segunda-feira, 30 de junho de 2008

Déia Donadon em colóquio com Carlos Drummond de Andrade









Déia Donadon (*), artista plástica de plasticidade íntima e exteriorizada para suas telas aldravistas-e, para quem ainda não sabe ,mas precisa saber, o ALDRAVISMO é o novo movimmento cultural mineiro, que , sediado na primeiríssima cidade do Estado, Mariana, vem amplaindo-se e tocando vária pontas , muityas mesmo, da grande estrela do mundo.
Convidada a estar em Itabira, e estar significa paraela, apresentar sua Arte e sua Literatura,às quais depura, enxuga, põe a secar ao calor do sol, mas apenas sugerir, que não quer impor formas nem cores...Essa, a mesma sutileza dos autores e Poetas que congregam-se em sintonia , harmonia e se encaixam , aldravistas de pensar aurado e podado para omessencial apenas.

Na última semana, essa libélula humana andou por Brasília, onde homenageou e foi homenageada no Sindicato Nacional dos Escritores, conheceu meu caro amigo Gistavo Dourado, depois de retornar à primaz de Minas,foi a Itabira, onde a selecionaram entre cerca de novecentos inscritos para expor sua arte.

Antes, já havia ido à sua terra-natal, Santa Bárbara, tratar de assuntos ligados à Arte, convidou-me para mandar uns desenhos.A expo será em agosto e com gosto, muito, disse que iria.

Posto as fotos de Andréia, li(s)bél(u)la, a entremear seus versos aos de Drummond.Lembrei-me e lhe contei que quando estive na Fundação Carlos Drummond de Andrade,na qualidade de Psicóloga, para falar de sexualidade na adolescência, Iara Tuinambá, a grande pintora mineira, reproduzira a foto dele, o itabirano célebre, em uma tela mágica, com vários paneaux coloridos, leves e nostálgicos-além de outras criações-e essa tela estava no convite, que era muito lindo.Trouxe de lá um pequeno cartaz prateado, com o conhecido facies de Drummond em negro, a bico-de-pena , mais uma caixeta omemorativa, com centenas de papéis para anotação.E respirei o ar sacralizado de uma Itabira que guarda as glórias de seu filho ilustre.

Penso que Carlos comenta com Deia, que gostava de desenhar(vejam os desenhos;caricaturar-se, auto-retratar- entre outros debuxos).E ela o ouve, a convidá-lo talvez para um EMARANHAMINAS, neologismo de suas entranhas.Concordam?

No centenário de Drummond , fiz muitas palestras (O HOMEM e o POETA), inclusive na Academia Dorense de Letras (em Boa esperança, MG), na última vez que vi e conversei com o saudoso José Lourenço Naves, seu Presidente.
Quem o substituiu é a compentente Marisa Parreira,pesquisadora do folclórico Pastoreio, em sua cidade lendária (quem não conhece a canção de Lamartine Babo , Serra da Boa Esperança? O cantor e compositor correspondia-se , do Rio com uma jovem de lá -que era apenas um fã, usando um psuedônimo feminino, para conseguir um autógrafo...).
Sou membro correspondente da Academia e antes de fazer-me conhecer, por duas vezes, fui premiada nos certames tradicionais da ADL, por Conto e "Poesia Moderna".

Andréia ficou ainda mais bonita, com sua vivacidade, e espontaneidade e sorriso,perto da estatuária, no entanto, por saber a lingua dos anjos, pôde murmurar a Carlos seus segredos e versos e convidá-lo ara a exposição de suas telas.Anjinha droit, perto de um anjo gauche por auto-definição, mas apenas por subestimação, a natural dos tímidos.Desses que escondem poemaas eróticos debaixo do colchão...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCi ), em Belo Horizonte.

(*) Andréia Donadon, Governadora do InBRasCi em MG.

LLOBUS-Origem das Minas





Imagens:barroco mineiro, obras do Aleijadinho e afins.

A pomba representa o Espírito Santo.Um Cristo na paixão...

O rosto de LLobus, ao entrevistar a musicista, artista plástica e poetisa Helenice Reis Rocha, sobre as relações dela com a capital mineira(no dia 26/06/2008).


Llobus uiva a Poiesis mineira no seu tempo de estar para ser, lobos do cérebro temporalmente instalados para a captação do versos, os llobos das orelhas sensíveis,para apreender o santo Espirito Santo, pomba que revoa e pousa no dorso lupino.No ombro a chaga do lenho, ajuda a carregar as dores do mundo e o Senhor a suportar o peso da injustiça.Fumaça em torno do rosto, o xamã e o totem se acasalam em noite de lua cheia.Esfrega os dedos e olores porejam e se evolam.Um artista, que conquista, insita e dele brotárão psaltérios, penas e pétalas...(Clevane Pessoa)
Leiam seu texto abaixo, do qual muito gosto:


"todos os dias mato e morro periferia viva percebe o barro oco de deus origem das minas num horizonte belo que se veste de negro sabor recheado de lábios bem grossos esculpindo partes vivas parindo aleijadinhos crucificados nos tornos da forma descrente que vaga dispersa na fala do dia que passa, pois adimais... tudo é pensamento. e nessa nudez silenciada de cadeiras paradas para o fim de tarde onde o olhar das dezoito horas marias rezam os seus santos nomes, e é esse “trem”... o sopro que molda este barro oco que me fez povo do meu povo forja de forjador ardência d’alma arapongando um ritmo entre as cancelas que abrem as picadas sobre o leito vermelho destas faces... tempo que desagua um destino desatinado como um rio de filhos".

Blog:
http://marcollobus.blogpot.com

domingo, 29 de junho de 2008

Opinião de amiga



Imagem:meu rosto, colorido por meu filho wbdesigner Allez pesso (contrabaixista da Banda Tancredos, em Belo Horizonte, MG)

A escitora e chargista, artista lástica Maria Fortuna,derrama sua generosidade sobre mim e meu trabalho(pelo que sou sumamente grata):

MJFortuna disse...

"Clevane esbanja talento! além de nos brindar com sua literatura calcada na observação e percepção poética do seu mundo, ainda se manifesta como desenhista. Este desenho expressa muito bem o mundo interior da psicóloga e jornalista que moram dentro dela. Há uma correlação entre o que escreve e o que ela desenha
Parabéns Clevane!"

29 de Junho de 2008 10:08

Clevane Pessoa

Visitar o blog http://poietisa.blogspot.com/ é uma satisfação imensa!

"Clevane Pessoa é não só poeta, escritora, psicóloga e tantas outras facetas, mas também divulgadora dos trabalhos de outros poetas como Neuza Ladeira, Luiz Lirio Marco Lobbus e outros. Fico feliz que me coloque no meio de tantos nomes os quais tanto admiro!
Indico este espaço tão rico para todos vocês".

Maria Fortuna

"La ballon"

Primeiro Plano-Festival de Cinema de Juiz de Fora e Le Ballon Rouge.




Imagens:azulada,janela:www.cinemotions.net/data/films/0174/75/2/phot...


Fernando Fábio Fiorese Furtado (Fernando Fiorese), sempre a divulgar cultura, nos envia o convite /release para o festival e Cinema em Juiz de Fora.Eu, que ali passei inf~encia e juventude e militei na imrensa local, nos Anos de Chumbo, imediatamente,transporto-me no tempo:Gazeta comercial, carriço, uma coleção de filmes encontrada , martha Sirimarco, um curso de Cinema Brasileiro que fiz na pré-Reitoria , onde "Toda as mulheres do mundo", com Leila Dinizz, foi apresentado e discutido.Os cinemas onde eu, criança, ia à Matinée e antes do filme escolhido, víamo Le ballon Rouge, um clássico francês, onde o protagonismo do Balão vermelho jamais foi esquecido por mim:o balãozinho segue um menino ,ambos dois rebeldes contra normas impostas á infãncia, naqueles anos ,pelas ruas parisienses, humanizado e dono de sua ppprópria vontade.
O diretor Albert Lamorisse li hoje cedo, nas paginas de VEJA,em Veja Recomenda,diz:
(...)"são 34 minuts de pleno encantamento(e de espanto,considerando que o doretor conseguiu o efeito de um balão tão lustrosos e tão cheio de vontades,sem nem um fio à mostra ou truque que se possa advinhar", em 1956).verdade, sem os gastos das superproduções de hoje, o efeito especial-a cor- ínica e simplemnte,encantaram minha infência;eu conhecia o filme de cor, pois passava todos os domingos no Cine central (ou no Pálace?_, para onde , cinéfilo, meu pai nos levava, depois levava em casa e voltava com mamã, para assistir filmes de aultos, ás vezes, dis-e não rao, minha mãe entrava em trabalho de parto dentro de um cinema.Deles herdei a paixão pelo cinema.E meus contos são, em geral, pensados quai roteiros.O mais recente remiado 9segundo lugar no CECON de Ipatinga-CLESI), chama-se O Balão Amarelo e narra a historia de um garotinho e sua mãe, a atravessar uma cidade-ele frmemmete aarrado ao barbante de um balão que rece de uma médica, durane a consulta.Na verdade, o protagonismo é dessa mulher, uma brasileira sofridora -e tempos depois lembrei deassociar um balão a outro, então busquei em sites de busca, sem encontra por onde andaria "Le ballon Rouge".
nessa mãe, a agradável surpresa:o filme estreou ontem , nas salas do paaaaaís, m duo com "Crin Blanc"-um cavalinho salvagem, "O cavalo branco".
Espeo que as crinaças essae milênio adorem assim como aconteceu comigo, esa alegoria encantadora do balão vermelho e o menininho e esse cavalinho branco que pretendo conhecer.

Agora, pelo retorno à telas, encontro facilmente as imagens que disponho aqui, com o endereço da fonte virtual.

Aliás, para eu nascer, a pareira, Dona donzinha, foi chamada pelo alto-falante de um , meu tio Jandy Solimões de araújo, que estava presente, saiu correndo comm ela e acabou ajudandono parto da primogêita de mamã, uma garotinha de dezesseis anos, numa experiência dramática para meu pai, de vinte-e-cinco, que jurou que ela jamais passaria por tal sofrimentode novo .Ela teve mais cinco gestações mais, decididas a dois, que adoravam bebês.

Belô Poético



O casal Virgilene Araújo e Rogério Salgado continua a realizar o Belô Poético.O convite (acima), traz Quintana e a Igreja da Pampulha, que faz parte co Conjunto Arquitetônico do mesmo nome, criado por Niemeyer e que , se hoje é considerada o postal mais representativo de Belo Horizonte, causou muita polêmica, porque ousou quebrar as normas eculares de construção de temlos católicos, em especial, os góticos, repletos de simbolismo esotérico.Neimeyer que sempre optou pelas curvas, imaginou e fez uma igrejinha oval, tal e qual as montanhas de Minas-ou mesmo "as curvas da mulher amada".

O Belô Poético,acontece no Brasil, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, com convidados de vários lugares (por exemplo Terezinka Pereira, senadora de raízes mineiras, dos estados Unidos, que preside o IWA.Silvia Motta, que representa aqui e entidade, será a mestra de cerimônias).Lançamento de antologia e muita atividade poética.

Os interessados poderão inscrever-se pala Internet, no site www.belopoetico.com

O período é de 10 a 17 de julho e o local, o SESC mineiro.

Minas gerais , tradicionalmente, gosta de congregar poetas e Poesia, qual o PSIU Poético, na cidade de Montes Claros, com mais de vinte anos de existir-o que levou o Governador Aécio Nves a conceder a Medalha da Inconfidência , nas comemorações a Tiraents (21 de abril), a Aroldo Rodrigus, seu organizador.

Os poetas regozijam-se quando um de nós é reconhecido pelas autoridades outras que não apenas as literárias.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Pportuguesa
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, MG

PEDALE



Em ténicas de stencil, esse decreto, "pedale", aqui publicado para motivar a "Bicicletada" do qal o Etetuba nos enviou o release.
Conheça outras dicas, em:
namarupa.files.wordpress.com/2007/09/stencil_...

Cordel da Tropicália.1968...

Sábado, 28 de Junho de 2008
Cordel da Tropicália.1968...
Gustavo Dourado

A alegria é a prova dos nove:
Um poeta desfolha a bandeira...
Pindorama, País do Futuro:
Samba...Carnaval...Mangueira...
É a mesma dança meu boi:
Na Geléia Geral brasileira...

Hélio Oiticica precursor:
Criou o Tropicalismo...
Com a obra Tropicália:
O neoantropofagismo...
Fonte: Oswald...Gullar:
Popcreto...Realismo...

Móbiles...Parangolés:
Práxis...Neoconcretismo...
A voz da periferia:
Rosa...Joyce...Modernismo...
Aspiro ao Grande Labirinto:
Hélio fez o Sincretismo...

Mito da Miscigenação:
Busca do Supra-Sensorial...
Favela...Cara de Cavalo:
Balas, capas, bananal...
O folclore brasileiro:
Na raiz do tropical...

III Festival da MPB:
Com arranjos de vanguarda...
Outubro de 67:
TV Record na jornada...
Medaglia, Cozzella, Sandino:
Manifesto na estrada...

Ano 68:A 5 de fevereiro...
Cruzada Tropicalista:
Via Rio de Janeiro....
Nelson Motta, Última Hora:
Acendeu o candeeiro...

Morte de Edson Luís:
Luther King assassinado...
A Noite das Barricadas:
Maio bem movimentado...
Slogans do Anarquismo:
Criticas ao velho Estado...

Bumba-iê-iê-boi...
Cultura e Civilização...
Batmacumbaiêiê...
Iracema...Canecão...
Paródias e ironias:
Orgasmo...Liberação...

Reler Gregório de Matos:
Mestre Antônio Vieira...
Gonçalves Dias... Alencar
Manoel Botelho de Oliveira...
Macunaíma...Cancão:
Sarcasmo e Brincadeira...

Lunik 9...Mallarmé:
Lixeratura...Tendência...
Irene...Araçá Azul:
Novos Baianos...Vivência...
Raul...Chico...Roda Viva:
A tropical sapiência...

Sociedade de Consumo:
Nova Era Industrial...
Sociedade do Espetáculo:
Carnavalização global...
Sátira erótico-política:
Brasília...Planalto Central...

Jovem Guarda...Banda...Bossa...
Bandeira...Cabral...Iaiá...
Garota de Ipanema:
País do toma lá dá cá...
Drummond...Catulo da Paixão:
Camem Miranda dádádá...

Cultura Tropical Brasileira:
A estética do precário...
Literatura do lixo:
Underground visonário...
Op-Pop...Arte Povera:
Marginal...Imaginário...

Jorge Mautner...Jorge Ben:
Nosso País Tropical...
Som Maracatu Atômico:
Sonho existencial...
Caos e Cosmos na Poesia:
Movimento Armorial...

Dionísio...Eros...Narciso:
Uma Nova Consciência...
Me Segura que eu vou dar um Troço:
Waly...Verbociência...
Bondinho e Flor do Mal:
Ecos de clarievidência...

Chacrinha...Buzina...Discoteca:
Maracanã...Futebol...
Morte e Vida Severina:
Pau-Brasil...Caatinga-Sol...
Gilberto Freyre...Darcy:
Feira...Farinha...Farol...

Tropicalismo...Tropicália:
Cultura...Nova Atitude...
Caetano, Gil, Torquato:
Musical sua virtude...
Música Popular Brasileira:
É arte com amplitude...

"Avesso da Bossa Nova":
Na visão de Caetano...
Tropicália, Gal, Tom Zé:
Do Sertão ao oceano...
Beat Boys, guitarelétrica:
Mistura em primeiro plano...

Alegria, Alegria, Caetano:
Domingo no Parque, Gil
Soy Loco Por Ti América:
Geléia Geral Brasil:
Panis et Circensis:
Suberbacana a mil...

Tropicália, Bat Macumba:
Baby...Parque Industrial...
Enquanto Seu Lobo Não Vem:
Baião...Cordel...Carnaval...
Mutantes...2001:
São São Paulo...Musical...

Marginália 2...Lindonéia:
Tom Zé e Nara Leão...
Miserere Nobis, Capinam
Mamãe, Coragem, Lampião...
Torquato Neto...Piauí:
Ecos da Revôolucão...

É Proibido Proibir:
Objeto Não Identificado
Divino, Maravilhoso:
Saudosismo bem cantado...
Maestro Rogério Duprat:
Ritmo experenciado...

Curso Intensivo de Boas Maneiras:
Vou do Brás a Irará...
Guerrilhas...Espaçonaves:
Cante lá que eu canto cá...
John Lennon e Che Guevara:
Tropicália...Lá lá ia...

Pego um jato, viajo, arreebento:
Bahia...Sampa...Rio de Janeiro...
A Classe Operária vai ao Paraíso:
Terra em Transe no Terreiro...
AI-5..Terror, Ditadura:
O Sonho Acabou...Dinheiro...

Santo Amaro da Purificação:
Juazeiro... Salvador...
João Gilberto e Caymmi:
Dinamismo criador...
Bossa Nova Tropicanto:
Foi o ritmo precursor...

Panamérica...Louvação:
Performance...Maracatu...
Apocalipopótese...Zen:
Banda de Pífaros...Caruaru...
Happening...Casamento-Pop:
Candomblé...Zumbi...Lundu...

Crítica à Cena Cultural:
Raízes do Modernismo...
Mário, Oswald, Villa-Lobos:
Tropiantropofagismo...
Pop-Rock...Ie-Iê-Iê:
Beat...Beatles...Concretismo...

Polêmico desde o início:
Vaia, crítica, confusão...
Movimento Estudantil:
Linha dura em ação...
Alegria, Alegria:
Na raiz da mutação...

Glauber em Terra em Transe:
Zé Celso em Rei da Vela...
Espírito Oswaldiano:
Hélio Oiticica na tela...
Colagem...Alegoria:
Estética na teletela...

Oswald de Andrade, presente:
Modernidade...Oficina...
Conversas e discussões:
O vampiro na esquina...
Hélio Oiticica...Torquato:
Rio...Bahia,,,Teresina...

Abelardo Chacrinha Barbosa:
Deu eco à irreverência...
Em maio de 68:
Tropicália na essência...
Álbum coletivo manifesto:
Revolução...Transcendência...

Crítica à boa aparência:
Cabelo comprido ao vento:
Em roupas extravagantes:
Sem lenço...Sem documento....
Status quo provocado:
Padrões em questionamento...

Geração Hippie em ação:
Vozes da contracultura...
Junho de 68:
USP na Arquitetura...
Torquato, Gil, Caetano:
Nos Campos da Concretura...

Vaias, bombas e bananas:
Gestos de hostilidade...
Décio, Augusto, Haroldo:
Poiesis...Plasticidade...
Um Paideuma na Paidéia:
Debate...Universidade...

Passaeata dos cem mil:
Coro Abaixo a Ditadura...
Busca pela liberdade:
Endurecer com ternura...
O ano que não terminou:
Livro de Zuenir Ventura...

Tanques do Politburo:
Thecoslováquia invadida...
A Primavera de Praga:
Abortada...Reprimida...
Ocupação da UnB:
Juventude agredida...

Conflito USP X Mackenzie:
Congresso Estudantil...
Encontro de Ibiúna:
Com prisão de quase mil...
AI-5 decretado:
Com censura e fuzil...

Protestos...Manifestações:
Conflitos e resistência...
Subversão da velha ordem:
Uma nova experiência...
Viagens interiores:
As luzes da quintessência...

Luta...Organização:
Sonho e perseverança...
Arte...Coletividade:
O desejo de mudança:
O terror da repressão:
Muito medo e esperança...

Guerrilha rural...Urbana:
Greves do operariado...
Alta concentração de renda:
A repressão do Estado...
Espoliação das Massas:
Poder militarizado...

Glauber...Godard...Fellini:
Nova Objetividade...
Morte de Robert Keneddy:
Marxismo...Vivacidade...
Paz...Existencialismo:
Prazer...Multiplicidade...

Corpo, sexo, movimento:
A linguagem da loucura...
Mística Metafísica Dialética:
Arte...Poesia...Leitura...
Teatro...Música...Prazer:
Mudança da estrutura...

Reivindicações...Desbunde:
Dor...Ato Institucional...
O povo amordaçado:
Delírios no Festival...
Polícia na UnB:
E no Congresso Nacional...

Autoritarismo em voga:
Fome, morte, nepotismo...
A voz do povo cassada:
Lucro do capitalismo...
Mais Valia...Opressão:
Tanques do Imperialismo...

Valores, dogmas, costumes:
Tiveram questionamento...
"É Proibido Proibir":
Ecoava pelo vento...
"Pra dizer que não falei das flores":
Tortura, dor, atormento...

Movimento Feminista:
Liberdade Sexual...
O ocaso do machismo:
Uma agenda cultural...
O grito dos excluídos:
Pílula anticoncepcional...

Terra...Meio Ambiente:
Choquelétrico...Ideologia...
Paus-de-arara...Exílios...
Guerras...Vã Filosofia...
TV...Drama...Capoeira:
Inflação e Carestia...

Presença de Sganzerla:
Luís Carlos Maciel...
Mística...Esoterismo:
Nova Torre de Babel...
Apocalipse...Profecia:
Se oriente...Menestrel...

É preciso correr riscos:
Desafinar o coro dos contenetes...
Os Últimos Dias de Paupéria:
Desvenenar as vis serpentes...
Despoluir o Planeta:
Frutificar as sementes...

Experimentalismo estético:
Vanguarda...Eletricidade...
Pop...Folclore...Tradição:
Bolero...Rumba...Saudade...
Dodô e Osmar no Trio:
Frevo e radicalidade...

Tropicalismo solar:
Hélio Oiticica inflama...
Móbiles...Intervenção...
Rio e New York drama...
Morro...Barraco...Terreiro:
Pano, fogo, arte...Flama...

A Imaginação no Poder...
Sonhar com o Impossível...
Sondar o Incomensurável:
Desejar o aprazível...
Perseverança e Luta:
Um novo mundo é possível...

A alegria é a prova dos nove:
Um poeta desfolha a bandeira...
Pindorama, País do Futuro:
Samba... Carnaval... Mangueira...
É a mesma dança meu boi:
Na Geléia Geral brasileira...

Viva a Tropicália...



Gustavo Dourado é professor, poeta, cordelista, ensaísta,
articulista, escritor, jornalista e pesquisador.
É autor de 11 livros.
www.gustavodourado.com.br
www.eunaotenhonome.com.br/gustavodourado/blog/gustavodourado

5 de julho-Caminhada Cultural pela América Latina




As biciclletas no ar são de uma instalação, em S.Paulo,de um artista chamado Eduardo.mas infelizmente não sei seu sobrnome.
Quem souber,mande-me.
As fotos, aqui,são meramente ilustrativas.Quando eu receber da Bicicletada,postarei.

Recebo de Etetuba, pelo Coro Coletivo, o convite e o divulgo, na qualidade de Vice-Presidente do IMEL(Instituto Imersão Latina, presidido por Brenda Marques pena.

Participe da caminhada cultural pela América Latina trecho São Paulo -
Litoral
**
*
Expedición Donde Miras
Caminhada Cultural pela América Latina*

Em 05 julho de 2008
um grupo de Artistas partirá da Zona Sul de São Paulo
rumo a Cananéia, realizando o segundo trecho da
Caminhada Cultural pela América Latina.

Caminharemos por nossas terras promovendo
a cultura, a arte e o conhecimento entre os povos.

Em cada cidade visitada realizaremos
oficinas culturais, debates e saraus
com apresentações musicais, poéticas,
intervenções locais, exibição de filmes,
apresentações teatrais e de dança entre
tantas outras manifestações e trocas que são
possíveis nos Saraus.

Convidamos todos aqueles que queiram
contribuir das mais diversas formas,
tanto humanas, espirituais, como materiais,
a fazerem parte desse sonho e incluse
a seguirem caminhada conosco.

Acesse o site:
http://www.expediciondondemiras.blogspot.com/

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
FRANCISCO WEYL
Carpinteiro de Poesia e de Cinema

http://www.mazagao.com.sapo.pt
http://carpinteirodepoesia.blogspot.com
http://carpintaria.blogspot.com
http://cinemapobre.blogspot.com
http://www.cinemapobre.org
http://www.alba.com.sapo.pt

CLARADOR



A cantora e sambista Clara Nunes, interpretada or Karine Cunha, voz, violão e cavaco.

Deve ser uma beleza, mas não sei em que cidade/estado.Alguém pode me dizer?Recebi da pessoa, mas meu endeeço de e-mail, tanto tempo passei sem poder abrir, no luto por meu pai, que que está over cota de armazenagem (o clevaneplopes@gmail.com).Até eu limpar o excesso, usem o pessoaclevane@gmail.com

Clara Nunes, a luz na voz, as asas de paloma nos movimentos das roupas brancas que referia, os cabelos casulos de seda, o olhar de estrela...Tudo nessa marcante sambista, encanta-me, e não penso nela um alguém que se foi.Bom sabê-la rediviva na voz de outra intérprete.

Buenas a Karine!

sábado, 28 de junho de 2008

SEMINÁRIO AVENTURA E DERIVA

seminário aventura e deriva - sessões abertas:


masé lemos [letras - uerj]
'pelas ravinas sinuosas das grandes cidades'
e

karl erik schøllhammer [letras - puc-rio]
'uma caminhada na cidade invisível'


sexta-feira, dia 4 de julho,16 horas, sala f300, prédio frings.


Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura.
PUC-Rio. Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

ORIGINAL-O LIVRO DOS ARTISTA-lançamento 02 de julho em BH




Imagens:gotas de orvalho cristalizadas de inverno
e uma das vinte e cinco páginas que criei para o tema "A Forma do Pote Vazio"

haikai

Das gotas de orvalho
cristalizadas no inverno,
cristais congelados

HARUKO(*)

"Release envido Pela POETA Regina Mello(*), artista plástica e fotógrafa:

Museu Nacional da Poesia faz lançamento do ORIGINAL – livro de artistas
edições II e III, mostra virtual dos exemplares, entrega aos artistas autores com recital de poesia. Dia 2 de julho de 2008, quarta feira, às 19 horas nos jardins internos do Palácio das Artes

O Original – livro de artistas é uma ação entre artistas, com o objetivo de movimentar os ateliês, criar intercâmbio, promover e divulgar a arte no Brasil e no mundo, Regina Mello idealizou este projeto em 2006.

Em sua primeira edição, o Original foi uma homenagem a Mozart. No mesmo ano chega a Viena fazendo parte da programação oficial de homenagem aos 250 anos do gênio universal com uma exposição no Mozarthaus. Enquanto no Brasil uma exposição itinerante vem percorrendo diversos estados


Sob a direção e execução da artista visual, performer, poeta e multimídia Regina Mello, “Original” apresenta idéias e projetos que transcendem qualquer tipo de convencionalismo.

Vinte artistas brasileiros convidados produziram vinte e cinco obras para compor os vinte e cinco exemplares do livro de artistas “Original”, cujo tema da segunda edição é: AS CORDAS QUE NOS CERCAM e o tema da terceira edição é: A FORMA DO POTE VAZIO.

Cada artista desenvolveu sua idéia, a partir de suporte e técnica de livre escolha no formato A4 (21cm x 30cm), pré-estabelecido. Ao total das três edições a artista já arregimentou 60 artistas de norte a sul do país. Para a quarta edição com o tema: “Sou Ibero-americano”, Regina já iniciou os convites. Um artista representante de cada país dos 20 países Ibero-americanos selecionados.
Original II – As Cordas Que Nos Cercam


Artistas participantes
Ana Glafira/AL, Ana Gonzalez/PR, Cássia Veloso/MG, Clarisse Tarran/RJ, Enezila Campos/MG, Glória Lamounier/MG, Jorge Santos/MG, Ju Corte Real/SP, Lígia Borba/PR, Maria Emília Campos/MG, Pedro Augusto/MG, Regina Mello/MG, Sebastião Miguel/MG, Tarcísio Luiz de Paula/MG, Terezinha Escobar/MG, Thaís Helt/MG, Tchello d’Barros/SC, Valter França/MG, Vilma Rabello/MG, Viga Gordilho/BA.

Original III – A Forma Do Pote Vazio
Artistas participantes
Bernardo Britto Batista/SP, Bruno Zenóbio/MG, Clevane Pessoa/RN-MG, Daniel Juliano/SP, Edna Moura/MG, Edu Rennó/MG, Élcio Cassola Padovez/SP, Eliane Velozo/PE, Giovana Dantas/BA, Glaucia Flügel/PR, Goto/PR, Lorena D’Arc Oliveira/MG, Luiz Cláudio Campos/BA, Marco Túlio Resende/MG, Marcos David/MG, Maria Lúcia Cattani/RS, Mônica Piloni/SP, Paulo Lisboa/MG, Regina Mello/MG, Ricardo Carvão/MG.

Original – livro de artistas

Lançamento, mostra virtual dos exemplares, entrega aos artistas autores e recital de poesia
Dia 02 de julho de 2008 quarta feira às 19 horas
Local :Jardins Internos do Palácio das Artes
Telefones: (31) 25157367, 88387367 Regina Mello email:reginamello2004@yahoo.com.br"

HARUKO (Primavera, em Japonês):heterônomo de Clevane Pessoa Lopes,para assinar haicais

(*) Regina Mello é uma das poetisas de Belo Horizonte que integram o projeto POIETISAS, aprovado pela Lei Municial de Incentivo à Cultura, coordenado por Clevane Pessoa, Diretor Regional do inBasCi em belo Horizonte, e Marco Llobus, presidente da Rede Catitu, Poeta e Fotógrafo, entre outros talentos.

Regulamento do 43º FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí e 40º Concurso Literário de ContosFEMUP


Andreia Donadon(deiadonadon@yahoo.com.br), na imagem , em foto de Fernando Barbosa, através do jornal Aldrava, divulga :




InBrasCI-MG DIVULGA
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG
CNPJ: 09.225.702/0001-48


Prezados amigos,

Encaminho Regulamento do 43º FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí e 40º Concurso Literário de ContosFEMUP.

O FEMUP é um dos mais tradicionais e importantes certamentes literários e culturais do país. Participem!






Olá pessoal!
Segue anexo o regulamento e a ficha de inscrição do

43º FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí e
40º Concurso Literário de Contos

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE AGOSTO DE 2008.

A premiação para este ano aumentou.
Serão 31.750,00 em dinheiro para os classificados.

Agora haverá premiação até o quinto lugar!!!

A idéia é que vocês repassem aos amigos, que vão repassar
aos amigos dos amigos e etc e etc e tal...

Nos ajudem a divulgar um dos mais antigos Festivais do Brasil e o único
que reúne em um só evento poetas, contistas, músicos e declamadores em um
grande encontro cultural.

Participem!!!
Divulguem as boas idéias!!!

Boa sorte a todos.

Amauri Martineli.-
Paranavaí - Paraná - Brasil - Terra

****************
Dê espaço ao bom senso e aprecie as idéias, caso a caso, com profundidade, antes de estabelecer julgamentos precipitados.
Nem tudo é joio, existem trigos também.
Conheça a REDE LIVROS que, com certeza, será interessante para você: www.redelivros.net/1694
****************




F E M U P
43º Festival de Música e Poesia de Paranavaí
40º Concurso Literário de Contos
Dias 13, 14 e 15 de novembro de 2008

ATENÇÃO!!! NOVO REGULAMENTO

01 - Da Promoção:
O FEMUP é uma promoção da Prefeitura de Paranavaí através da Fundação Cultural, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

02 - Da Realização:
O Festival será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2008 a partir das 20h no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.

03 - Dos Objetivos:
Promover e intensificar intercâmbios de natureza artístico cultural; descobrir e valorizar novos talentos.

04 - Das Inscrições:
a) PODERÃO INSCREVER-SE TODOS OS ARTISTAS RESIDENTES OU NASCIDOS NO TERRITÓRIO NACIONAL;
b) Inscrições abertas até o dia 30 de agosto de 2008;
c) Para inscrição, conta-se a data de postagem dos trabalhos;
d) Cada autor poderá inscrever até 02 trabalhos inéditos, por categoria;
e) Para a inscrição dos trabalhos, deverão ser enviados:
06 cópias de cada trabalho apenas com o nome da obra e pseudônimo do autor; Fonte “Arial”; Tamanho 12; Espaçamento simples.
Ficha de inscrição no Festival devidamente preenchida e assinada, em envelope lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo do autor e título dos trabalhos inscritos;
f) O mesmo pseudônimo deve ser utilizado para todos os trabalhos e em todas as categorias;
g) Os Contos não deverão exceder a 10 (dez) folhas e as Poesias não deverão exceder 04 (quatro) folhas;
h) Todas as músicas inscritas deverão ser gravadas em CD (gravação de boa qualidade para, caso classificação, compor o CD do Festival);
i) A ficha de inscrição e os trabalhos devem vir acompanhados no mesmo envelope.
j) Os trabalhos deverão ser enviados para:

Fundação Cultural de Paranavaí
Rua Guaporé, 2080 - Cx. P. 511
CEP 87705-120 Paranavaí - PR

Informações: (44) 3902-1128 - cultura@fornet.com.br - www.novacultura.com.br

05 - Do Julgamento dos Trabalhos:
Serão formadas Comissões Julgadoras específicas para cada modalidade e as decisões tomadas por essas Comissões serão irrecorríveis.

06 - Da Classificação
Música: 30 músicas, sendo 15 da fase Regional e 15 da fase Nacional;
Poesia: 12 poesias, sendo de 03 a 05 da fase Regional e de 07 a 09 da fase Nacional;
Conto: 05 contos, sendo de 01 a 02 da fase Regional e de 03 a 04 da fase Nacional.

Participam da fase Regional, as cidades que compõem a Regional de Cultura da AMUNPAR.
Será premiado o melhor trabalho da Regional, em cada categoria.
Todos os trabalhos concorrerão em nível nacional.
07 - Das Apresentações:

AS MÚSICAS DEVERÃO SER APRESENTADAS PELOS INTÉRPRETES CONSTANTES NA RESPECTIVA FICHA DE INSCRIÇÃO

Dia 13/11/2008 - Semifinal da Categoria Música:
Serão apresentadas as 15 músicas classificadas da fase Regional, onde serão classificadas de 03 a 05 para a finalíssima.

Dia 14/11/2008 - Semifinal da Categoria Música:
Serão apresentadas as 15 músicas classificadas da fase Nacional, onde serão classificadas de 07 a 09 para a finalíssima.

Dia 15/11/2008 - Finalíssima:
Apresentações das 12 músicas classificadas nas semifinais;
Declamação das 12 poesias classificadas;
Divulgação dos resultados de todas as categorias e entregas das respectivas premiações.

OBS: Os declamadores serão escolhidos pela Fundação Cultural de Paranavaí, através do
15º Festival Zé Maria de Declamação.

PARA A CATEGORIA MÚSICA E DECLAMAÇÃO: O ARTISTA QUE NÃO COMPARECER SEM AVISO PRÉVIO DE 30 DIAS, FICA PROIBIDA A SUA INSCRIÇÃO NO FESTIVAL SUBSEQÜENTE.

08 - Da Ajuda de Custo:
Todos os classificados receberão: alojamento, alimentação e ajuda de custo, conforme as distâncias entre as cidades de origem e Paranavaí:

R$ 100,00 para cidades até 200 Km ;
R$ 150,00 para cidades até 400 Km ;
R$ 250,00 para cidades até 800 Km ;
R$ 500,00 para cidades distantes mais de 800 Km .

09 - Das Disposições Gerais:
Para inscrições na fase Regional, TODOS os envolvidos com o trabalho inscrito deverão residir nas cidades que compõem a Regional de Cultura da AMUNPAR. No caso da categoria “música”, autores e intérpretes;
Na categoria música, autores da fase Nacional podem tocar para os da fase Regional e vice versa. Somente tocar, não será permitida a participação mesmo que em backing-vocal.
Os documentos inscritos no Festival não serão devolvidos, serão incinerados;
Vedada a dupla ajuda de custo em caso do autor classificar-se com mais de um trabalho ou em mais de uma categoria;
Vedada a dupla premiação na mesma categoria nos casos em que trabalhos da Regional forem premiados na fase Nacional;
Vedada a inscrição no festival subseqüente ao artista que provocar tumulto, de qualquer ordem, durante o evento;
Na categoria música é vedada a utilização de play-back ou qualquer recurso de programação musical, digital, eletrônica, etc.
Cabe à Comissão Organizadora do Festival responder pelos casos omissos neste regulamento;

CIDADES QUE COMPÕEM A REGIONAL DE CULTURA DA AMUNPAR
Paranavaí, Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa C. do M. Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.




PREMIAÇÃO

MÚSICA:
Certificado de participação (para todas as classificadas);
05 Antologias FEMUP/2008 (para todas as classificadas);
CD FEMUP/2008/Músicas (para todas as classificadas);
1º Lugar: R$ 2.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 1.700,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 1.300,00 + Troféu “Barriguda”
4º Lugar: R$ 1.100,00 + Troféu “Barriguda”
5º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu “Barriguda”
Melhor Intérprete: R$ 800,00 + Troféu "Barriguda"

POESIA:
Certificado de participação (para todas as classificadas);
10 Antologias FEMUP/2008 (para todas as classificadas);
01 CD FEMUP/2008/Poesias (para todas as classificadas);
1º Lugar: R$ 2.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 1.700,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 1.300,00 + Troféu “Barriguda”
4º Lugar: R$ 1.100,00 + Troféu “Barriguda”
5º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu “Barriguda”

CONTO:
Certificado de participação (para todos os classificados);
10 Antologias FEMUP/2008 (para todos os classificados);
1º Lugar: R$ 2.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 1.700,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 1.300,00 + Troféu “Barriguda”
4º Lugar: R$ 1.100,00 + Troféu “Barriguda”
5º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu “Barriguda”

DECLAMAÇÃO:
Certificado de participação (para todos os declamadores);
05 Antologias FEMUP/2008, (para todos os declamadores);
01 CD FEMUP/2008/Poesias (para todos os declamadores);
1º Lugar: R$ 800,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 600,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 500,00 + Troféu “Barriguda”
4º Lugar: R$ 300,00 + Troféu “Barriguda”
5º Lugar: R$ 200,00 + Troféu “Barriguda”
Os demais: R$ 50,00 cada um


PRÊMIO REGIONAL DE CULTURA DA AMUNPAR:

POESIA
Todas as classificadas receberão:
01 CD FEMUP/2008/Poesias e 10 antologias FEMUP/2008
1º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 800,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 500,00 + Troféu “Barriguda”

CONTO
Todos os classificados receberão:
10 antologias FEMUP/2008
1º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 800,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 500,00 + Troféu “Barriguda”

MÚSICA
Todas as classificadas receberão:
01 CD FEMUP/2008/Músicas e 10 antologias FEMUP/2008
1º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu "Barriguda”
2º Lugar: R$ 800,00 + Troféu “Barriguda”
3º Lugar: R$ 500,00 + Troféu “Barriguda”
FICHA DE INSCRIÇÃO

MODALIDADE: ( ) POESIA ( ) CONTO ( ) MÚSICA

Título do Trabalho 1):

Título do Trabalho 2):

Nome do Autor:

Nome artístico do Autor:

Pseudônimo:

Endereço:

CEP: Cx. Postal:

Cidade: UF:

Telefone (indispensável) DDD: ( )

E-mail:

No caso da modalidade "Música":

Intérprete:

Nº de componentes:

Breve Currículo (para todas as modalidades)














Esta ficha pode ser reproduzida.



AUTORIZAÇÃO

Autorizamos a utilização dos trabalhos relativos à música, conto ou poesia por nós inscritos no 43º FEMUP para publicação de livros, CD's ou quaisquer outros meios de divulgação do evento.
Declaramos conhecer e concordar com o regulamento deste Festival.

__________________,_____de____________de 2008.



Assinatura do autor





























Atenciosamente,

Andreia Donadon Leal- déia leal
Governadora InBrasCI-MG
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Membro da AVSPE e da ALRCM




ALDRAVA LETRAS E ARTES
CNPJ
04.937.265/0001-71
Expediente
Presidente:
Gabriel Bicalho
Vice-Presidente:
J.S. Ferreira
Secretaria:
Hebe Rôla
Diretor de Arte:
Camaleão
Conselho Editorial e Fiscal:
J.B Donadon-Leal / (Presidente)
Gabriel Bicalho
Geraldo Reis
Hebe Rôla
J.S. Ferreira
Luiz Tyller Pirola
Andréia Donadon Leal
Tesoureiro:
J.S. Ferreira
Assessor Jurídico:
Geraldo Reis
Chefe de Redação:
Luiz Tyller Pirola
Registro Profissional:
5.328 JP
Assistência Contábil:
SERVICON – Serviços Contábeis
Promotora de Eventos e Coordenadora de Projetos:
Andreia Donadon Leal
WebMaster:
Márcio José Barros
Rodrigo Magno Camelo Reis
Endereço do Jornal:
Caixa Posta Nº. 36
CEP-35420-000
Mariana - MG

sexta-feira, 27 de junho de 2008

CHEIRO DE JENIPAPO-Glaucia Nasser, Claudio Bento, J.S .Ferreira


Postado por Glaucia Nasser em 08/06/2008 15:37

Tranponho a página, da assesssoria da cantora, Glaucia Nasser ,enviada pelo Poeta.Visite:http://fotolog.terra.com.br/glaucianasser:98

Claudio Bento anda com "CHEIRO de JENIPAPO", o nome de seu livro de poemas que ainda não tive o prazer de ler, mas acompanho sua POIESIS sempre que posso.Ambos, ele e Galucia Nasser, esbanjam simpatia e comentei no fotolog dela sobre esse sorriso com fins comuns a dois.
Claudio articipou de nosso evento PAz e Poesia (do grupo Belororizontino POETAS PELA PAZ E PELA POESIA), com um belo poema chamado A CASA ONDE MOREI E NASCI.Regstro, sempre agradecida, que os poemas da CHUVA DE POESIA foram gentilmente oferecidos pela Gr.e Editora O LUTADOR, tradicional na Capital Mineira.Agradecer ,sempre preciso.


Tão logo eu tiver CHEIRO DE JENIPAPO em mãos, postarei poemas .
Lembro , ainda envolvido nese aroma especial,que o leitor mirim também tem sua poesia , no lirismo de J.S.Fereira, da cidade Mariana, Poeta Aldravista que lhes dedicou um livro encantador chamado JENIPAPO, selecionado no ano passado pelo CLESI de Ipatinga -e que está em meu blog dedicado aos "menores tão maiores" ( as crianças e pré -adolescentes,a todos que deles cuidam:http:filhotesdeborboleta.blobspot.
Crianças adoram ouvir e ler versos, e graças ao trabalho de alguns poetas brasieliros, estão fazendo poesia, nas escolas, mesmo em tenra idade.Com destaque paraos aldravistas de Mariana (Gabriel Bicalho, JSS fereira e Andréia Donadon), que levaram os haikais a pré-alfabetizandos, com a arte personalíssima de Déia Donadon(*), que expôs o olhar infantil suas telas com temática de anjos(anjinhos negros), o que motivou os alunos a pintarem os seus.Esse trabalho mereceu o primeiro liugar do PROALFA nas Minas Gerais.No meu blog Filhotes de Borboleta e no do Jornal ALDRAVA, o leitor encontrará a reportagem fotográfica .
Rosane Dias ilustra encantadoramente,JENIPAPO.

Leiam:

"Encontro de fãs
Ele é fã da cantora, ela é fã do poeta e ambos são compositores mineiros. Foi nos jardins internos do Palácio das Artes, no projeto Terças Poéticas que a cantora Glaucia Nasser encontrou o escritor Cláudio Bento, já premiado no Brasil e no Exterior.

Cláudio apresentou, no projeto, poemas do seu livro Cheiro de Jenipapo, edição independente. Glaucia entregou ao poeta o novo CD e ele autografou para ela um exemplar do seu livro. Entre o público do Terças Poéticas Glaucia encontrou também fãs da sua música.

Assessoria Imprensa Glaucia Nasser


--------------------------------------------------------------------------------
Comentários (6):

Em 8/06/2008, às 21:44:48, Lili disse:
Nossa!!!
Imagino o quanto foi bom esse encontro de artistas.Que troca-troca maravilhoso!
bjosssss
--------------------------------------------------------------------------------
Em 10/06/2008, às 19:50:47, Ana Maria Silva | e-mail disse:
Gláucia, cada coisa que fico sabendo de vc fico cada vez mais orgulhosa de ter o previlégio ou a sorte que DEUS me proporcionou para participar um pouco de tua vida no passado e agora vendo teu sucesso ainda mais bombástico, devido uma foto como esta demonstrando o valor de ser mineira e ainda responsavelmente que dá a grande cantora e compositora que és.

--------------------------------------------------------------------------------
Em 13/06/2008, às 10:35:28, Eliane potiguara | página pessoal | e-mail disse:
Parabéns pelo fotolog.Continue cantando e compondo com esse carisma. beijo d e intensa luz
--------------------------------------------------------------------------------
Em 13/06/2008, às 17:29:39, Cláudio Bento disse:
Grande prazer estar do lado de uma das grandes vozes do Brasil. Gláucia Nasser já é uma estrela. E brilha.
--------------------------------------------------------------------------------
Em 20/06/2008, às 13:50:24, CynthiaColares | e-mail disse:
Vim te ver a convite do nosso amado poeta, e vê-los juntos é como olhar pro céu, uma intensa luz, mta energia no ar. Bjs e sucessos aos dois.
--------------------------------------------------------------------------------
Em 27/06/2008, às 09:54:45, clevane pessoa | página pessoal | e-mail disse:
Esses dois sorrisos valem por estrelas.
Belo e poderoso encontro, postarei em meu blog :cabo de receber do amigo Claudio Bento (http:achamarte.blogspot.com)."

____________________________________________
Contatos

Autor: J.S.Ferreira
(31) 3557.3752
jssferreira@bol.com.br

Ilustração: Rosane Dias
(31) 3821.7469
rosanediasarte@hotmail.com

CESTA CULTA,sexta 26 de junho, em Vitória, ES,por Petterson Filho



Dando prosseguimento a seu belo trabalho de Poética Social, o "Inconfidente Mineiro" petterson Filho, envia um convite para mais um sarau, ao qual denomina CESTA CULTA".Veja o recado do poeta:


"ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.
>> Jornal Grito Cidadão <<
Rua da Grécia, 195, CEP: 29057-660, Barro Vermelho, Vitória - ES.
Tel.: 27 3081-6801

Sarau de Poesia :
"CESTA CULTA"
"Com : Glauco Montovani"

Veja as fotos em melhor definição
Dia 27/06/08 Sexta-feira
Sarau de Poesia com MPB
Local : Cerimonial ABDIC/Jornal Grito Cidadão
De 20:00 Hs em diante.

Abrilhante seu Happy Hour nessa Sexta-feira e venha Declamar Versos e Ouvir a Boa Musica Popular Brasileira, no Evento que se tornará Tradição, sempre as Sexta-feiras de cada Semana.

Entrada Franca
Rua da Grécia, 195 - Barro Vermelho - Vitória - ES
Inscrições no Site: www.abdic.org.br "

Aproveite para visitar seu site e conhecer seu trabalho.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Divulgação da Diretoria regional do InBrasCi.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bacca atualiza seu ótimo blog de Poesia


O poeta Ademir Bacca, escritor, contista, jornalista, e produtor cultural (organiza, por exemplo, o Congresso Brasileiro de Poesia que faz parte do Proyecto SUR),
muito estimado reconhecido, organizador do famoso encontro em Bento Gonçalves, a terra do vinho, acaba de atualizar seu blog, um modelo de coesão palavra-imagem, riquíssimo de conteúdo e que além de nos permitir acesso aos prórpios poemas do autor cito, ainda oferece a verve de muitos outros , renomados ou ainda não.

Vá lá conferir.

http://ademirbacca.blogspot.com/

E um dos belos poema de Bacca, também editor de antologias e organizador do Congresso Brasileiro de Poesia:

das diferenças



em mim
a ousadia dos poetas

em ti
a cautela dos que têm
a cabeça no lugar

em mim
a ponte que aproxima

em ti
o dique que segura
as águas perigosas
da paixão

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”

Família Guiga e Chorinho Mineiro




A família Guiga está em Belo Horizonte para gravar seu primeiro Cd e aproveita para se apresentar ao público da capital mineira.

O neto do patriarca "Seu Guiga",Celinho Guiga, formado em Música pela UFMG, desenvolveu o Projeto FAMÍLIA GUIGA, cuja produção fantástica é trabalho de Marco Llobus,que fotografou e filmou tudo.

Sou,com alegria e honra a revisora do projeto, muito lindo e necessário ,pois a História e a Cultura deve ser rememoradas,registradas.No caso específico, os próprios descendentes levantam a história de vida,pessoal e intransferível. Mestre Guiga,um educador daqueles de antanho,que ia de casa em casa,alfabetizando.E que tinha a função social de tocar nos bailes e assim promover a música desses bailes do interior.Ele, a peça-chave desses eventos .

O baile , no interior,tem um papel extraordinário na transmissão de costumes ,
de referências, de comemorações sócio-políticas e folclóricas e são essas preciosas interralações que a família Guiga , representada por Celinho, filho do Sr.Xisto.A família Guiga apresenta o choro, chorinho mineiro para fazer vibrar as almas.Imperdível,sexta feira próxima, veja no cartaz acima.E vá ouvir e sentir essa memória dae uma família.A família Guiga, das Minas Gerais (*).

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

(*)0 A Sra Joana Guiga faleceu em março-e foi homenageada pelo poeta Marco Llobus, em um belíssimo poema distribuído ,na capital mineira, no evento PAZ e Poesia (360/03/2008)

Cinema de Artista

II Antologia dos Poetas Lusófonos-Regulamento





O amigo poeta Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha, além de escrever bem e ser premiado, gosta, da mesma forma que eu de oferecer contatos e oportunidades aos demais autores


II Antologia de Poetas Lusófonos

Regulamento


1.º Depois do sucesso da I Antologia de Poetas Lusófonos, com mensagens de parabéns de imensas personalidades, com destaque para os Digníssimos Presidentes da República de Portugal e Brasil , assim como do Primeiro-ministro de Portugal, e com apresentações em Leiria, Alcanena, Lisboa (Portugal)e Rio de Janeiro (Brasil), tendo sido canceladas as apresentações em Zurique (Suíça) e Paris (França)devido a edição ter esgotado,a Editora Folheto Edições & Designcom a colaboração do Elos Clube de Leiria da Comunidade Lusíadae com o apoio institucional de várias Associações, Academias e Instituições dos Países Lusófonos, entendeu lançar o regulamento para a II Antologia de Poetas Lusófonos com o intuito de continuar a promover a Poesia e os Poetas dos Países Lusófonos.

Estão já garantidas apresentações,para esta II Antologia, no Rio de Janeiro (Brasil), Zurique (Suíça), Paris (França) e várias localidades de Portugal onde se podem já destacar Lisboa, Leiria, Porto, Alcanena e Silves.

Esta Antologia pretende,também, ser um Elo de ligação entre todos os Poetas da Língua Portuguesa. A II Antologia terá, além dos poemas a seleccionar, algumas notas de várias personalidades do Mundo Lusófono.

2.º AII Antologia de Poetas Lusófonos destina-se a todos os cidadãos naturais dos Países Lusófonos que residam em qualquer país do Mundo.

3.º A II Antologia de Poetas Lusófonos é coordenada editorialmente pela editora Folheto Edições &Design. A selecção dos poemas a editar é da responsabilidade da Comissão de Avaliação coordenada por Arménio Vasconcelos (Governador da Zona Centro de Portugal do Elos Clube da Comunidade Lusíada,Honoris Causa da Academia Brasileira de Belas Artes, da Academia Luso Brasileira de Letras, entre outras)e Adélio Amaro (Presidente do Elos Clube de Leiria).


4.º Para fazer parte da II Antologia de Poetas Lusófonos cada participante deverá enviar até cinco poemas de sua autoria, com o máximo de 30 linhas (cada poema). Cada candidato responderá perante a Lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado com direitos de autor.

5.º Cada autor poderá enviar, se assim entender, uma pequena nota de apresentação (máximo 4 linhas) e respectiva fotografia, para publicação junto do primeiro poema.

6.º O tema da II Antologia de Poetas Lusófonos é livre, cabendo no entanto à Comissão de Avaliação,considerar a pertinência da sua publicação. Todos os trabalhos inscritos serão submetidos à Comissão deAvaliação que, em tempo útil, informará o participante sobre a selecção ou não do(s) poema(s) enviado(s).Os critérios de apreciação serão da responsabilidade da Comissão de Avaliação.

7.º Os poemas deverão ser digitados em Word, corpo 12, Times New Roman, em língua portuguesa edeverão ser entregues em formato papel ou digital.

8.º Os poemas deverão ser enviados ou entregues para “Folheto Edições & Design”, Praça MadreTeresa de Calcutá, Lote 115, Loja 1 – 2410-363 Leiria – Portugal, ou através do e-mail folheto@gmail.com, até ao dia 17 de Agosto de 2008, acompanhados da respectiva ficha de inscrição.

Este regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no seguinte blog: http://poetaslusofonos.blogspot.com

9.º a) Para ter, então, o(s) seu(s) poema(s) incluído(s) na II Antologia de Poetas Lusófonos, após aselecção da Comissão de Avaliação, o autor seleccionado deverá finalizar a sua inscrição mediante pré--pagamento de aquisição de 1 (um) exemplar da Antologia no valor de 20 Euros ou 25 Dólares (USA) por Edições & Design
--------------------------------------------------------------------------------
Page 2
Folheto Edições & Design, Praça Madre Teresa Calcutá, Lote 115, Lj. 1, 2410-363 Leiria - PortugalTelf. /

Fax: 244 815 198 /

E-mail: folheto@gmail.com /

Blog: http://folhetoedicoesdesign.blogspot.com

poema (máximo de 5 poemas) e respectivos custos de transferência bancária (se for o caso).

Na falta dessa inscrição final, ficará cancelada a participação do poeta na II Antologia em questão. Este pagamento só deverá ser feito depois do participante ser contactado, por escrito, pela Folheto Edições & Design. Isto é,cada poeta com o(s) seu(s) poema(s) seleccionado(s), será contactado de forma personalizada.
Assim, o referido pré-pagamento dará direito ao autor receber1 (um) volume da II Antologia por poema seleccionado, a enviar via CTT após a primeira apresentação pública da II Antologia de Poetas Lusófonos.

O valor em causa já incluí os custos de envio.

b) No caso de existir lucro com a publicação da II Antologia de Poetas Lusófonoseste será direccionadopara a III Antologia de Poetas Lusófonos.

c) Após a recepção do pré-pagamento será emitido e enviado o comprovativo de pagamento.

10.º AII Antologia de Poetas Lusófonos terá o formato 17 x 24 cm, miolo papel IOR de 80 gr.s a uma cor,capa a 4/0 cores de 240 grs.. Será editado, impresso e publicado pela Editora Folheto Edições & Design,será ainda feito o registo da obra, bem como a inscrição no ISBN (International Standard Book Number).

Os poemas seleccionados, depois de publicados na II Antologia de Poetas Lusófonos poderão ser publicados noutras edições fora do âmbito da Folheto Edições & Design, visto que a Editora não assume os direitos dos mesmos, entendendo que cada autor é inteiramente livre de publicar os seus poemas onde e quantas vezes o entender.

11.º O participante assume o compromisso de conhecer e cumprir este regulamento e aceitar as decisõesadoptadas pela Editora Folheto Edições & Design, entidade responsável pela coordenação e direcção da II Antologia de Poetas Lusófonos. O não cumprimento deste regulamento implica a exclusão dos trabalhos na II Antologia de Poetas Lusófonos.Edições & Design

Ficha de inscrição II Antologia de Poetas Lusófonos

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Sexo: Feminino ( ) Masculino ()
Naturalidade:
País onde reside:
Bilhete de Identidade N.º:
N.º Contribuinte: (NIF)
Endereço:
Código Postal / CEP:
País:
Telefone:
Telemóvel (celular):
Fax:
E-mail:
Web /
Blog:

MARTINS AO CUBO -25 de junho-19h-FLORIANÓPOLIS



Imagem:gota d'água.

Recebo de Fátima Venutti, essa resenha sobre lançamento de livro especialíssimo, pelo que lemos a respeito (Clevane):

"CONTO COM SUA PRESENÇA NESSE EVENTO FANTÁSTICO!!!!!!

ABRAÇOS



Fátima Venutti "
venuttiana@hotmail.com
http://fatimavenutti.blogspot.com/

"Roubar-te-ei um beijo
E meu corpo adentrar-se-á em tua alma"
(F. Venutti)

LITERATURA

MARTINS AO CUBO NA FUNDAÇÃO
CULTURAL BADESC DIA 25 DE JUNHO

Estabelecer uma "Literatura Cúbica" é a proposta dos escritores ROSANE MAGALY, JAIRO PACHECO E JOSÉ ENDOENÇA - todos MARTINS - que provocam o leitor a uma nova perspectiva literária em seu mais novo livro: “MARTINS AO CUBO - altura, largura e profundidade da existência”.

Aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau de 2008 a idéia inicial do livro foi de "fundir" poemas, contos, crônicas e ensaios produzidos nos últimos vinte anos de escrita dos três autores Martins. O resultado, criação de um livro com estilo de literatura inédito dentro de estética inovadora, que leva o leitor à nova ótica de leitura.

“MARTINS AO CUBO” “ultrapassa limites convencionais da literatura, para transformar-se em livro arte, livro completude, livro intersecção”, diz Rosane Magaly. Segundo os autores, a proposta do livro de juntar textos, palavras, imagens e símbolos foi de explorar justamente a identidade única, da junção dos três em um: uma só poética multifacetada de três escritores, gerando uma quarta perspectiva ao falar sobre a grande trimembração da vida.

O livro é o encontro da poética dos MARTINS como essência humana trina, tridimensional, onde altura, largura e profundidade existenciais deixam de ser obstáculos para se transformar arte, observa José Endoença, que teve sobre seus ombros a responsabilidade de explorar, selecionar e “costurar” a produção deles três escritores. “No livro há até sete opções de leitura, sendo a sétima sua principal e plenamente alcançada proposta de dimensão poética, possibilitada pelo instigante e criativo projeto gráfico de Rosane Kurzhals”, analisa Jairo Pacheco.

O livro será lançado em Florianópolis, na Fundação Cultural Badesc, às 19 horas do dia 25 de junho de 2008. No lançamento será utilizada a instalação da obra cubo tridimensional, produzida pelo artista plástico Telomar Florêncio.

Vídeo instalação Íntima Imensidão permanece na Fundação
As artistas Henna Asikainen e Silvana Macêdo, finlandesa e brasileira respectivamente, investigam a complexa relação entre arte, ciência e natureza que resultou na vídeo instalação Íntima Imensidão, que permanece na Fundação Cultural BADESC de 28 de maio até o dia 08 de julho.

FICHA TÉCNICA MARTINS AO CUBO
60 páginas impressas na Editora Odorizzi.
Concepção do projeto Rosane Magaly Martins.
Organização de textos José Endoença Martins.
Revisão Jairo Pacheco Martins
Fotos de divulgação: Rafaela Martins
Projeto gráfico: publicitária Rosane Kurzhals.

A literatura cúbica está em discussão no blog do livro: www.martinsaocubo.blogspot.com


Dia 25 de Junho, 19 horas.
Fundação Cultural BADESC - Fone: (48) 3224-8846
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - CEP 88020-040 - Florianópolis - SC
E-mail: fundacaocultural@badesc.gov.br

terça-feira, 24 de junho de 2008

Elegia Pressentida-Gabriel Bicalho in memoriam de José Afrânio Moreira Duarte






Gabriel Bicalho, um notável entre notáveis mineiros, do grupo aldravista de Mariana,
envia-me essa belíssima homenagem a José Afrânio Moreira Duarte,de quem fui leitora e revi em seu apartamento,fragilizado por uma crise,cuidado por Wilmar Silva.Este avisara-me estar com os exemplares de Sonata Póetica, uma antologia de sua editora , a Anomelivros, com linda capa , no Projeto gráfico bem elaborado,de Píndaro Lutero,de Solange Botelho.Essa coletânea recebeu premiação da Academia Feminina de Letras .Fui buscar meus exemplares,onde tenho alguns poemas.
Wilmar-que agora usa o heterônomo de Joaquim Silveira, a partir da segunda edição de "Estilhaços no Lago Púrpura"-foi preparar o escritor para que eu o cumprimentasse, caso ele pudesse receber-me.Reparei que na parede da sal, entre os quadros, havia uma outra tela de Solange Botelho, por haver reconhecido a leveza estilística.
Apesar do momento delicado, José Afrânio conversou um pouco , muito gentil e foi a última vez que o vi.Antes, na posse da Elisabeth Rennó,trocamos relembranças literárias durante o coquetel.
Sempre digo e repetirei até ir-me para outra dimensão, a ignota:autor quer ser lido.E lembrado.Por isso, quando se vão, nós que f9icamos, devemos preservar sua memória.
Por isso, os versos de certa forma consoladores, e em diálogo íntimo, de Gabriel para José Afrânio, são agora aqui mostrados, entre as pétalas e as plumas de um ninho metonímico e filosófico.(...)"Deus convoca os puros".Pressentimento puro também do poeta de Mariana.

Clevane Pessoa de araújo Lopes
Poeta Honoris causa pelo CBLP
Diretora regional do InBrasCi.


elegia pressentida
(Para José Afrânio Moreira Duarte, lá!)

gabriel bicalho

quando a borboleta negra
pousa em nossas trilhas
fecha-se o sol e o girassol

amigo / irmão / josé afrânio:
não faz escuro ao teu redor!

anjos dialogam tua serventia
e o brilho que solitário emanas
transpõe fronteiras além céu
:
é que Deus convoca os puros
a espargirem luzes pelo cosmo!

estás definitivo e belo feito
estrela de primeira grandeza
:
em absoluto silêncio
para o equilíbrio telúrico
de nossos quatro elementos!

e choro a indesejável surpresa
de tua ausência antes pressentida

agora
pelas alamedas da tristeza
os ciprestes se curvam
à tua eternidade!

e não faz ventania!

Banda CAUTION no Projeto SEXTAS na PRAÇA e assuntos afins





Fotos enviadas por Brenda Marques Pena (composiçõ da Banda CAUTION) e rosas nossas para a Banda onde as mulheres mostram seu natural talento para ritmo e multiplicidade.
Clevane
A Presidente do IMEL, jornalista Brenda Mars, vive intensamente o poder jovem,sua Poesia,na verdadeira acepção da POIESIS, fotografa com alma e é baterista da banda CAUTION a qual, conforme anunciamos, recebe o Prêmio GRC Music em São paulo.
No entanto, antes da partida, oferece ao público que está em Minas geriais, na capital,, uma apresentação especial , no Projeto SEXTA NA PRAÇA (leia o release por ela enviado,abaixo).Brenda é Cônsul de Poetas del mundo e preside o Instituto Imersão latina(IMEL ), do qual sou vice, com muito prazer.A talentosa jovem amiga é voluntária em causas sociais e trabalha com criança, por quem tem um carinho grande.As questões de car~encia das mesmas toca-a muito e isso trasnparece em sua fotos, já expostas em vários lugares e que se agregarão para mostra maior, no Memorial da América Latina em S.Paulo.
Performer,expressa versos prórpios e de outros autores, com especial enfoque no feminino e no social.No momento, trabalha poemas de duas antologias: "Mulheres no Banquete de Eros" , da editora aBrace (Uruguai/Brasil, do MC aBrace coordenado por Roberto Bianchi em Montevidéu e Nina Reis em Brasília) e "ME 18"(Mulheres Emergentes, das Edições Alternativas, da poeta Tânia Diniz, cujo jornal mural feminino celebra dezoito anos de vida na capital mineira).Nas próximas apresentaçãoes estará no lançamento oficial do magnífico "Cenário Noturno", livro maduro de Andréia Donadon, a artista plástica Déia Leal, Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCi),na cidade primaz de Minas, Mariana.E conosco,em setembro na grande festa dos Poetas Pela Paz e pela Poesia (Paz, Poesia e Primavera) .
Leia e compareça:

"Olá Clevane. Que bom receber notícias suas!!! Encaminho informações
sobre a apresentação que faremos nesta sexta antes de ir para São
Paulo receber o prêmio GRC Music. Em anexo, uma foto que tiramos em um
momento de descontração na Pampulha, em frente ao Museu de Arte.

Um abraço,

Brenda"


Música para quem dedica sua vida ao próximo

Caution apresenta repertório de cantoras contemporâneas no Projeto
Sexta na Praça e segue para receber o prêmio GRC Music em São Paulo
esta semana

O Projeto Sexta na Praça é uma iniciativa do Núcleo Assistencial
Caminhos para Jesus no Bairro Floramar, com o objetivo de levar um
pouco de música e diversão aos voluntários do Núcleo. A proposta é
durante todo o ano de aniversário de seus 45 anos, a última sexta
feira de cada mês, uma Banda, Grupo ou Artista faça uma apresentação
voluntária para o Núcleo. Este projeto inicia em junho de 2008, e já
começa bem. A Banda Caution, que no mesmo dia em que viaja para São
Paulo para receber o "3º Prêmio GRC MUSIC - Música Independente 2008"
- uma das maiores Premiações da música independente em 2008, se
apresenta inaugurando este projeto.

As integrantes da Banda estão muito emocionadas pelo prêmio e estão
mais orgulhosas ainda, de serem as primeiras a participarem do projeto
e poderem levar sua música como forma de incentivo e carinho às
pessoas que dedicam suas vidas a outros. "O Núcleo Assistencial
Caminhos para Jesus merece esta atenção e zelo por parte dos
artistas", comentou Débora Silva, guitarrista da Caution.

Como o repertório da Banda é o Rock pesado, as integrantes decidiram
apresentar um repertório completamente inédito, especialmente
inspirado nas cantoras contemporâneas, de forma que irá agradar e se
identificar mais com o público do Núcleo.

Doar um pouco de talento é uma forma de reconhecimento desta jovem
banda para a comunidade. O importante é a compreensão da população de
que as instituições filantrópicas são carentes em vários níveis.
Necessitam de doações não apenas de dinheiro, mas de tudo que possa
ser transformado e adquirido para suprir suas necessidades diárias.
Abrir os corações e mentes e buscar formas de mobilizar a comunidade,
o seu próximo, sua família, seus colegas, não só através de recursos
financeiros, mas através do talento pessoal de cada um, como:
desenvolver idéias, que possam ajudar a trazer recursos financeiros,
emocionais ou em produtos úteis; um veículo de comunicação pode doar
espaços publicitários que permita pequenas ou grandes inserções,
suscitando a que outros façam a mesma coisa."

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Geometria da Paixão-Dagmar Braga lança livro hoje 23/06/08





Em Belo Horizonte, com o belo título "A Geometria da paixão",Dagmar Braga lança seu livro pela aNomelivros, no Letras e Ponto,espaço de cultura e poesia.

Prezada Clevane


Anome Livros e Letras e Ponto convidam para o
lançamento do livro

Geometria da Paixão

de

Dagmar Braga


Dia 23, segunda-feira
a partir das 19 horas

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte - MG

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Entrevista com o psicanalista, astrólogo, cantor e poeta Alberto Peyrano-Buenos Aires-AR






Fotos:em cores, o cantor e poeta Alberto Peyrano, pesquisador, psicanalista, astrólogo,

Essa entrevista com o amigo virtual/real Alberto Peyrano, resultou em tão ricas aulas de vida e cultura latino-americano, que pretendo publicá-la o maior número de vezes possível em meus blogs, homes, sites e de amigos, para que mais leitores possam beneficiar-se com suas respostas elaboradas e genuínas.
Agradeço muitíssimo ao amigo essa aquiescência.
No site "Canteiro de Cersos", do dinâmico Alberto Peyrano ,tenho a alegria de ver poemas de minha autoria, por ele solicitados.
O endereço é:
http://canteirodeversos.

Amanhã é aniversário dessa pessoa extraordinária, herdeiro de tantas culturas familiares, bisneto de indígena:"Sou argentino de terceira geração, pois sete dos meus bisavós eram estrangeiros: da Itália, da Espanha, do País Basco-Francês e da França. E também tive uma bisavó nativa, índia. Mas meus quatro avôs eram argentinos nascidos aqui, assim como meus pais".E fala e escreve português, o que descobri nas primeiras trocas de e-mail- o que dispensou meu portuñol .Já conecia sua verve da internet, mas depois entrei na Puente de la Amistad, um grupo onde ele estava, à época na coordenação.Dele, recebo apenas gentilezas e boa-vontade, além da delícia de ler seus poemas e receber letras de canções, biografias de cantores e cantoras, inclusive brasileiros.As fotos no tema tango, por exemplo, recebi de sua própria coleção de imagens , a um simples pedido, quando eu queria ilustrar o show TANGO QUE FUISTE Y SERÁS.Alberto, a quem os amigos chamam BETO, é assim, generoso, singular, talentoso e solidário.Em muitos campos.

Para Alberto Peyrano, os melhores votos de felicidades plenas nesse nocvo ano de vida.

Com meus agradecimentos:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes(*)

Poema Para o Amigo des/CONHECIDO

(Para Alberto Peyrano, em seu aniversário)

Clevane Pessoa

Fractais
quais pétalas sonoras,
coloridas, douras ou argênteas,
viajam em bytes
quando teu trabalho multifacetado
nos chega,
por maires virtuais.

E sentimos teus olores e sons,
magia e sensualidade,
saberes e as culturas familiares,
verbo a dançar tango,
sabenças e lendas indígenas,
histórias na História
- e captamos teu sorriso, teu siso,
tua glória
despitada na seda da simplicidade,
da autenticidade.

Neste novo ano de viver,
sejas sempre assim , múltiplo e único
e experencies toda a felicidade do Mundo,
em teu mundo mágico e rico
perenemente a C*R*E*S*C*E*R "



_Para contatos com o autor:


ENTREVISTA DE CLEVANE PESSOA DE ARAÙJO LOPES A ALBERTO PEYRANO:

1) Alberto Peyrano, você é poeta e a música exerce uma grande influência em sua vida artística.Em que ponto Poesia e Músicam se entrelaçam?

R: Sou um cantor popular, ou seja: do povo. Amo a música de minha terra e sinto que do meu trabalho artístico tenho algo para dar aos demais. Como poeta, pude ou tive a sorte de encontrar músicos que identificaram sua criatividade com minha poesia e assim surgiram canções que amo muito. Penso que desde o momento que uma canção tem letra, naturalmente o músico esperou pelo poeta ou o poeta foi ao encontro do músico. Todo cantor tem como missão na vida transmitir a mensagem do poeta que escreveu a letra. Um cantor popular não deve deixar-se levar ou cantar só porque a música lhe agrada. Isto às vezes ocasiona desastres, pois o cantor pode cantar e interpretar muito bem, não desafinar, mas sua mensagem não conseguirá transmitir todo o sentimento do compositor, por não ser uma obra sua. E isto acontece com artistas que às vezes têm um sucesso temporário e logo caem no esquecimento, enquanto quem transmitiu verdadeiras mensagens humanas através de sua voz, quem fez sua cada palavra de uma letra, passou-a por seu coração, colocou seu sentimento e depois, cantando, a deu ao público, esse é um artista que para sempre será respeitado.

2) Fale de suas raízes: há artistas e poetas em sua família?

R: Na minha família não temos antecedentes artísticos. Por isso eu tenho sido sempre a "ovelha negra" dos Peyranos. Rssssssssssssssssssss

3) O que representa o tango em sua vida, além de ser um gênero essencial aos argentinos?

R: Além de o tango ser "a voz de Buenos Aires" e de toda a área do Rio de la Plata, pois falando em tango devemos nos unir sempre com Montevidéu, esta música tem algo especial que a faz única. Primeiro, não é música folclórica, suas origens estão nos bordéis portenhos do século XIX, também seus compositores e letristas são conhecidos, isto os afasta da música folclórica, a qual geralmente tem raízes anônimas que se perdem na obscuridade dos tempos. Segundo, o tango cantou sempre ao homem e à mulher de sua cidade, por este último aspecto o poderíamos qualificar como "música social". E, terceiro, o tango nunca se afastou de sua paisagem cidadã, de suas origens (poderíamos compará-lo com o fado português, de Lisboa, pois tem uma estrutura genética parecida). Com estes três elementos juntos, contamos com uma expressão genuinamente cidadã focalizada nas duas ribeiras platinas. Quando em 1973 eu cheguei a esta cidade, tinha incorporada certa cultura tangueira provindo das vivencias familiares e de meu povoado natal onde meus conterrâneos gostavam muito de Tango. Ademais eu vinha de uma província onde, na minha região, juntam-se três correntes musicais. 1) a da vasta planície pampa úmida com zambas, milongas, gatos, cifras e estilos, essas lindas músicas tradicionais dos gauchos argentinos, 2) a litorânea, com chamamés, rasguido-dobles, valseados e polkas e, 3) a platina com tango. Assim, essas raízes batiam muito forte em meu coração. Mas, quando comecei a me dar conta do gigantesco compromisso que o Tango tinha adquirido com sua geografia e seu caudal humano, não passou muito tempo e acabei me casando com ele, pois encontrei uma perfeita ressonância em meu interior. Assim, o Tango representa para mim uma definição como ente humano, um ponto de partida que significou a mudança fundamental na minha vida, com 29 anos, e por outro lado é um perfeito canal para minha expressão interior e me permite dizer ao homem e à mulher platina suas verdades mais profundas.

4) Onde nasceu? Qual a sua ordem de nascimento? E o dia/mês?Tem irmãos? Pais vivos?

R: Nasci em Peyrano, na província de Santa Fé, uma área de cereais, de imigrantes italianos e espanhóis, onde a terra dá os melhores frutos do país. Meu vilarejo está distante 300 km de Buenos Aires, na área chamada de “Pampa Úmida”. . Eu nasci em 14 de junho de 1945 e sou o filho mais velho. Depois seguiram meus irmãos Lucy e Raúl. Meus pais, lamentavelmente, já faleceram.

5) Em que época a identidade de Poetas ficou clara em sua vida?

R: Quando ainda era uma criança, escrevia poemas para minha mãezinha e para meus mascotes. Mas, me senti realmente um Romeu à idade do amor na adolescência. Meus sentimentos eram manifestados em poesias que eu escrevia para minhas namoradas. Mas, me defini conscientemente como poeta quando minha poesia começou a se unir com a música, a partir de 1978. Foi nesse tempo que eu deixei de ser o centro de mim mesmo e comecei a observar o que estava a acontecer na sociedade e em meus semelhantes, assim foram surgindo poemas de caráter mais universais e mais humanos.

6) Fale um pouco de "TANGO QUE FUISTE Y SERÁS". Como acontece?O que faz cada um dos artistas?

R: Há um poema de Jorge Luis Borges titulado "Alguien le dice al tango", no qual ele lhe fala ao tango e identifica seu ser mesmo com essa música. "Tango que fuiste y serás" é a última linha desse poema. Meus companheiros e eu decidimos nomear assim ao nosso show, pois os versos de Borges definem ao tango essencialmente unido com Poesia. A partir dessa base idealizamos e geramos o show que estamos representando há três anos com Ricardo Lister e Susana Corsini. Os três somos muito diferentes, mas temos um enorme compromisso com a voz de Buenos Aires. O repertório que temos desenvolvido toma uns 70 ou 80 anos de tango, da década dos 30 até hoje. Cada um de nós canta cinco tangos e sempre convidamos um cantor ou cantora diferente para compartilhar o show e que também canta cinco tangos. O show é composto com um acervo de 20 músicas, um poema, um tango de abertura executado pelos músicos e um tango de despedida cantado por todos, "Tango que fuiste y serás" passou a formar parte das nossas vidas e este ano o estamos oferecendo uma vez a cada mês no Teatro Colonial de Buenos Aires. A partir deste ano, o poema de Borges foi incluído no show e eu o declamo. O poema diz assim: "Tango que he visto bailar / contra un ocaso amarillo / por quienes eran capaces / de otro baile, el del cuchillo. / Tango de aquel Maldonado /con menos agua que barro, / tango silbado al pasar / desde el pescante del carro. / Despreocupado y zafado, / siempre mirabas de frente / tango que fuiste la dicha / de ser hombre y ser valiente! / Tango que fuiste feliz / como yo también lo he sido, / según me cuenta el recuerdo... /El recuerdo fue el olvido... / Desde ayer cuántas cosas / a los dos nos han pasado, / las partidas y el pesar / de amar y no ser amado... / Yo habré muerto y seguirás / orillando nuestra vida. / ¡Buenos Aires no te olvida, / tango que fuiste y serás!

7) O que mais gosta de fazer, naturalmente motivado?

R: A diversidade é minha lei, gosto de fazer muitas coisas e às vezes diferentes coisas ao mesmo tempo. Gosto de escrever e cantar, mas também gosto de estudar e pesquisar, me aprofundar em um tema (a Net tem me auxiliado nessa necessidade). Assim como muitos, adoro ouvir música, ler, assistir filmes, ir ao teatro, porém, uma das coisas que mais gosto é viajar e conhecer outros países. Conhecer uma cidade, uma região, um povo e seus costumes, indagar sobre sua cultura, isso significa uma aventura extraordinária para mim. E caminhar, caminhar muito, onde quer que eu esteja isso me faz muito feliz.

8) Você exerce outra profissão além das relacionadas ao radialismo, à poesia, à arte?

R: Eu sou psicanalista. Graduei-me na Universidade de Rosário em 1973. Depois, segui profissionalmente a teoria de Jung dentro da Psicologia e isso me levou a estudar Astrologia. Assim, ganhei os diplomas de Astrólogo e Professor de Astrologia em 1986. Em 1996 obtive o titulo de máster em Terapia Floral e em 1999 fui Mestre de Reiki.

9) Você conhece o Brasil e/ou brasileiros? Quais os pontos em comum entre os argentinos e os brasileiros? E as diferenças?
R: Não só conheço o Brasil e os brasileiros, mas também eu amo tudo o que se refere a esse maravilhoso coração verde-amarelo.

10) Que pensa da Internet, para poetas e artistas hoje? Você gosta de usar a rede?
R: Acho que a Net é um maravilhoso invento, a partir dai mudaram as comunicações em geral e significa um elemento de ajuda para estudantes e de pesquisa para profissionais, além de ser um meio de divulgação para as Artes em geral. Gosto muito de usar a rede e graças a ela surgiram profundas amizades, possibilidades de divulgação da minha obra e oportunidades de conhecer pessoas de muito talento como você, a quem agradeço de coração esta entrevista.

(*) Clevane Pessoa de araújo lopes

Diretora regional do InBRasCi,em Belo Horizonte, MG, Brasil,

Vice-Presidente do IMEL (Instituto Imersão Latina),

Representante do movimento Cultural aBrace- Ponte Montevidéu, Uruguai e Brasil,Países Latino- Americanos)em MG

Delegada da ALPAS XXI-Cruz Alta, RS, por MG e BA

Cônsul Z-C de Poetas del Mundo em belo Horizonte , MG

Patroness da AVSPE

Membro de el Puente de La Amistad

Poeta Honoris Causa ,pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa,para oito países Lusófonas.

Embaixadora universal da paz(Cercle de Les Embassadeurs Univ.de La Paix-Genebra, Suiça)


As afiliações, entre outras, são listadas em homenagem às mesmas -e agradecimento pela representação concedida.