão Julgadora estabelecerá um peso ponderado para cada um dos critérios.

7.5 – No caso de empate do resultado final entre um ou mais materiais avaliados dentro de cada área e categoria, prevalecerá a ordem de importância dos critérios mencionados no item 7.3, para desempate.

7.6 – Depois de escolhidos os 10 finalistas em cada categoria e subcategoria, a Comissão Organizadora entrará em contato para comunicar a cada um dos selecionados a sua condição de finalista da categoria e subcategoria.

7.7 – Caso o material recebido não reflita a realidade dos fatos, o mesmo será desclassificado e a Comissão Julgadora indicará o outro participante classificado pelo critério de avaliação.

7.8 – Adicionalmente à escolha dos vencedores pela Comissão Julgadora, haverá uma votação popular através do site Sentidos, para a escolha do candidato que tiver a preferência da público dentre todos os 3 finalistas de cada categoria, excluindo as Menções Honrosas.

8. Divulgação de Resultados

8.1 – A divulgação dos materiais selecionados será realizada em duas datas distintas, conforme descrição abaixo:

• Após o término da 1ª Fase, que se encerra em 31 de julho de 2008: divulgação dos 10 (dez) finalistas de cada uma das categorias e subcategorias, via internet, no site www.sentidos.com.br;

• Após o término da 2ª Fase, que se encerra em 31 de agosto de 2008: comunicação e divulgação dos 3 (três) finalistas de cada uma das categorias e subcategorias, via internet, no site www.sentidos.com.br;

8.2 – Todos os finalistas de cada uma das categorias e subcategorias serão informados por telegrama a ser enviado pela Áurea Editora no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis após o término da 1ª Fase. Ainda assim, os interessados poderão acessar a divulgação dos resultados no site www.sentidos.com.br.

9. Premiação

9.1 – Serão escolhidos 7 (sete) vencedores, sendo 1 (um) de cada categoria e subcategoria e mais o vencedor do voto popular, ou seja:

9.1.1 – Categoria “Gente como a gente”: 1 vencedor

9.1.2 – Categoria “Talentos Especiais”: 3 vencedores assim distribuídos:

i. Subcategoria Esporte: 1 vencedor;
ii. Subcategoria Arte: 1 vencedor;
iii. Subcategoria Literatura: 1 vencedor;

9.1.3 – Categoria “Menção Honrosa”: 2 vencedores assim distribuídos:

i. Empresa: 1 vencedor;
ii. Organização do Terceiro Setor: 1 vencedor.

9.1.4 – Voto Popular – 1 Vencedor dentre os finalistas de cada categoria.

9.2 – A premiação dos 7 (sete) vencedores será feita em evento a ser realizado em setembro de 2008, na cidade de São Paulo (SP), em data a ser definida e divulgada posteriormente para consulta no site www.sentidos.com.br. Os três finalistas de cada categoria e subcategoria serão convidados, juntamente com um acompanhante, para participação do evento de premiação com todas as despesas pagas pela Comissão Organizadora. No caso de pessoa jurídica, o convite refere-se ao representante legal inscrito no Concurso.

9.3 – Cada um dos 7 (sete) vencedores será premiado com:

9.2.1 – 01 Troféu Prêmio Sentidos – Edição 2008;

9.2.2 – Participação no Programa Ressoar da TV Record;

9.2.3 – Participação na edição Especial da revista Sentidos sobre o Prêmio.

9.4 – Caso qualquer um dos vencedores não esteja presente no evento de premiação, por qualquer que seja a razão, a Áurea Editora providenciará a entrega do prêmio no endereço indicado por ele na Ficha de Inscrição.

10. Disposições Gerais

10.1 – Para efeito do concurso e premiação o participante inscrito será considerado o único titular responsável pelo material concorrente.

10.2 – Não poderão concorrer materiais que não sejam referentes às categorias e subcategorias estabelecidas ou ainda que não sejam de autoria da pessoa inscrita, seja ela física ou jurídica.

10.3 – A Áurea Editora não será responsável pelas inscrições que não forem realizadas por problemas na transmissão de dados, no servidor, nas linhas telefônicas, transmissões de fax ou em provedores de acesso dos usuários, por erros na leitura dos scripts, ou ainda, por falta de energia elétrica ou greves de Correios, sem exclusão das demais situações decorrentes de caso fortuito ou força maior.

10.4 – Desde já os participantes concordam em ceder os direitos de uso de seus nomes, imagens, vozes e depoimentos, sem qualquer ônus para a Áurea Editora, sendo certo que terão o fim único exclusivo de divulgação deste concurso e de seus resultados.

11. Considerações Finais

11.1 – A AVAPE se reserva o direito de promover alterações, quer de cronograma, quer de qualquer outra ordem, que se façam necessárias para o melhor desenvolvimento da ação e participação dos interessados, sempre divulgando-as no site www.sentidos.com.br.

11.2 – Os participantes inscritos declaram, sob as penas da lei, que os materiais entregues são fruto de sua legítima iniciativa e autoria, não configurando plágio ou fraude, tampouco violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, eximindo a AVAPE de qualquer responsabilidade em razão de sua inveracidade.

11.3 – A Comissão Organizadora será composta por pessoas indicadas pelos organizadores do prêmio.

11.4 – Excluem-se de participação neste concurso, pessoas jurídicas, diretores, administradores e funcionários, bem como seus respectivos cônjuges e parentes em até primeiro grau de empresas e/ou instituições envolvidas diretamente na organização do Prêmio Sentidos – Edição 2008. Quando identificadas, as inscrições de participantes nestas condições serão automaticamente desclassificadas.

11.5 – Caberá exclusivamente a AVAPE avaliar e decidir sobre os casos omissos neste regulamento, sendo que as dúvidas não previstas serão julgadas pela Comissão Organizadora. Qualquer esclarecimento relativo a este regulamento deverá ser solicitado por email e enviado para o seguinte endereço: premio@sentidos.com.br sendo que a participação neste concurso implica em aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

11.6 – O regulamento completo do Prêmio Sentidos - Edição 2008 estará disponível no site www.sentidos.com.br"

Nenhum comentário: