segunda-feira, 14 de julho de 2008

Em Itabira,“Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista“, de Déia Leal, Mariana/MG.




Foto:Andéia Donadon no memorial de Carlos Drummond e Andrade.

Imagem:convite

veja mais no site do Jornal Aldrava;




Convite
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade convida V. Sª e distinta Família para o evento “Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista“, da artista plástica Déia Leal, Mariana/MG. Uma Exposição de 30 obras em acrílico e óleo sobre tela, em torno do tema Portais, a ser realizada na Fazenda do Pontal e cuja abertura está marcada para o dia 16 de julho, às 19h30’, mantendo-se até o dia 30 de julho do
corrente ano. São trinta obras selecionadas, do acervo Aldravista, pelo critério de apresentação de um caráter inovador à Arte, em que as insinuações conceituais sobrepujam qualquer busca de completude.

A exposição traz ao público de Itabira/MG a possibilidade de experimentação da leitura metonímica de uma tela: cada
espectador é convidado a ser um descobridor de uma novidade em cada obra exposta.

Todas as obras expostas compreendem alguma coisa incompleta, cuja complementação desafia os olhos e a imaginação de cada visitante.

Meus sonhos de infância eram sempre marcados por entradas e saídas em esconderijos ou fugas... Hojecompreendo que a mesma entrada é o ponto de chegada e partida entre o real e o irreal – ( Déia Leal ).


“Nesta exposição, insinuações de minas ou de Minas são lançadas em todas as telas, para que o leitor reconstrua alguma idéia de mineração a partir de metonímias de Minas Gerais(conteúdos emaranhados do continente mineiro). As pinceladas abdicam do traço e lançam-se exclusivamente em manchas de algo que demarca perfurações no solo em ordenaçãode jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas e aberturas para esconderijos ou fugas sob teias emaranhadas. A artista abre mão da composição da arte através de traçose desenhos que resultam em imagens para jogar acrílico, óleo com algum grattage ou cordas sobre telas, numa insinuação de temas em movimentos até que narrativas surjam daexplosão de cores na instauração de possibilidades de significação e de sentido.

A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você vê. As telas mostram o nascimento de Minas, representado pela tela “Luzia”, fóssil de 11 mil anos encontrado na região de Lagoa Santa, a cristandade ou a luta pela liberdade com a tela “martírio”, metonímia de Tiradentes ou de Jesus Cristo e muitos outros portais que nos levam à idéia de mineiridade.” – ( Associação Aldrava Letras e Artes ).


“A arte aldravista é aquela que nega a apresentação de objetos inteiros numa tela. Apenas partes, porções ou indícios são mostrados.
O espectador é desafiado a completar a imagem de acordo com a sensação quen tem diante da obra. E Mariana, a cidade mãe, mais uma vez rompe fronteiras e conquista os analistas de artes plásticas da Europa com a obra de Déia Leal”. – ( Dr. J.B. Donadon-Leal ).


“Ao ver, rever, sentir e intuir a obra de Déia Leal, adentramos, PORTAIS, que ela com sua aura eterna vê, vislumbra, sente e entrega aos que só mesmo
a terceira dimensão conseguem apalpar, sentir e ver. Se a Geração do passado aplaude a do presente, sem dúvidas a missão está sendo cumprida e bem
cumprida, por Déia Leal, criadora de Portais Eternos e ternos portais de Minas”. –( Édison Pereira de Almeida - Chanceler do InBrasCI em Portugal ).


artista brasileña, Déia Leal, y puedo asegurar que estamos ante una artista de gran pujanza, que, a la vez, se expresa, también, a través de la palabra (prosa y verso), obra escrita que también propicia que (yo) conozca mejor el pensamiento artístico, casi onírico, de la autora. ”Portal da Fuga” es uno de sus lienzos más emblemáticos. Forma parte, asimismo, de una serie que la artista dedica a los ”Portales”, y en la que ella misma parece querer expresar un cierto deseo de huída de la áspera realidad cotidiana. – ( Antonio Gualda Jiménez - Granada, España. Artista Plástico, escritor e Compositor Sinfônico.)
.
Apoio:
Aldrava Letras e Artes
InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Nenhum comentário: