domingo, 6 de julho de 2008

POEMAS NO ÔNIBUS E NO TREM/ EDIÇÃO 2008


Belo Horizonte ,em Minas Gerais, Brasil,também oferece prosa e poesia no ônibus e "A Tela e o Texto" acaba de enviar a listagem de autores e textos selecionados para o Metrô -onde tive o poema "Consumidores do medo" e haikais escolhidos para tal.
Agor, recebo do Poeta Darlan Alberto Tupinamba Araújo Padilha (imythryus@hotmail.com), o regulamento abaixo, confiram, da edição para ônibus e trem, em Porti Alegre, RS:

"PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA
COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA-CLL
CONCURSO 006/08- 1.000062.08.1
POEMAS NO ÔNIBUS E NO TREM/ EDIÇÃO 2008


REGULAMENTO


O presente Regulamento institui normas para o procedimento do Concurso Poemas no Ônibus/Edição 2008, observadas as disposições da Lei 8666/93, no que couber.


I – Da Finalidade


Estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção poética. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), através da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Companhia Carris Porto-Alegresense, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre/S.A-Trensurb, propõem a 17ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e 5ª edição do Poemas no Trem, que selecionará aproximadamente 50 (cinqüenta)poemas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Porto Alegre e nos trens da Empresa Trensurb.

II – Da Organização

O concurso será organizado pela PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura.


III – Da inscrição

As inscrições serão realizadas de 12 de junho a 18 de agosto de 2008, na SMC – Av. Érico Veríssimo, 307 (esquina Av. Ipiranga) – POA/RS – CEP: 90.160-181 – das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, pessoalmente, pelo Correios ou pela Internet.


As inscrições só serão efetivadas mediante a entrega do material de acordo com as seguintes regras:


cada candidato poderá inscrever somente 1 (hum) poema inédito;
o poema deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), em Língua Portuguesa;
entregar 03 (três) cópias do poema, quando efetuada a inscrição pessoalmente ou pelo Correios. A inscrição pela Internet obedecerá outra norma.
não serão aceitas cópias manuscritas; os poemas inscritos deverão ser entregues datilografados ou digitados em folha de papel A4, ou ofício, em fonte 12, no formato vertical e sem imagens, contendo no máximo 45 toques cada verso. Não serão aceitas inscrições de poemas no formato horizontal da folha A4.
em cada cópia constará, além do poema, apenas o título do trabalho e o pseudônimo do candidato, ou seja, um nome fictício completamente diferente do concorrente e que não o identifique com o seu nome verdadeiro;
no caso de inscrições pelo Correios e/ou pessoalmente não serão aceitos trabalhos que não estiverem estritamente de acordo com este Regulamento e, em anexo, o candidato deverá remeter os seguintes dados:
nome completo;
endereço completo;
telefone para contato;
e-mail, se houver;
pseudônimo e profissão;
como ficou sabendo do concurso;
título do trabalho; se não houver título, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso.
Obs.: a postagem deverá ser efetuada até 18 de agosto (vale, para efeitos de a possibilidade da inscrição ser aceita, o carimbo do Correios até esta data).

No caso de inscrições pelo Correios e Internet a confirmação da mesma poderá obtida pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br
A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão de poemas cuja ficha de inscrição não apresentar dados completos.
O poemas enviados que não estiverem de acordo com o Regulamento terão automaticamente suas inscrições invalidadas.


9. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: a inscrição será efetuada em uma única vez, devendo ser preenchida a ficha de inscrição, que estará disponível no site, à época do respectivo período, com todos os dados solicitados nela como: nome completo, endereço completo, telefone para contato, e-mail, pseudônimo e profissão, como ficou sabendo do concurso, título do trabalho. Se não houver, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso.


ATENÇÃO: quando for feito o anexo do arquivo do poema, o mesmo deverá conter apenas o poema, título, se houver, e pseudônimo.
As inscrições que não estiverem de acordo com o regulamento serão automaticamente invalidadas.
Os poemas deverão ter no máximo 14 linhas, em Língua Portuguesa, formato vertical de folha A4, sem imagens e com 45 toques cada verso, em fonte 12.


IV – Da Participação

O Concurso é aberto a todos os interessados, exceto aos funcionários da PMPA, e dos parceiros da ATP e Empresa Trensurb. Essa exceção não se aplica aos aposentados.

Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

O ato da inscrição implica automaticamente cessão dos direitos autorais para publicação (adesivos, coletânea Poemas no Ônibus e meios eletrônicos) ou utilização em qualquer outra forma de veiculação do Projeto, caso o trabalho seja selecionado,


V – Da Seleção

1-A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL) designará um júri composto por 3 (três) pessoas representativas da área da literatura, nomeado pelo Secretário Municipal da Cultura através de Portaria. A este júri confere-se o poder soberano de seleção de aproximadamente 50 poemas.

2-A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada por critérios que balizem sua escolha seja pela originalidade e qualidade literária e poética.

3 – A seleção será formada por júri composto de três pessoas ligadas a área da Literatura.


VI – Da Divulgação do Resultado

O resultado do Concurso será divulgado durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega), e também através do telefone 156 (número de informações da PMPA), no link da Cultura, na página da PMPA, publicação no Diário Oficial de Porto Alegre e em jornal de grande circulação na Cidade.

www.portoalegre.rs.gov.br entrar em Secretarias, clicar em Cultura, depois em Literatura e Poemas no Ônibus)
Os autores selecionados serão avisados por correspondência, telefonema ou e-mail.


VII – Dos Recursos

Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 05 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.
Da decisão da Organização do Concurso que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.


VIII – Da Premiação

O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas nos ônibus de Porto Alegre e trens da Trensurb, e a edição e lançamento de livro com os poemas selecionados, mais uma cota de 10% do total da edição, dividido entre os autores selecionados, a título de quitação de direitos autorais.


IX –Da Dotação Orçamentária

As despesa decorrentes do presente Concurso correrão por conta da dotação orçamentária n° 1003.2429.339036.


X– Das outras Disposições

A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela SMC, observada a legislação pertinente.


INFORMAÇÕES e obtenção do inteiro teor do Regulamento.

Coordenação do Livro e Literatura

Centro Municipal de Cultura,

Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

(Av. Érico Veríssimo, 307; CEP: 90.160-181)

e-mail: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br;

www.portoalegre.rs.gov.br/smc

Telefone: 0xx 51 3380.8074

Horário: das 09h às 12h e das 14h ás 18h.


Porto Alegre, 16 de abril de 2008.


Sergius Gonzaga

Secretário Municipal da Cultura"

Nenhum comentário: